Neste sábado acontece a primeira edição do MECA Jardim, o festival da marca de eventos MECA em São Paulo. Para trazer a vibe de Inhotim para a capital paulista, o festival vai acontecer durante o dia e ocupará o espaço lindão do Jardim Botânico, na Água Funda. O line-up promete um sabadão verde interessante: temos Tulipa Ruiz, Luiza Lian, Kâe Guajajara, Chico Chico, Amanda Magalhães e Comes & Bebes. Este último é banda. hein, não uma opção de praça de alimentação. É o role do fds para se encaixar perfeitamente nesta primavera com temperaturas de verão.
Nesta semana, o rapper mineiro FBC faz “em casa” dois shows esgotados de seu novo disco “O amor, o Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar para Outro Planeta”. Com interlúdios instrumentais mirabolantes, o novo trabalho de FBC tem mais referências de MPB e do soul do que o funk de seu disco anterior, “Baile”. Conferimos o show de FBC no Coala e é uma experiência diferente de seus trabalhos anteriores, principalmente pelo groove disco que não te deixa ficar parado. E isso, para quem já não deixava ninguém sem mexer o corpo com seu funk carioca-mineiro, é um detalhe bem importante. Cara bom.
Mais do que escrever sobre o Liquidus Ambiento ao vivo, é necessário ver o Liquidus Ambiento ao vivo. É como se fosse uma big band indie tocando dub, para fazer um corte longetudinal da experiência de sacar o grupo ao vivo. Depois, adicione pitadas de breaks, beats diversos, baixos insinuantes, metais, um hip hop desenvolvido no instrumental. A instrumentalidade dos caras com todo esse cardápio é, num palco, uma coisa de louco/a de tão contemporâneo.
Show da Lupe de Lupe. Poderíamos escrever só isso e já teria que ser o suficiente para te fazer ir agora mesmo no site do Sesc comprar ingresso para a banda mineira. Mas vamos falar ainda que o show faz parte da turnê do recém-lançado “Um Tijolo com Seu Nome” e com setlist extenso com mais de 20 músicas. A banda faz duas datas no Sesc Santana e, olha, Lupe de Lupe com seu rock de garagem meio punk em um teatro será interessante. Sempre bom de assistir.
Nesta onda de bandas de rock de garagem que assola o indie paulistano, o Picles recebe nesta quinta dois integrantes da CENA que vem com esse sons cheios de guitarra e vocalistas ótimas, desses nomes que você tem que ficar de olho. Fernê é um quinteto que conta com Manu Julian e Theo Cecato, da banda Pelados. Então, se você curte o som da Pelados, vale a pena conferir o show da Fernê e de quebra conhecer Madrugada, banda recém-formada por algumas figuras da CENA paulistana, como Paula Reballato, dona do clube Porta e integrante do assombroso Rakta, nos vocais.
***
E MAIS
Ontem, segunda 25, foi a primeira noite de Mahmundi apresentando seu disco “Amor Fati” em versão acústica, no Sesc Carmo. Porééém repete hoje, terça 26. Na sequência, mais uma dobradinha com Bixiga 70 na Casa de Francisca, hoje, terça 26, e amanhã, quarta 27. Também na quarta 27, o português Tiago Nacarato toca no Teatro Riachuelo no Rio de Janeiro, seguindo para o Infinu em Brasília na quinta 28 e fechando a semana no Sesc Pinheiros em São Paulo, no sábado 30. Voltando para a semana em SP, na quinta 28 Tó Brandileone faz sua residência mensal no Bona Casa de Música, Felipe Catto canta Gal na Casa Natura Musical e tem duplinha boa de shows com Meta Golova e Norvana no Bar Alto. Para começar o fim de semana, na sexta 29 Tassia Reis canta Alcione no Sesc Pinheiros, YMA se apresenta no Cineclube Cortina, Samuca e a Selva toca no Mundo Pensante, Jards Macalé faz o show de seu disco “Coração Bifurcado” no Circo Voador, no Rio, e Castello Branco tem performance no Agulha, em Porto Alegre. No sábado 30, Rincon Sapiência convida Rael para tocar seu “Mundo Manicongo” no Sesc Mogi das Cruzes, Lótico e Cáustico quebram tudo no FFFront, Francisco El Hombre faz show da turnê de 10 anos na Casa Natura Musical, Febem se apresenta na Casa Rockambole, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana faz sua sonzera no CCSP. E, falando em sonzera, Metá Metá toca no Sesc Belenzinho. Ainda no sábado 30, nessa onda de novos festivais, acontece a primeira edição do Utopia, evento de música independente em São Paulo. No Rio, Samuca e a Selva toca na Ladeira das Artes. Nas dobradinhas de shows, Anelis Assumpção faz apresentação de seu disco “Sal” no Sesc 24 de Maio e o duo Avuá tem show no Agulha, em Porto Alegre, ambos no sábado 30 e domingo 1. Para fechar esta semana, Ivyson passa com sua turnê pelo Infinu em Brasília, no domingo 1.
***
FIQUE DE OLHO
Está chegando o Rock The Mountain, com seu line-up 100% feminino. Todos os gêneros da música brasileira foram considerados para construir o festival, desde grandes nomes como Maria Bethânia, Marisa Monte, Margareth Menezes e Pitty, até galera boa em ascensão na CENA como Ana Frango Elétrico, Clara x Sofia e Rachel Reis. Serão mais de 100 artistas divididas por oito palcos no Parque de Exposições Itaipava, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O festival acontecerá em dois fins de semana: 4-5 e 11-12 de novembro.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora paulistana Luiza Lian.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.