>>
Eu não chequei, mas acho difícil que alguém nesta edição do Lollapalooza seja tão reconhecido quanto Kendrick Lamar. Nem vou ver os números de cada, mas sabendo que só ele deve ter um Pulitzer, isso já é o bastante. Eu quero lembrar ainda que ele tem alguns Grammys e uma indicação ao Oscar.
O reconhecimento também vem do público. Em termos de Spotify, Kendrick é um dos três artistas que estarão no festival que tem uma música pelo menos com mais de 1 bilhão de plays na plataforma.
O mesmo acontece pela crítica. Desde 2012 mais ou menos, sempre quando ele lança um álbum tem alguém para falar que é o disco do ano. Certo, é um chute meu isso aí, mas não acho que estou errado.
Inclusive, podemos começar nossa aula por esse detalhe. Dividir a obra do rapper em playlists é um pouco errado e acho que até ele deve concordar com isso. Kendrick Lamar faz álbuns que precisam ser ouvidos do começo ao fim, com atenção na história, nos detalhes. Não é por acaso que a edição especial do “DAMN” é o mesmo disco só com a tracklist invertida. Esse detalhe transforma a narrativa.
Talvez o caminho mais certo para ensinar você a gostar de Kendrick Lamar seja te indicar o álbum mais fácil dele e assim por diante. Mas seguimos com o método de uma playlist para iniciantes, uma para ouvintes intermediários e uma para ouvintes avançados.
Então, por mais que sua obra seja centrada nos álbuns, até que se encaixa bem na nossa divisão aqui porque Kendrick consegue ao longo de sua discografia ser pop para quem nunca ouviu rap, ser excelente para fãs de rap em uma linha tradicional e ser inovador a ponto de levar o gênero para novos limites.
Escolha a playlist mais adequada para você e uma boa aula!
*** Uma colaboração do jornalista Vinicius Felix* para a Popload. Vale lembrar que ele está lá no Twitter (@ViniciusFeIix) para ouvir sugestões e reclamações, seja dos iniciantes que encontrarem dificuldades ou dos alunos mais experientes! Vai lá. ***
Como eu falei na introdução, aqui está o lado mais pop do Kendrick Lamar. Porém, como todo gênio da música, ele consegue que músicas relativamente difíceis sejam muito populares. Só pensar em “HUMBLE.”, sua música mais tocada no Spotify. Ele não suavizou para ser mais aceito, muito pelo contrário. Mas muito mesmo.
Aqui já vamos ter algumas músicas do Kendrick Lamar que não são propriamente difíceis de gostar, mas são um pouco mais desafiantes para quem não manja muito de rap. Com um pouco de dedicação, logo você saca as variações todas de faixas como “Backseat Freestyle” ou “ELEMENT.”.
Certo, agora a playlist não busca facilitar, não. Temos mais sons baseados em jazz do que na playlist anterior, temos alguns sons que nos discos funcionam como interlúdios e temos faixas longas, faixas bem longas mesmo. São os momentos onde o Kendrick realmente vai levar sua música para territórios ainda pouco explorados:
*Vinicius Felix é jornalista, tem obsessão por playlists e é o responsável pelo podcast Telefonemas.
>>