Top 5 Shows – O menor festival do ano no Brasil é a pedida da semana. E tem também o show estrelado do Edi Rock

Os festivais não param. Mas (graças a Deus) eles estão diminuindo. Do mastodôntico The Town para o delicioso Coala e agora para o menor ainda e mais confortável Aonde, que é realizado num clube. No fim, seja do tamanho que for, o legal é que não acaba nunca. Ah, tem um Ghost no meio de tudo. Fancy?

O festival Aonde chega como uma rede de apoio para a CENA musical independente de São Paulo, exatamente para unir esta CENA que fica tão dissipada pela cidade e entre os eufemismos do que é “música alternativa”. É também um atestado de que as casas pequenas já formam um grande número e apta a semear a nova música brasileira por diversos canais. E, para destacar sua diversidade e as diferentes identidades das casas, a noite contará nesta ocupação dos pequenos num lugar maior, o Cine Joia, com representantes de DEZ clubes de SP e não só a capital: Associação Cultural Cecília, com Emicaeli e Camilla & Erikat DJ;  Estúdio Aurora, com Combover; Porta, com Madrugada e DJ Nag Nag; 74Club Santo André, com Batto; FFFront, com Huey; Laje SP e Tectonica, com N0rvana; Secilians Shop, com a festa Punk Reggae Party; Fun House, de Ribeirão Pires, com Punho de Mahin; e Centro da Terra, com Alexandre Matias na discotecagem. Projeto importantíssimo e imperdível.

    Nesta sexta, o rapper Edi Rock gravará seu novo DVD (que retrô, né?) na Audio, em São Paulo, com muiiiiitas participações especiais. A lista está pesada, começando por seus companheiros ilustres de Racionais MC’s: Mano Brown e KL Jay. O nível segue com Dexter, Seu Jorge, Alexandre Carlo, Simone Brown e Linn da Quebrada. Esse vale ver ao vivo. E, se bobear, aparecer no DVD. 

    E quem faz não uma, mas duas apresentações lotadas no Espaço Unimed é a banda sueca Ghost. Galera que, apesar de brincar com visual e temáticas macabras e soturnas, acaba não fazendo um metal tão pesado quanto aparenta, flertando bem mais com um hard rock dos anos 70/80, em alguns momentos bem amigável e até dançante. Os shows fazem parte turnê “Re-Imperatour”, de divulgação do quinto álbum da banda, “Impera”, lançado em março de 2022. Essa é a quarta passagem da banda por São Paulo e ainda vão contar com a banda de abertura (essa sim, de metal ultra pesado) Crypta. Obrigatório (para quem curte)!

    O sueco de sangue argentino faz comemorada dobradinha em SP e Rio ainda de divulgação de seu mais recente álbum, “Local Valley”, que é lá de 2021. Como González não é de lançar álbuns regularmente, não necessariamente dá para dizer que ele vai mostrar agora no Brasil música de seu próximo trabalho. O que dá sim para dizer é que lá vem mais um show classe daqueles dedilhados precisos e dá voz confortante dele. Sempre acalentador.

    Os mineiros da Patu Fu levam a festa de 30 anos de carreira para o Circo Voador neste sábado. Nós já vimos o show que rolou na Audio em São Paulo e a banda mostra que ainda aquela energia mojo pop inovadora que os consagraram como uma das melhores bandas do mundo segue firme e forte. Está aí uma celebração histórica, ainda mais nesta casa carioca icônica.

    ***
    E MAiS

    O Centro da Terra tem, na terça 19, Bike e Tagore com o show “MPB ou LSD”, para uma semana que já começou bem, na noite anterior, com o concerto turvo do Dinho Boogarins, em residência às segundas (tem mais uma ainda). Na quarta 20, temos: Luedji Luna se apresentando no Blue Note e Mestre Ambrósio fazendo o espetáculo de celebração de 30 anos de carreira no Sesc Bom Retiro. Vai rolar lançamento do novo EP acústico da Walfredo em Busca da Simbiose no Bona Casa de Música, na quinta 21, e também no mesmo dia Rafa Pinta e Luíza e os Alquimistas tocam no Mundo Pensante, Pablo Vermell e Viridiana fazem shows no Bar Alto e os Gilsons se apresentam no Sesc Araraquara. Depois, os herdeiros de Gil vão para o Sesc Jundiaí na sexta 22. E, para esse início-do-fim de semana temos outras ótimas opções, começando por Mahmundi apresentando disco “Amor Fati” no Sesc Guarulhos, a banda gaúcha Irmãos Victor no Pickles, André Abujamra com a estréia de seu show “Amor” na Casa Natura Musical e Rashid no Circo Voador, no Rio. A veterana banda americana de “rock” (com aspas mesmo) Lynard Skynard no Espaço Unimed fecha a sexta 22. Inclusive, o Espaço Unimed está agitado e muito internacional nesta semana: no sábado 23, a banda americana de heavy metal Manowar se apresenta no espaço. Também no sábado 23, temos Hermeto Pascoal no Blue Note, Jorge Aragão na Casa Natura Musical e Rico Dalasam apresenta seu disco “Escuro Brilhante” no Sesc Santos. Em Minas, Flora Matos e Mangaia tocam na Autêntica, em Belo Horizonte, enquanto no mesmo dia e além rola o Festival Timbre em Uberlândia com BaianaSystem e Armandinho como headliners do sábado 23 e do domingo 24 respectivamente. Voltando para SP, vai rolar o lançamento do vinil “V” da Maglore, no Sesc Vila Mariana, no sábado 23 e no domingo 24. Para fechar meeesmo esta semana, no domingo 24 Rachel Reis se apresenta no Sesc Itaquera, Curumin e Saulo Duarte fazem show do FU-MANTWO no Sesc Bom Retiro, os Garotas Suecas tocam no Bar Alto, Supercombo apresenta o disco “Remédios” no Cine Joia, Coruja BC1 faz show na Casa Natura Musical com participação de Dexter e Sena MC, e Maurício Pereira apresenta seu “Micro” no Itaú Cultural. Ufa!

    ***
    FIQUE DE OLHO

    Parece que a chuva do Doce Maravilha não traumatizou Caetano Veloso como o fez com seu colega Jards Macalé, que agradeceu o bom tempo no Coala Festival neste último fim de semana. O artista baiano vai fazer mais dois shows do icônico “Transa” na Arena Jockey, na Gávea, RJ. Com ingressos entre 150 e 700 reais, a pergunta mais importante agora talvez seja: alguém já fez o pix para o Cacique Cobra Coral? 

    ***

    * Na vinheta do Top 5 Shows, .
    ** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

    MDE 1 – horizontal miolo página
    TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]