Popnotas – Idles macetando o brexit na Austrália, a italianada do Mac DeMarco, a turnê de bairros do LCD Soundsystem e o Troye Sivan sussurrando Billie Eilish

– Nunca é demais ouvir um Idles poderoso assim do nada, né? O festival dos bons australiano Splendour in the Grass, que aconteceu no final de julho, soltou uma excelente e doida (como sempre) performance da banda inglesa mandando o hit “Danny Nedelko”. Veja abaixo. “Uma canção de amor sobre mim e sobre meu amigo Danny”, começa dizendo Joe Talbot, o vocalista do Idles. Danny da letra e do título da música é o amigo punk ucraniano de Joe, superameaçado de ser deportado da Inglaterra pelas leis do Brexit britânico. Uma das maiores motivações de combate do movimento pós-punk inglês, do qual o Idles é importante pilar. Coisa linda demais.

– Uma das nossas bandas prediletas da vida, e também uma das que mais amarram turnês e residências e shows legais no planeta Terra, a nova-iorquina LCD Soundsystem armou agora uma tour por três BAIRROS de NYC. O grupo liderado por James Murphy vai fazer em novembro e dezembro uma série de 12 shows em Manhattan (Terminal 5), Brooklyn (Brooklyn Steel) e Queens (Knockdown Center). No meio do ano agora, o LCD Soundsystem tocou outras 12 vezes pelos EUA no novo festival Re:Set Concert Series, liderando o projeto com a banda de garotas Boygenius. A Popload esteve no show de NYC dessa série e trouxe reportagens aqui e nas nossas redes. Sobre a nova tour de bairros, as info de datas são as seguintes:

– Um dos caras mais doidinhos da música independente há muito tempo, o incrível cantor e multiinstrumentista e produtor canadense Mac DeMarco, cujo nome de batismo é Vernor Winfield MacBriare Smith IV, veio nesta semana com uma nova. Depois de lançar seu último álbum de 199 músicas (!), chamado “One Wayne G”, DeMarco vem agora com uma canção nova, digamos, pouco ortodoxa. Ele se juntou ao famoso cantor e ator italiano Ryan Paris, ídolo da ítalo disco nos anos 80, para juntos lançarem “Simply Paradise, uma colaboração musical que vem com um vídeo oficial que explica bem o título da faixa colaborativa. Acontece que, depois de fazerem amizade e de DeMarco se mostrar fã incondicional do hit de 1983 “Dolce Vita”, de Paris, o canadense foi convidado a passar uns tempos na casa de praia do italiano, perto de Roma. E a mágica musical se fez.

– Outra session ao vivo para o programa Live Lounge da Radio 1 (BBC inglesa), tirando esse que postamos hoje da Olivia Rodrigo, ficou por conta do rapaz australiano Troye Sivan (destaque na home chamando este post), que entrou no esquema “uma música própria e uma cover” da emissora britânica. Dele mesmo, Troye mandou todo sexy seu hit do verão “Rush”, que vai estar em seu terceiro disco, “Something to Give Each Other”, a ser lançado semana que vem. A cover ficou destinada adivinha a quem? Billie Eilish! Dela, ele mandou sua roupagem boy para “What Was I Made for?”. Na ordem, a session do talentoso garoto ficou assim:



MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]