
Com mais de uma década de carreira, a cantora Allie X retorna ao Brasil para duas apresentações únicas no país. Conhecida tanto por seu trabalho próprio assim como suas colaborações com artistas como Troye Sivan, Mitski, BTS e muitos outros, a artista canadense anunciou seu primeiro show por aqui em sete anos, apresentando seu mais recente álbum, “Girl with No Face” (2024). Os ingressos para a primeira data esgotaram tão rápido que foi anunciada uma segunda, no domingo 18, para que quase nenhum fã fique sem ver a diva!
A inquebrável banda capixaba Dead Fish quebrou a barreira do underground com seu disco “Zero e Um”, lançado em 2004, e ao longo das últimas duas décadas se consagraram com representantes máximos do hardcore nacional, com um gás que não acaba. Mas, antes de serem referências, teve o disco de estreia do grupo, “Afasia”, lançado em 2000. E então para celebrar seu primeiro lançamento a banda fará uma turnê que começa nesta sexta 26 no Circo Voador. Serão shows únicos em cada cidade. E nesta semana a Dead Fish também passa por BH, no sábado 17, como parte do festival Punk no Park, ao lado das bandas Zander, Not I, Montese e Superama.
Nesta semana também acontece a primeira edição do Festival Giro Conecta, projeto da plataforma de mesmo nome, cujo objetivo é criar pontes entre a África e a América Latina através da música. Serão quatro dias de shows no Pátio do Palácio da Aclamação, local histórico que receberá a sede do Centro Cultural do Banco do Brasil em Salvador. Com início no dia Lavagem do Bonfim, um evento que marca a celebração da fé e da cultura baiana, a programação é de encontros entre artistas brasileiros, africanos e latinos, como RDD, Tássia Reis, Larissa Luz e a colombiana Goyo.
No ano passado a cultuada banda Rakta quebrou seu jejum de quatro anos dos palcos brasileiros com um showzaço no Cine Joia. Este projeto, que une Carla Boregas, Paula Rebellato e Mauricio Takara, extrapola gêneros com sua intensidade criativa, explorando de forma inovadora o uso de loops, elementos eletrônicos e experimentações ao vivo. A banda brilha especialmente em suas performances ao vivo, mas com dois membros morando fora são raros os shows por aqui. Então vale a pena garantir seu ingresso para este sábado 17.
Após um ano intenso com o lançamento de “Contato”, terceiro álbum de sua banda, a Pelados, a artista Manu Julian (sim, ela vem das artes) já retorna aos trabalhos musicais neste domingo 18 com show solo. Dona de uma das vozes mais bonitas da CENA, ela fará sua primeira apresentação de sua carreira solo com uma banda de apoio, apresentando o repertório com músicas inéditas de seu futuro disco de estreia, assim como faixas das bandas das quais faz parte: Pelados e Fernê. A noite ficará mais especial ainda com a participação no show de sua colega de selo, a Sophia Chablau.
***
E MAIS
***
FIQUE DE OLHO
Nesta semana tem início uma nova programação de shows no Bar Alto, em um projeto chamado Alto e Bom Som. A Popload se junta aos nossos colegas da Balaclava, mais o site parça Minuto Indie (dono do maior menor festival, o ilustre 5 Bandas) para produzir uma nova linha de curadoria na casa na Vila Madalena pensada como recorte de “Melhores Shows do Ano ao Vivo”, pensando no farto 2025, agitando o morno calendário de eventos independente do começo do ano. O conceito central é usar a curadoria para fortalecer o ecossistema da CENA, abrindo espaço para bandas e artistas em ascensão tocarem em um contexto de relevância, com chancela de figuras consolidadas no mercado e com visibilidade. A programação começa nesta quinta 15 com show da banda de rock alternativo Celacanto. Segue sexta com o “fenômeno” Ottopapi e depois, no sábado, tem a sempre energética performance da banda Eliminadorzinho.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora e compositora canadense Allie X.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.