Voltamos aos shows. Não que eles não estavam de volta, ainda tímidos, na semana passada, a primeira deste 2024 que promete ser dos mais trabalhosos para a galera (no caso, eu e a Lina!) que produz este “Top 5 Shows”. Mas é a vida. E ela, com shows, muito shows, não é ruim. Certo?
Está rolando o extenso festival de verão carioca Universo Spanta e nesta sexta 12, em um recorte nosso, um robusto line-up vai agitar a Marina da Glória. A noite começa com o espetáculo que é Ana Cañas canta Belchior, seguido por aquele minifestival de “encontros”: Nação Zumbi com Tulipa Ruiz, Maneva com Gabriel Elias e Gilsons com Chico César. Para fechar a noite, BaianaSystem sobe ao palco com participações de Larissa Luz e BNegão. Uma baita noite! E vale ficar de olho na programação do Universo Spanta, que vai até o final deste mês.
Lançado no final de 2023, “Elefante” é a união em um álbum dos colaboradores de longa data Romulo Fróes e Rodrigo Campos. A dupla paulista sintetizou em nove faixas suas versões mais alternativas para o ritmo do samba, com sonoridades que lembram seus trabalhos solos, porém equilibradas um pelo outro e com um destaque para o lirismo dos dois artistas. Agora, o duo leva o trabalho aos palcos e nesta sexta 12, para o Sesc 24 de Maio. Coisa fina.
Para reabrir o palco da Casa de Francisca, a casa icônica do centro de São Paulo recebe um dos artistas mais icônicos da música brasileira, o único Tom Zé. Ele se apresenta na Francisca nesta quinta 11 acompanhado por sua ótima banda, para tocar “Xique-Xique”, “Augusta, Angélica e Consolação”, “Não Tenha Ódio no Verão” e vários outros sucessos de sua longa carreira. Esse é um show imperdível e perfeito para começar o ano.
Em comemoração aos 30 anos do clássico álbum “Just Another Crime in Massacreland”, a intrépida e sempre internacional banda paulistana de punk rock Ratos de Porão fará duas noites no Sesc Pompéia, na sexta 12 e sábado 13. Há duas semanas a banda perdeu seu baixista original, o Jabá, e estas apresentações prometem ser emocionantes e de homenagens.
Para fechar o top 5 cheio de nomes de peso, que tal duas bandas em ascensão na CENA? O aconchegante Porta recebe neste sábado 13 os grupos Hate Moss e Madrugada. Com suas repetições e loops insanos, a banda Madrugada, composta por Paula Rebellato, Raphael Carapia e os irmãos Yann e Otto Dardenne, explora o krautrock, um gênero de rock alemão megaexperimental. Enquanto a Hate Moss é um duo ítalo-brasileiro, formado por Tina e Ian, que fazem um som de eletrônica com inspirações pós-punk, que vai do industrial ao eletroclash. Vai ser um inferninho que vale a pena conhecer ao vivo.
***
E MAIS
Vamos lá que o ano está só começando e temos muitos shows. No Rio, Castello Branco toca em casa no Blue Note, na quarta 10. Na quinta 11, o também carioca Frederico Heliodoro se apresenta no Blue Note, só que na casa de São Paulo. Ainda na quinta 11, rola o “Xepa” com Thiago França no Picles, enquanto Laura Lavieri e Cacá Machado levam seu “Melhor do Que o Silêncio” para o Sesc Pompéia. Para começar o fim de semana, na sexta 12, a Alice Caymmi se apresenta no Bona Casa de Música, a banda Herzegovina toca no Porta, a Jaloo faz show esgotado da turnê “Mau” no Sesc Guarulhos, Antonio de Moraes Neves tem performance com seu trombone no Sesc Pompéia, em show do álbum “A Pegada Agora É Essa”. No Rio, ainda na sexta 12, o Circo Voador vai pegar fogo com Febre 90s + Big Bllakk e Derxan. Castello Branco, que abriu esta lista de programação, vem para São Paulo para tocar no Bona Casa de Música no sábado 13, enquanto no Rio vai rolar dobradinha de Los Sebosos Postizos e Mombojó no Circo Voador e em Brasília o pernambucano Otto se apresenta no Infinu. Para fechar o fim de semana, o duo Àvuà faz sessão dupla com show do álbum “Percorrer em Nós” no sábado 13 e domingo 14, no Sesc Bom Retiro.
***
FIQUE DE OLHO
Aproveitando a onda forte dos festivais em 2023, o clássico festival hippie catarinense Psicodália volta a acontecer pela primeira vez desde 2019. Com Chico César, Mateus Aleluia e Juçara Marçal como headliners, o evento volta com um line-up que reflete sua história de mais de 20 anos. Em sua 21ª edição, o Psicodália acontecerá nos dias 09 a 14 de fevereiro, no Rio Rufino, em Santa Catarina. Esse é o festival perfeito para quem quer se desconectar do mundo e se reconectar com a música.