Brasil deu a vibe do “In Utero”, terceiro álbum do Nirvana, diz Dave Grohl

O fenomenal terceiro disco da banda Nirvana, que completa por agora 30 anos de seu lançamento, tem muito de Brasil nele. O guitarrista e cantor Dave Grohl, hoje o dono do Foo Fighters, antes “apenas” o baterista do grupo de Kurt Cobain, voltou a falar do Brasil a respeito das gravações do álbum “In Utero”.

Em entrevista ao conhecido apresentador Conan O’Brien, que tem um podcast na rádio de satélite Sirius, Grohl voltou a lembrar quando o Nirvana tocou no Brasil, em 1993 (ele chutou errado que foi em 1992), no festival Hollywood Rock.

Um recorte dessa entrevista foi postada ontem pela Sirius, em seu canal no Youtube. Sob o nome “From Brazil to Minnesota”. Nas poltronas, Conan, Grohl, Novoselic e o produtor do disco, Steve Albini.

A história em questão mesmo tem sido contada bastante há tempos, principalmente por aqui. O foo fighter recordou que o Nirvana tocou no festival brasileiro em dois finais de semana, São Paulo e Rio, e não tinha nada o que fazer na semana inteirinha de intervalo entre uma apresentação e outra.

Foi para um estúdio no Rio de Janeiro na semana de folga, levou os equipamentos e começou a “fucking around” algumas músicas, algumas jams por uns três dias seguidos. “Só nós três” [bota o baixista Krist Novoselic nesta conta]. Com o tempo que quiséssemos. Sem ninguém para falar o que fazer e como fazer”, lembrou Dave Grohl.

“Foi tipo o começo da definição da vibe que queríamos para o disco, que levamos do Brasil para os EUA para o Steve gravar”, conta Grohl, numa tradução livre.

O álbum “In Utero” é o sucessor do esmagador e revolucionário “Nevermind”, lançado dois anos antes e que tirou o Nirvana das garagens para o sucesso mundial praticamente do dia para a noite. O “In Utero” é considerado mais difícil, “menos comercial”, menos pop que o “Nevermind”. Por isso a coisa da “vibe”, encontrada pela banda em gravações no Rio, é tão falada e tão importante.

Dave Grohl desta vez não citou isso para o Conan, mas já no show do Rio do Hollywood Rock, dias depois dessas sessions de gravação deles no estúdio de Copacabana (que pertencia à gravadora RCA, braço da BMG), o Nirvana tocou pela primeira vez as músicas “Heart-Shaped Box” e “Scentless Apprentice”, que estariam cravadas depois no “In Utero”.

Veja o trecho do podcast do Conan sobre Nirvana e Brasil abaixo.



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