Top 5 Shows – Triplex de Russo Passapusso em SP. Taxidermia no Rio. E, acredite, Sullivan & Massadas no Cine Joia

Dos novinhos aos clássicos e aos superclássicos. Esquece o frio. A primeira semana de julho está boa para sair de casa.

Comemorando os dez anos de seu lançamento solo, Russo Passapusso, o “cara” do BaianaSystem, fará três shows com repertório de seu disco “Paraíso da Miragem”. Este trabalho marcou a estreia da carreira solo do artista baiano e as apresentações no Sesc Pompeia serão marcadas por hits como “Flor de Plástico” e “Paraquedas”. E, claro, Russo não deixará de incluir algumas músicas de seu mais recente trabalho, “Alto da Maravilha”, de 2022.

Enquanto seu conhecido de banda toca em São Paulo, João Meirelles se junta a Jadsa na carioca Ladeira das Artes para apresentar seu novo disco “Vera Cruz Island”, fruto do projeto Taxidermia. O duo baiano dividirá a noite com o artista em ascensão, Dadá Joãozinho. Será uma noite cheia de beats certeiros no Rio.

Responsáveis por alguns dos maiores hits da música pop brasileira, a dupla Sullivan & Massadas se reúne após inacreditáveis 34 anos neste sábado, no palco do Cine Joia. O show vem na onda da série “Sullivan & Massadas: Retratos e Canções”, disponível no Globoplay, que conta a história desses dois artistas que marcaram a música brasileira com canções como “Lua de Cristal”, “Whisky a Gogo” e “Um Dia de Domingo”. Vai que não tem erro de você não conhecer TODAS as músicas.

Falando em artistas que marcaram a música brasileira, Jards Macalé se apresenta na Casa Natura Musical neste sábado com repertório de seu mais recente disco, “Coração Bifurcado”. Lançado em 2023 para marcar seus 80 anos de vida, este álbum reafirma a versatilidade e criatividade do mestre Jards, cuja carreira é marcada pelo experimentação e renovação da MPB.

Diretamente de Sergipe, a banda Cidade Dormitório inicia a turnê “Ruína: Este Barco Já Partiu”, pelo Sudeste, Sul e Centro-Oeste, neste sábado no Picles, em São Paulo. O grupo, formado em 2015, transita entre as sonoridades do pós-punk e a psicodelia experimental, o que resulta no que eles chamam de neogrunge psicológico. É um som que reflete a realidade dos relacionamentos modernos e faz trilha sonora para as novas gerações.

***
E MAIS

Mais uma semana e mais uma lista completíssima (ou quase) de shows! Começamos nossa semana no Centro da Terra, na segunda 1, onde Lucca Simões apresenta seu show “Dizer Novo Adeus”. Para terça 2, também no Centro da Terra, a banda Protoloops, da galerinha da Seloki Records, faz seu primeiro show, enquanto no CCSP Yantó apresenta seu “Sítio Arqueológico”. Mesma night, mas no Pulso Hotel, César Lacerda faz performance no Sarau Bar. Ainda na terça 2, no Rio, acontece mais uma noite da 2ª edição do Festival Audio Rebel, que recebe Kassin, Davi Moraes e Marlon Sette. Na quarta 3, o Cine Joia recebe a dupla australiana Angus & Julia Stone para um show esgotadíssimo. Já seguimos para quinta 4, quando A Porta Maldita recebe as bandas Malvisto e Celacanto; Frankk Whitte se apresenta no Bar Alto ali ao lado; Kiko Dinucci ocupa o porão da Casa de Francisca; e a banda Far From Alaska faz show acústico no Picles. No Rio, também na quinta 4, Elba Ramalho celebra 40 anos de carreira no Centro Cultural BNDES. Abrindo os caminhos para o fim de semana, na sexta 5 rola show acústico da banda Maglore na Casa Natura Musical, Luccas Carlos encara o palcão do Cine Joia, Getúlio Abelha leva seu “Forró das Antigas” ao Sesc Pinheiros e tem dobradinha de shows na Audio Rebel, no Rio, com The Monic e Fake Honey. Nas duplas de shows que acontecem na sexta 5 e sábado 6, temos a clássica Os Replicantes no Sesc Av Paulista, Tulipa Ruiz e suas Habilidades Extraordinárias no Sesc Belenzinho e ainda vai rolar o Arraiá do Circo com Geraldo Azevedo convidando Xangai no Circo Voador, no Rio. No sábado 6, Luiz Tatit e Ná Ozzetti fazem show na Casa de Francisca, enquanto em BH a banda Metá Metá agita a Autêntica. Para fechar a semana, no domingo 7, temos Paul Hammer, da Savoir Adore, fazendo show solo no Bar alto, com abertura do Do Prado. Ainda no domingão, o grande Odair José faz lançamento do álbum “Seres Humanos” no Sesc Pinheiros.

***
FIQUE DE OLHO

Na semana passada, o Festival Coala, que neste ano acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, anunciou o line-up do segundo dia de festival. Com seu recém-lançado segundo disco, “Salve-se!”, Bebé abre os trabalhos no sábado 7. E o dia segue com shows de Tulipa Ruiz e Criolo, João Bosco, Sandra Sá, Hyldon e Tássia Reis, Os Paralamas do Sucesso. O fechamento deste dia fica por conta de Lulu Santos. Esta edição marca os 10 anos do festival. Nesta terça 2 sai o line-up completo da sexta-feira que, por enquanto, só tem a confirmação de seu headliner, a banda paulistana O Terno.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Russo Passapusso.
** Este ranking é pensado e editado por Carolina Andreosi Lúcio Ribeiro.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]