Uma das coisas que eu mais me arrependo nesta minha “carreira musical” é não ter ideia onde foi parar uma camiseta que eu achei num brechó em Los Angeles em 1994 (Copa do Mundo, babies), de uma tour pequena da banda inglesa Radiohead nos EUA no ano anterior. Os caras atravessaram o Atlântico para os primeiros shows americanos logo depois de terem lançado o disco de estreia, o “Pablo Honey”, em fevereiro de 1993. Claro, com “Creep” como carro-chefe do primeiro disco indie do que viria ser o inclassificável Radiohead, na época pré-britpop e pós-grunge. Outro mundo, outra vida.
Eis que agora, faz poucos dias, numa dessas revitalizações de preciosos catálogos televisivos, a conta do Youtube do programa do grande e aposentado (da TV) entrevistador Conan O’Brien, postou a passagem do Radiohead como atração musical de seu show noturno, ao vivo em 14 de setembro daquele rico 1993. Tocando o “agressivo” então pequeno hit “Creep” para dentro dos lares americanos.
Conan novinho, Thom Yorke louraço e já esquisitão, o guitarrista Jonny Greenwood cabeludão. Raridade linda, dessa passagem do Radiohead pela América que eu tinha em camiseta e deve ter virado pano de chão há muito tempo.