Top 5 SHOWS – Mãeana na Casa de Francisca; Jup e as Irmãs do Pau na Casa Natura; Yago Oproprio no Joia

Com um foco natural na programação de shows em São Paulo, a agenda da semana da cidade (e arredores) está tão lotada que resolvemos abrir um novo “campo” para sugerir outros palcos, além dos por nós modestamente rankeados.

Confira nossas indicações, abaixo. E, a propósito, obrigado por tudo, Rita Lee.

Falando em mãeana, a cantora carioca traz para São Paulo o show “mãeana canta JG”, após temporada de sucesso em Salvador. A apresentação conta com repertório com canções clássicas de João Gilberto e sucessos atuais do pernambucano João Gomes. Ao fazer a ponte entre gerações, mãeana criou um ritmo que chama de “Pisa Nova”, unindo a levada do Piseiro às intenções da Bossa Nova. No palco, mãeana é acompanhada por Bem Gil na guitarra e Victória dos Santos na percussão. 

Abrindo a noite de sexta-feira, as Irmãs de Pau apresentam seu álbum “Dotada”. A dupla lançou seu primeiro single em 2021 e desde então vem se consolidando como uma das maiores revelações da CENA. A atração principal fica por conta de Jup do Bairro, que apresenta seu show do EP “CORPO SEM JUÍZO”. O show conta com hits como “JUP-ME” e se aprofunda nas sonoridades do funk, techno e rock para traduzir a mensagem da artista, “quais são as potencialidades de nossos corpos?”

Seguindo a programação semanal do Festival da Redley no Cine Joia, nesta quinta-feira se apresentam Yago Oproprio e MC Marechal. Ao unir suas vivências em São Paulo e na Colômbia, Yago Oproprio se consagrou na CENA do hip hop nacional e apresenta seu EP “O Inquilino”, lançado em 2023, assim como um repertório de singles lançados ao longo dos últimos anos. Em sequência ao rapper em ascensão se apresenta MC Marechal, um dos pioneiros da CENA underground do hip hop no Brasil. 

Em sua estréia no Espaço Unimed, Baco Exu do Blues traz o show da turnê de seu terceiro álbum de estúdio, “Quantas vezes você já foi amado?”. Dentre os três discos do rapper, este é talvez o mais introspectivo e melódico com hits como “20 Ligações”e “Samba em Paris”. Na última vez que se apresentou em São Paulo, Baco fez uma das melhores substituições no Lollapalooza e agora a facção carinhosa terá a oportunidade de assistir uma apresentação com repertório completo.

Nesta quarta-feira, vai rolar uma dupla de shows de voz e guitarra lá no Bar Alto. A noite começa com Tori, cantora e guitarrista em ascensão na CENA, que apresenta seu disco “Descese”, assim como algumas outras canções de seu passado e futuro. A sergipiana lançou no mês passado a música “A Bela é a Fera”, com as cantoras mãeana e Taina, e na guitarra, Pedro Sá, que fará o segundo show da noite. O artista carioca apresenta o show do seu disco “Um”, que teve recepção muito positiva desde seu lançamento em 2021. O duo também aproveitará o momento para fazer algumas canções juntos. 

***
MAIS
Na sexta 12, Lanches e Pelados se apresentam na Audio Rebel, no Rio de Janeiro; O ótimo e climático Lumen Craft se apresenta no City Lights também na sexta 12; Maglore faz dobradinha no Cineclube Cortina, em São Paulo na sexta 12 e no sábado 13; Terno Rei tem sessão dupla esgotada no Cine Joia, em São Paulo, no sábado 13; Rincon Sapiência faz show no Sesc Santo André no sábado 13.

***
FIQUE DE OLHO
Com line-up carregado na força feminina, acidentalmente ou não, está chegando a segunda edição do MITA. O festival trará algumas das maiores artistas indie pop da atualidade, como Florence + The Machine, que volta ao Brasil pela primeira vez desde 2016. Teremos também o retorno da queridinha Lana Del Rey e shows inéditos da banda de irmãs Haim, pela primeira vez no país, e a francesa-britânica Jehnny Beth, do Savages, aqui em versão solo. O festival acontece no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, e em São Paulo, em 3 e 4 de junho. Para conferir o line-up completo e mais informações, aqui.

***
* A foto de Mãeana em destaque no post e na home da Popload é de Vinicius Moreira (@viniciusmoreira).

***

* Na vinheta do Top 5 SHOWS, a cantora carioca Mãeana.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.




MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]