Temple of the Dog, banda ícone de 1990, vai sair em turnê. Pela primeira vez na história

>>

Screen Shot 2016-07-20 at 16.55.57

* Em 2016, um ano que “Arquivo X” voltou à TV, Pokémon ficou popular de novo e até o Slash devolveu dignidade para o Guns N’ Roses, parecia que o estoque de reuniões e revivals do mundo pop, principalmente dos anos 90, já havia acabado. Eis que, do nada, é anunciada uma turnê do “supergrupo” Temple of the Dog, de Seattle, formação que misturou lá atrás e mistura ainda hoje integrantes do Pearl Jam e Soundgarden. O acontecimento é notável por ser, ao mesmo tempo, uma reunião e algo completamente inédito.

Explicamos: em 1990, falecia Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone, considerada por muitos a que deu o pontapé inicial no movimento grunge de Seattle. Na época, Chris Cornell (vocalista do Soundgarden), morava com Wood, e decidiu fazer um disco em homenagem ao amigo. Chamou dois integrantes do Mother Love Bone (Stone Gossard, guitarrista, e Jeff Ament, baixista) e também Matt Cameron (baterista do Soundgarden) e o até-então pouco conhecido guitarrista Mike McCready. E aí surgiu o Temple of the Dog, culto imediato na cena roqueira americana na época.

Detalhe: Gossard, Ament e McCready viriam a formar o Pearl Jam pouco tempo depois, da qual Cameron também faria parte futuramente. Lançaram um disco homônimo, com participação de Eddie Vedder (sim, ele mesmo) no principal single da banda, “Hunger Strike”, tocaram pouquíssimos (e curtos) shows promocionais, e logo Pearl Jam e Soundgarden seguiram seus caminhos distintos.

Cornell fez algumas poucas aparições em shows do Pearl Jam, anos depois, tocando com exatamente a mesma formação do disco “Temple of the Dog”, mas nunca houve uma reunião oficial, apesar do status clássico que o disco adquiriu com o passar dos anos, com a explosão do Nirvana e com todo mundo interessado em saber da onde vinha a coisa grunge.

Hoje, em um vídeo postado nas redes sociais das bandas relacionadas, foi anunciada uma turnê da banda – ironicamente, a sua primeira na história. Por enquanto, só cinco datas:

– dia 4 de novembro, Philadelphia, Tower Theatre
– dia 7, New York, Madison Square Garden
– dia 11, San Francisco, Bill Graham Civic Center
– dia 14, Los Angeles, CA, The Forum
– dia 20, Seattle, Paramount Theater

* A turnê marca o aniversário de 25 anos do disco “Temple of the Dog”, uma reedição para colecionador do marcante disco, a sair em vários formatos e configurações: 4 vinis, LP duplo, CD simples etc.

** Para ver bem do que a banda é capaz, destacamos o vídeo a seguinte, do festival PJ20, que celebrou vinte anos de carreira do Pearl Jam. Nele, Cornell cantou cinco músicas do Temple of the Dog, e uma do Mother Love Bone. Destaque para Eddie Vedder comportado, no fundo, fazendo backing vocal:

>>

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]