Desafiando a justiça americana e defendendo as mulheres negras, a necessária Fiona Apple lança sua primeira música em cinco anos

Desafiando a justiça americana e defendendo as mulheres negras, a necessária Fiona Apple lança sua primeira música em cinco anos Foto: divulgação

Após cinco anos longe dos lançamentos inéditos, a icônica Fiona Apple está de volta com a potente e emotiva “Pretrial (Let Her Go Home)”, uma canção que vai além da música e assume um posicionamento firme contra o sistema de justiça criminal norte-americano. 

A faixa denuncia diretamente o modelo de fiança pré-julgamento, que mantém milhares de pessoas, especialmente mulheres negras, encarceradas apenas por não terem condições de pagar para responder aos seus processos em liberdade.

O envolvimento de Fiona com a causa vem de sua atuação voluntária junto ao projeto CourtWatch PG, em Maryland, e à iniciativa Free Black Mamas DMV. Participando de audiências reais e acompanhando de perto a realidade de muitas mulheres presas sem condenação, Apple se sensibilizou com as histórias de mães separadas de seus filhos por motivos puramente financeiros. Foi a partir dessas vivências que ela escreveu “Pretrial”, buscando dar voz a essas mulheres e denunciar uma estrutura que penaliza a pobreza.

A nova música foi apresentada em vídeo forte, que reforça essa intenção ao incluir imagens reais de mulheres que passaram por detenções antes do julgamento. Junto, a cantora criou o site lethergohome.org, no qual o público pode encontrar informações sobre como doar para fundos de fiança, acompanhar audiências e apoiar ações comunitárias de enfrentamento ao problema.

Embora essa seja a primeira faixa original de Fiona desde o elogiado “Fetch the Bolt Cutters”, que saiu em 2020, ela participou de colaborações pontuais nos últimos anos, como a versão de “Heart of Gold”, de Neil Young, e em uma parceria com o The Waterboys na faixa “Letter From an Unknown Girlfriend”.

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Alisson Guimarães   dia 08/05/2025
CIRCUITO #2 quadrado interna
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan