Futebol é pop. A guerra da música dos ingleses para o Mundial no Brasil e a playlist da Popload da Copa

Futebol é pop. A guerra da música dos ingleses para o Mundial no Brasil e a playlist da Popload da Copa Foto: divulgação

* Popload enquanto em Londres.

270514_garys

Futebol é pop. A Copa do Mundo no Brasil mexe com a música inglesa. Ou seria o contrário?

Três canções disputam o gosto dos ingleses para ver qual é “música oficial da Inglaterra na Copa”, uma coisa que aqui no Reino Unido tem muita importância.

Para ficar num exemplo, na Copa da Itália, em 1990, o extrafamoso grupo New Order compôs a “World in Motion”, música que ficou em primeiro lugar das paradas britânicas por semanas. “World in Motion” mistura New Order, umas narrações clássicas da TV inglesa e uns jogadores tipo Paul Gascoigne fazendo rap.

Para a Copa do Brasil a briga está acirrada. Uma cantora de 15 anos chamada Gabz, que foi finalista no ano passado do popularíssimo concurso de calouros “Britain’s Got Talent”, lançou a música “Holiday in Brazil”, um rap pop que também faz parte de uma campanha para ajudar crianças e jovens com graves problemas médicos através da fundação Make-a-Wish.

Na verdade a já proclamada música oficial da Copa para motivar a seleção inglesa é “Greatest Day”, um desses esquemas tipo “We Are the World” de ter um monte de gente cantando partes com fone de ouvido de estúdio até entrar o refrão com todo mundo junto. Farofada de sempre. A música é um cover de um hit antigo da banda Take That, boy band que revelou o Robbie Williams. “Greatest Day” na versão “footy” foi armada pelo ex-jogador e hoje comentarista de futebol da TV inglesa Gary Lineker, ex-capitão da seleção, e pelo famoso Gary Barlow, exatamente o cantor principal do Take That, que hoje ganha milhões com carreira solo e sendo jurado do programa “X Factor”.

Uma versão indie de “música da Copa” para os ingleses é “England World Cup 2014”, um folk misturado com samba, tipo uma música do Mumford & Sons alegrinha e com apitos, que está fazendo mais barulho que as duas outras canções acima. Quem compôs foi um sujeito do interior da Inglaterra chamado Paul Ballington, um encanador que chamou uns amigos e fez um vídeo amador meio zoeira, meio “isso mesmo”. A música é vendida no iTunes inglês e toca em rádios do grupo BBC.

******

*** Neste clima de Copa do Mundo, mas em ritmo de música, a Popload montou na plataforma de streaming Napster uma playlist especial reunindo algumas músicas dos países que estarão competindo neste ano no Brasil.

A lista das músicas e o país estão abaixo do player.

Quem fizer um cadastro no Napster terá 7 dias de serviços gratuitos. Para ouvir a playlist da Copa da Popload, acesse o link pelo banner abaixo.

270514_poploadnapster

* TRACKLIST

BRASIL
Silva – Universo
Boogarins – Infinu
Emicida – Hoje Cedo

INGLATERRA
Oasis – Columbia (Eden Sessions Mix – Definitely Maybe Remastered)
Temples – Mesmerise
Arctic Monkeys – Fireside

EUA
Queens of the Stone Age – My God Is The Sun
Jack White – Lazaretto
Parquet Courts – Donuts Only

MÉXICO
Café Tacvba – De Este Lado Del Camino

COLÔMBIA
Bomba Estéreo – Qué Bonito

AUSTRÁLIA
Cut Copy – Meet Me In A House Of Love
The Vines – Don’t Listen to the Radio
Tame Impala – Feels Like We Only Go Backwards

JAPÃO
Acid Mothers Temple – La Le Lo

CHILE
The Ganjas – Dancehall

ARGENTINA
Fito Páez – Nadie Como Ella

ITÁLIA
Jovanotti – Ora

FRANÇA
Daft Punk – Technologic
Phoenix – Entertainment
AIR – Sexy Boy

PORTUGAL
Xutos & Pontapés – Estado de Dúvida

ALEMANHA
Kraftwerk – Metal On Metal

BÉLGICA
Soulwax – Miserable Girl

>>

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 27/05/2014
Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – quadrado interna
Editora Terreno Estranho “Jarvis Cocker” – anúncio quadrado interna 02
NOVO Circuito – horizontal fixo interna