O álbum de estreia do artista tem data de lançamento fixada em 3 de setembro
Anunciando seu primeiro disco solo, o paulistano Valentim Frateschi lança hoje, com exclusividade para a Popload, o single “Estreito”, que sai oficialmente amanhã, quarta, nos streamings. “Solo” porque o músico já é conhecido na CENA de São Paulo por integrar a banda Os Fonsecas e atuar como instrumentista para nomes como Nina Maia e Francisca Barreto.
Baixista, compositor, cantor e produtor musical, Valentim lançou seu primeiro single em 2023, aos 19 anos. A faixa, chamada “Falando Nisso”, traz sonoridade inspirada na MPB dos anos 1960-1970, com instrumentos mais acústicos, sem grandes efeitos eletrônicos e com as melodias e as letras como o centro da música, bem na ideia de “canção popular”.
Além das inspirações mais antigas, o músico também tem influências contemporâneas de artistas como Vovô Bebê e os gringos do Crumb. O single novo segue na mesma linha.
Mais especificamente sobre o lançamento de hoje: “Estreito”, que vem com um visual excêntrico, é lúdico, bonito e bem produzido, por isso lembra um pouco o célebre álbum “Electric Chicken Heart” (2023), de Ana Frango Elétrico.
Um “estreito feito de osso, carne e pele”?
A letra da música chama atenção por ser divertida (e esquisita), trazendo elementos e palavras simples, de uso cotidiano, no entanto, de forma inusitada. Segundo Valentim, a mensagem de “Estreito” consiste na lembrança, a ele mesmo, de que a cabeça e o corpo humano são uma “coisa só”, ligados por um “estreito geográfico”, que é o pescoço. De acordo com o artista, é importante se recordar de que se pensa e ama “com a cabeça”, mas também com a barriga, com o peito, com os braços, as pernas… e isso tem tudo a ver com a tal “América-cabeça”, que ele canta na canção.
Nessa linha, “Estreito” faz refletir, de forma leve, sobre o fato de, apesar do cotidiano veloz e do mundo industrial, o ser humano é, afinal, simplesmente um bicho.
Sobre o contexto de produção, a música foi composta ainda durante a pandemia, Valentim lembra: “Foi uma época difícil, quando precisávamos falar sobre nossas angústias, mas tínhamos o desafio de não nos deixar levar totalmente por elas, manter algum respiro e clareza”.
O arranjo de “Estreito” também reafirma essa sensação lúdica, com a melodia em um canto meio falado e pausado, que se mistura com as guitarras e os belíssimos arranjos de viola e violino, além dos backing vocals, que contrastam a voz de Valentim às vozes do coro dos cantores Nina Maia, Isabella Grossi e Thales Hashiguti. De acordo com o artista, músicos consagrados como Arthur Verocai e Edu Lobo também foram referência na hora de gravar a faixa.
Enquanto setembro não chega, pelo menos dá para ouvir esta “Estreito” e já criar uma expecativa boa!