Top 5 Shows – Bikini Kill toma nosso ranking novamente, em boa semana indie que tem até o Placebo em show único!

Não, não é um Top 5 Shows repetido. A banda americana Bikini Kill faz novamente sua importaaaante apresentação ao vivo em São Paulo e não tem como não darmos o topo para a turma de Kathleen Hanna, mesmo com uma semana agitada desta. Até a vinheta vamos repetir.

Repeteco em SP do showzão que teve na semana passada, no mesmo local, quando Kathleen Hanna e amigas contaram com quanta postura punk feminista se faz um show histórico. Não tem como não botarmos a Bikini Kill em primeiro lugar da lista dos obrigatórios, por tudo o que uma apresentação assim representa. Se por um acaso você está em SP e não foi no primeiro concerto delas, faça um favor para você: vá na quinta. Ainda restam poucos ingressos disponíveis.

Cultuada banda inglesa que é um patrimônio da música independente com fortes ligações até com os emos, a veterana Placebo faz show único no Brasil e recomendadíssimo para uma noite de domingo. Sucessos como “Every You Every Me” e “Pure Morning”, na voz de mister Brian Molko himself, sobrevivem ao tempo e ainda são capazes de derramar uma lagriminha. De alegria ou de tristeza.

A banda soteropolitana Maglore retorna ao Cine Joia nesta semana com o show de despedida do álbum “V”. Em seu quinto disco de estúdio, a Maglore propôs uma viagem nostálgica de volta às canções de protesto e amor que marcaram a música brasileira no século XX. O resultado foi dois anos de viagens pelo Brasil com essas canções que devem ser entoadas em alto e bom som pelos fãs na sexta. 

Para casas de show, cada ano de vida completado é uma vitória imensurável. E, neste sábado, a Porta, clubinho-lar aconchegante que fez sua marca na CENA de São Paulo, comemora seus 2 anos de existência com alguns shows mais do que especiais. A casa recebe Madrugada, que conta com a dona do role (Paula Rebellato, nos vocais), o palestino Youssef Saif e a banda alternativa GG di Martino No Noise Band para animar a festa. Vida longa à Porta!

O cantor paulista Jota.pê fará show para marcar o lançamento de seu primeiro álbum solo, “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, que sai nas plataformas de streaming nesta quarta 13. Para acompanhá-lo nesta apresentação, Jota.pê receberá Xênia França e Bruna Black no palco, e a noite ainda contará com abertura de Theodoro Nagô. 

***
E MAIS

Começamos mais uma listona da semana no Centro da Terra com a sergipiana Tori acompanhada de Pedro Fonte, na terça 12. Para quarta 13, temos dobradinha no Blue Note em SP: na primeira sessão a baiana Illy, com Chico Chico fechando a noite. Enquanto isso, no Rio, o grupo Bala Desejo encerra a turnê de despedida do disco “Sim, Sim, Sim” no Teatro Riachuelo. A quinta 14 está bastante agitada com a banda americana Your 33 Black Angels com abertura da sorocabana Justine Never Knew The Rules no Bar Alto. No mesmo dia, a dupla Mundo Video e Varanda ocupa bem ocupado o Picles. Ainda na quinta 14, “Elefante” de Rodrigo Campos e Romulo Fróes encaram juntos o recém-inaugurado Porão da Casa de Francisca, enquanto Luiza e Os Alquimistas toca no Mundo Pensante e o cantor Gibaa lança seu projeto “Poça Platônica” na Porta. Para sexta 15, temos a dupla Tetê e Sérgio Spindola no Bona Casa de Música, a banda de referências balcânicas dançantes Grand Bazaar agita o Picles, e ali ao lado o grupo recifense Academia da Berlinda toca no CityLights. Ainda na sexta 15, a Nômade Orquestra se apresenta na Casa de Francisca, enquanto no Rio o Bixiga 70 e o Bnegão dividem a noite no Circo Voador e em Porto Alegre Deize Tigrona apresenta seu novo disco “Não Tem Role Tranquilo” no Agulha. Moreno Veloso faz uma dobradinha de noites, na sexta 15 e sábado 16, no Itaú Cultural, para comemorar a abertura da “ocupação” em homenagem a sua tia, Maria Bethânia. No sábado 16, a Porta Maldita recebe as bandas Putz, Illinois e Chuvv, enquanto no Sesc Belenzinho Helio Flanders, da banda Vanguart, apresenta seu show “Madeira Viva, Com Musgo”. Em BH, ainda no sábado 16, a big band Bixiga 70, de novo ela, lança seu disco “Vapor” na Autêntica, e em Brasília a banda “E a Terra Nunca Pareceu Tão Distante” se apresenta no Infinu. Para a dobradinha de shows de fim de semana, temos Don L na Casa Natura Musical, e Amaro Freitas e Zé Manoel convidam Alaíde Costa para tocar repertório do Clube da Esquina no Sesc 14 Bis. Para fechar mais uma semana, Anelis Assumpção canta Peter Tosh no Sesc Pinheiros, e a Carne Doce faz show de lançamento do bom álbum “Cererê” no Infinu, em Brasília.

***
FIQUE DE OLHO

A dupla inglesa Royal Blood, dos barulhentos e garageiros amigos Mike Kerr e Ben Thatcher, chega ao país em abril para dois shows, um em SP e outro no Rio, mostrando ao vivo o potente show do álbum “Back to the Water Below”, lançado há alguns meses. Coisa fina. Anota: em São Paulo é no dia 13 de abril, na Audio. No dia 16, é a vez de o duo se apresentar na casa carioca de lendários shows Circo Voador. Ingressos estão à venda por aqui.


***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Kathleen Hanna, do Bikini Kill.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]