>>
* Primeiro Blur, depois Warpaint, agora parece que é o Cardigans. Fool me, fool me.
De novo uma ressalva ao título. Querer, no caso, é poder.
E banda sueca The Cardigans, é o que parece, se torna o mais novo caso de “banda-que-vai-excursionar-na-América-do-Sul-neste-ano-mas-não-vai-tocar-no-Brasil”. É a crise, meu povo?
A Popload apurou que a veterana banda indie, comandada pela Nina Persson, foi oferecida fortemente no mercado brasileiro nas últimas semanas, uma vez que tem shows certos em outubro/novembro no México, Chile e Argentina, mas ninguém aqui no país do povo que vai às ruas porque não foge à luta quis comprar. Pelo menos ainda. Ou até agora.
A problemática é a mesma. Aqui no Brasil, o preço pedido para shows da banda é considerado por produtores locais muito alto para o número de fãs que pode comprar ingressos para pagar a conta. E, com o mercado retraído e um já movimentado calendário de concertos para este segundo semestre, ninguém se arrisca.
O Cardigans, que não solta um álbum novo há dez anos quando até a Nina Persson já soltou de forma solo (2014), tem como única data anunciada “na região” a de 24/10, quando se apresenta no festival Rock & Picnic, no México. No Chile, devem ser divulgada em breve sua participação no Primavera Fauna, no dia 11 de novembro, juntando-se a Empire of the Sun, Mac DeMarco, DIIV, entre outros.
A banda do superhit “Lovefool” e que era uma das mais conhecidas nos anos 90 quase veio tocar seu bem-sucedido álbum “Gran Turismo” (1999) ao vivo no Brasil em 2013, depois de anunciar uma volta aos palcos dois anos antes. Na única vez que esteve no país, o Cardigans fez show em 2006, no Campari Rock, em São Paulo, BH e Florianópolis.
Ninguém aí quer bancar a vida deles para o Brasil?
** COCOROSIE – Na mesma situação está a dupla francesa CocoRosie, ao que tudo indica. A banda das irmãs Bianca e Sierra Rose tem turnê anunciada que abrange México, Peru, Colômbia, Uruguai e Chile, entre 30 de setembro e 8 de outubro, mas aqui no Brasil, pelo menos até agora, necas.
Já dava para montar um não-festival bacana com Blur, Cardigans, Warpaint e CocoRosie, né?
>>