Top 5 Shows – Rodrigo Ogi e o show do disco novo aleatório. O multisom da YOÙN ao vivo. E Liniker para os gaúchos. Confira os principais agitos da semana!

O que o hip hop, o pop, o rock, o R&B, o jazz pop e o “erudito indie” têm em comum? A música brasileira nova em seu atual estágio, claro. Duvida? É só conferir a gigante lista de shows da semana da Popload. Com playlist para ilustrar!!!!

Na sexta, Rodrigo Ogi lança o álbum “Aleatoriamente”, no teatro do Sesc Pinheiros. Como um dos nomes mais relevantes do hip hop nacional, o disco, que tem produção de Kiko Dinucci, explora temas como a precarização do trabalho, violência policial, vida e a morte sob a lente do surrealismo e do realismo fantástico. Vale a pena ver esse trabalho ao vivo. E o show ainda contará com participações mais que especiais de Juçara Marçal, Thiago França e Don L.

Em sua oitava edição, o Arvo Festival terá 14 horas de programação musical com 12 bandas e 28 DJs. Pela primeira vez, o festival terá três espaços de som, sendo dois palcos principais e uma tenda de discotecagem. O line-up está recheado com nomes como Liniker, Jorge Aragão, Baco Exu do Blues, Rubel, Tulipa Ruiz e muito mais. Eventão em Floripa.

Antes de tocar em Floripa, a cantora paulista passa por Porto Alegre com a turnê do seu álbum de estreia solo, o “Indigo Borboleta Anil”. A tour está no fim, o que torna o show imperdível. Com uma das maiores vozes da música brasileira, Liniker vem conquistando um espaço cada vez mais importante dentro do gênero pop, e seu show reflete todo esse crescimento dos últimos anos com um suporte de uma ótima banda. Showzão para os gaúchos.

Falando em grandes vozes da música brasileira, Loreta está chegando com força na CENA com seu vocal afinadíssimo. Em seu show, a cantora paulistana é acompanhada pelo quarteto de cordas com quem gravou seu disco, “Antes Que Eu Caia”, produzido por Maria Beraldo, e por um saxofonista. É uma apresentação impressionante, seja pela performance fenomenal de Loreta, seja por seu carisma. 

Os amigos Shuna e Gian Pedro começaram a fazer música em suas infâncias vividas em Nova Iguaçu. Ao unirem suas vozes com o violino de Gian Pedro e a guitarra de Shuna, nasceu a YOÙN, um duo que mescla os ritmos urbanos cariocas com o R&B, rap, jazz, soul e trap. Nesta sexta, a YOÙN lança seu segundo álbum, “Unicornio”, na Casa Natura Musical. Por enquanto apenas o single “Não Vou Dançar Sozinho”, com a participação do Carlos do Complexo, foi lançado em 14 de setembro, mostrando que esse novo disco promete um som bem diferente de “BXD in Jazz”, primeiro álbum do duo. O novo trabalho, que sai exatamente no dia do show na Casa Natura, vem com ritmos mais dançantes e participações interessantes. Vale conferir. 

***
E MAIS

Começamos a semana no Centro da Terra com show solo da Manuela Julian, vocalista das bandas Pelados e Fernê, na terça 24. Na quarta 25, outro projeto solo, desta vez de Bruno Tubino, das bandas 77silverline e Marrakesh, se apresenta no palco do Bar Alto como Truno. No mesmo dia tem show do cantor carioca Zé Ibarra, que faz a primeira de duas noites na Casa de Francisca. A semana no Bar Alto está agitada: além do citado Truno, na quinta 26 rola a dobradinha de shows The Zasters e Crime Caqui. Também na quinta 26: tem Tó Brandileone fazendo o último show de sua residência mensal no Bona Casa de Música; vai rolar o encontro Thunderbird e Tatá Aeroplano tocando repertório da Júpiter Maçã no Picles; a espanhola Cecilia Krull se apresenta no Blue Note; Ava Rocha leva seu novo disco para a Casa Natural Musical; e o imortal Di Melo toca no Mundo Pensante. Na sexta 27, Thunderbird aparece por aqui de novo, desta vez com Lucinha Turnbull no Bona Casa de Música. No Sesc Santo Amaro, Jup do Bairro apresenta seu show “Generosidades”. No Sesc Vila Mariana, Linn da Quebrada faz a primeira de duas noites de seu show “Trava Línguas”. No Rio, a sexta 27 está animada, com o PRIO Blues e Jazz Festival na Marina da Glória, e Bala Desejo no Circo Voador, com superabertura da Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo. No sábado 28, Zé Ibarra e Eddu Porto tocam na Autêntica, em Belo Horizonte. Nas dobradinhas de sábado 28 e domingo 29, temos Cícero no Sesc Belenzinho em SP com seu Concerto 1, Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo na Audio Rebel, e o festival Rap in Cena no Parque da Harmonia em Porto Alegre. Falando em Porto Alegre, a banda goiana Boogarins assume o Agulha nesta semana com shows tocando Clube da Esquina na sexta 27 e sábado 28, arrematando o finde com show de repertório próprio com abertura da Bella e o Olmo da Bruxa no domingo 29. Para fechar tudo, Alice Caymmi se apresenta no Infinu em Brasília, no domingo 29.


***
FIQUE DE OLHO

Estamos a menos de um mês do Balaclava Fest, que vai trazer Unknown Mortal Orchestra e American Football, com shows únicos no país e exclusivamente no festival. O line-up ainda conta com Whitney (EUA), Hatchie (Austrália), PVA (UK), Thus Love (EUA) e os curitibanos Terraplana e Shower Curtain. O festival anunciou também alguns side shows espertos, que acontecerão na mesma semana do festival. O primeiro é do projeto solo de Mike Kinsella, vocalista e líder da American Football, que se chama Owen, e rola dia 18 de novembro na Casa Rockambole. Também vai ter Ludovic + Thus Love (EUA) no dia 20 de novembro, também na Casa Rockambole. Que festival, senhoras e senhores! 

***

* Na vinheta do Top 5 Shows, o rapper e beatmaker paulistano Rodrigo Ogi.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]