Top 5 Shows – Roger Waters comanda a semana. O enorme show íntimo de Juçara Marçal. E a nova Papisa ao vivo

O show de arena de um ex-Pink Floyd até um show para 100 pessoas de uma ex-Cabana Café. De Roger Waters a Papisa, tem de tudo no nosso guia de eventos musicais dos próximos dias. E com um Hurtmold no meio!!

O cara é treta. Faz shows grandiosos, não se cala diante da política mundial e até local e foi importante artífice dos principais discos do Pink Floyd. E está fazendo sua turnê de despedida, parece. Um show está esgotado, o outro ainda não. E para os rivais do Palmeiras, tem um sabor especial: está tirando o time de sua arena em jogo importante. Showzão!

“Delta Estácio Blues” foi um dos principais discos brasileiros de 2021. Com seu encontro entre o jazz e o samba, Juçara Marçal reforçou seu lugar como uma das maiores artistas da nossa música. E nesta semana, em comemoração aos dois anos do lançamento do álbum, ela se apresenta no Sesc Pompéia com um show versão intimista, mas enorme em sua entrega. Este é imperdível.

Em seu show nesta quinta 9, Papisa fará o debut ao vivo não só de sua nova fase como também de seu novo single, “Melhor Assim”, uma canção delicada que abre alas para seu novo trabalho, ainda inédito. Além da nova música, Papisa, rumo ao amor, revisitará seus trabalhos anteriores. Na mesma noite, sobe ao palco do Bar Alto o artista cearense Leonardo Mendes, com seu projeto Indigo Mood, para apresentar o show de seu disco de estréia, “Fim do Autoengano”. Noite que promete.

Na onda do recém-lançado EP “Linguagem”, o quarteto instrumental E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante toca na Casa Rockambole um repertório que inclui as músicas novas, óbvio, e as de seus trabalhos anteriores. Na abertura, a banda Raça faz seu primeiro show em São Paulo neste ano e vai tocar seu novo single, “144”. Uma noite cheia de novidades!

Show do grupo de “brazilian post-rock” é obrigatório desde os anos 2000. E não vai ser diferente desta vez, embora a banda não lance disco novo desde o “Curado”, de 2016. Mas quem se importa com esse detalhe?

***
E MAIS

A semana começa com Jadsa e Antonio Neves se apresentando na quarta 8 no Bona Casa de Música, mesmo dia em que Bratislava e Zander tocam no Bar Alto e o trio de jazz Metá Metá faz a primeira de duas noites na Casa de Francisca. Na quinta 9, o argentino Jorge Drexler se apresenta no Espaço Unimed, enquanto na Casa Natura Musical o rapper Rico Dalasam faz o lançamento de seu álbum “Escuro Brilhante” e a Nômade Orquestra se apresenta no Mundo Pensante. Ainda na quinta 9, Maurício Pereira leva seu “Micro” para o Infinu em Brasília, para depois seguir para o Shiva Alt Bar em Goiânia, na sexta 10. Para sexta 10, temos Chico Chico no Cineclube Cortina, Getúlio Abelha levando seu forró eletrônico pop para o MIS, Sessa convidando Sophia Chablau para participar de seu show no Bona Casa de Música e a bombada Mãeana cantando JG no Agulha, em Porto Alegre.  Para o fim de semana, no sábado 11 vai ter show da Tássia Reis cantando Alcione na Casa Natura Musical, o carioca Castello Branco se apresentando no Cineclube Cortina. Vai rolar também uma doidera do rap com Yung Vegan, Link do Zap e Thalin no Porta Maldita, mesmo dia em que na Casa de Francisca a dupla Laura Lavieri e Cacá Machado recriam o trabalho de João Gilberto no espetáculo “Melhor do Que o Silêncio”. Acontece também o segundo fim de semana do hoje em dia enorme festival Rock the Mountain, com seu line-up 100% feminino. No Sesc Pompéia, Filipe Catto faz o show do disco “Belezas São Coisas Acesas por Dentro” no sábado 11 e domingo 12. Para fechar a semana, no domingo 12, Fleezus convida Nill para show no City Lights, Larissa Luz se apresenta no Sesc Guarulhos e tem ainda o residente grunge aos domingos Evan Dando fazendo seus movimentados shows no Bar Alto.

***
FIQUE DE OLHO

O tradicional festival indie paraense Se Rasgum, não bastasse sua bem boa programação desta edição que acontece na semana que vem, se uniu a outros sete festivais da região amazônica para criar festivais dentro do festival. Explica-se: será uma noite especial, a do dia 16, com o objetivo de fortalecer os movimentos de festivais da Amazônia Legal. Os festivais Varadouro (Acre), Quebramar (Amapá), Calango (Mato Grosso), BR-135 (Maranhão), Casarão (Rondônia), Tomarrock (Roraima) e Até o Tucupi (Amazonas) se juntam no Se Rasgum (Belém) para colocar a produção musical da região em evidência. A gente já deu o devido destaque aqui.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o músico britânico Roger Waters.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]