*** Depois de dois shows históricos em São Paulo, a deusa Patti Smith anunciou uma série de shows em comemoração aos 50 anos do discaço “Horses”, uma das obras essenciais de sua carreira única, por tabela um dos maiores álbuns de todos os tempos, ainda mais por ser o de estreia dela. A turnê, inicialmente, passará por 16 cidades da Europa e Estados Unidos no final deste ano. Começa mais precisamente no dia 6 de outubro em Dublin, passando por locais como Madrid, Londres e Paris. Em seguida, a perna norte-americana se inicia no dia 10 de novembro, em Seattle, e termina no dia 29 do mesmo mês na Filadélfia. Patti estará na estrada com sua banda, incluindo o guitarrista Lenny Kaye e o baterista Jay Der Daugherty, que estiveram nas gravações do álbum lançado em 1975. Jackson Smith, filho da cantora, também está na turma. É até um pouco óbvio, mas é bom reforçar que Patti tocará o disco na íntegra em todas as noites. Esta não será a primeira vez que o álbum será tocado inteirinho. Em edições comemorativas de 30 e 40 anos, Smith o cantou em shows especial em Londres e Nova York, respectivamente.
*** Quem também está em ritmo de comemoração é o Death Cab For Cutie, que fará algumas poucas e boas festas pelos 20 anos de “Plans”, o álbum que mudou a carreira do grupo pra sempre, de acordo com o Ben Gibbard. “Foi nossa estreia em uma grande gravadora, foi disco de platina e nos ofereceu a primeira indicação ao Grammy. Vamos fazer apenas alguns shows porque estamos trabalhando em nosso próximo disco de estúdio, mas não podíamos deixar passar batida essa celebração”, disse o líder da banda. Com a agenda curta, apenas Seattle, Chicago e o Brooklyn receberão as apresentações especiais.
*** Não é bem uma festinha de aniversário, mas outra turnê bastante interessante divulgada hoje foi a da dobradinha Snail Mail e o Dinossaur Jr, que resolveram armar 18 shows pelo verão dos Estados Unidos, incluindo uma parada em Deerfield, Massachusetts, terra onde nasceu o veterano grupo liderado pelo grande J Mascis. É por lá, inclusive, que o rolê começa no dia 15 de julho, e percorrendo adiante cidades como Boston, Detroit e Chicago. A apresentação de encerramento será em Seattle, no dia 8 de agosto. Há algum tempo, no entanto, os dois grupos não lançam discos. O último trabalho do Dinossaur Jr. é o álbum “Sweep It Into Space”, que saiu em 2021. Ano passado eles relançaram o álbum “Farm”, que completou 15 anos. Já pelos lados do Snail Mail, os últimos registros foram os trabalhos solo da vocalista Lindsey Jordan, que soltou em 2021 o álbum “Valentine” e, dois anos depois, um EP com as sobras de estúdio.