Top 5 Shows – O Brime, quem diria, manda na semana. E deixa o amor em segundo lugar. O rei indie Ale Sater tira o terno para também ser destaque da semana

Nesta quinta 28, Cesrv, Febem e Fleezus assumem a Áudio para conduzir o Baile do Brime. Este gênero, que tem os artistas da noite como seus criadores, une o grime, estilo musical britânico, às referências do rap, funk, trap e outros gêneros em suas versões brasileiras. Com uma execução única e cheia de energia, o Brime representa um dos gêneros em ascensão na CENA e é balada obrigatória para quem curte essas referências. 

Neste sábado 30, o palco do teatro Paulo Autran recebe um espetáculo em homenagem à música romântica brasileira. Fernando Catatau, Ava Rocha, Curumin, Jasper e Bruno Berle se reúnem para performances de repertório que une clássicos do gênero de autores antigos e novos, assim como músicas autorais dos próprios artistas. Um verdadeiro encontro de cancioneiros da música popular brasileira para falar desse sentimento que palavras tentam descrever desde a concepção da música. 

Enquanto a banda Terno Rei prepara o próximo disco, seu vocalista, Ale Sater, fará uma breve excursão ele com ele mesmo. A turnê tem início nesta quarta 27, no Blue Note, em São Paulo. O repertório inclui reinterpretações intimistas de suas próprias composições para a Terno Rei, assim como músicas de seus EPs solo: “Fantasmas” (2021) e “Japão” (2016). Sater também deve dar alguns spoilers de seu primeiro álbum de estúdio com seu nome, que tem lançamento previsto para ainda este ano.

Com o nome de Baleia de Lupe, Jonathan Tadeu e Vitor Brauer, da Lupe de Lupe, tiram Felipe Pacheco Ventura e Gabriel Vaz da aposentadoria da Baleia, que anunciou seu fim no ano passado. A turnê “Sem Sair na Rolling Stone” terá início nesta quinta 28, no Motim, no Rio de Janeiro. Esse show já está esgotado e promete ser agitadíssimo, mas não se preocupe, a banda fará turnê extensa pelo Brasil no próximo mês, com direito a uma noite de encerramento no mesmo Rio de Janeiro.   

Manuela Julian, mais conhecida por seu trabalho como vocalista das bandas Pelados e Fernê, fará seu show solo como abertura de um noite muito especial para o Picles. Pela primeira vez, Rafael Castro, dono da casa de shows e figura central na CENA paulistana, sobe ao palco em Pinheiros para apresentar seu primeiro trabalho inédito em oito anos. Curiosamente, apesar do tempo sem lançamentos, este será o 20º álbum de Rafael Castro. E, como o evento acontece na Sexta-Feira Santa, ganhou o nome de “Paixão de Castro” 

***
E MAIS

E tem muito mais para rolar nesta semana! Começamos a listona no Blue Note de São Paulo nesta terça 26, com Frederico Heliodoro apresentando repertório da MPB. E, falando nisso, no mesmo dia o Bona Casa de Música recebe encontro entre mãe e filho da “realeza da MPB”, com show esgotadíssimo de Nara e João Gil. Na quarta 27, Geraldo Azevedo se apresenta na Casa de Francisca, enquanto no CCSP Juçara Marçal, Suzana Salles e Kiko Dinucci cantam Itamar Assumpção. E tem ainda a grande reunião do saudoso e barulhento grupo Smack, de Thomas Pappon, Sandra Coutinho (Mercenárias) e Edgar Scandurra no Porta. Banda de quando o indie era mato. Para a quinta 28 pré-feriado, temos: Siba no Picles, Mãeana fazendo mais um show esgotado cantando João Gilberto e João Gomes na Casa de Francisca, Mahmundi levando seu “Amor Fati” para a casa Natura Musical e Assucena mostrando o espetáculo “Lusco-Fusco” no CCSP. Ainda na quinta 28, o grupo Abacaxepa faz a festa no Mundo Pensante e Juliana Linhares realiza show de seu álbum “Nordeste Ficção” no Sesc Carmo. Para a sexta 29 de feriado, temos Karina Buhr em versão “Voz e Tambor” no Bona Casa de Música, No mesmo dia, mas no Rio, Tiê apresenta seu show “Saudade é Amor” no Blue Note carioca, a banda Maglore se despede do álbum “V” no teatro Riachuelo e O Terno leva seu “Atrás/Além” para um show esgotado no Circo Voador. No sábado 30, Saulo Duarte convida Anelis Assumpção para uma apresentação na Casa de Francisca, enquanto MC Tha manda ver seu show “Meu Santo É Forte” na Casa Natura Musical. No Sesc Vila Mariana, ainda no sábado 30, Castello Branco faz show de lançamento do EP “Quase de Saída” e a dupla Os Garotin agitam o Sesc Pompeia. Marcelo Janeci faz a dupla de shows de fim de semana desta lista no Sesc 14 Bis, no sábado 30 e domingo 31. Para fechar tudo, a banda Colomy se apresenta no CCSP e o brasiliense Hodari tem performance marcada no Sesc Pinheiros, com as participações de Vitão e Luccas Carlos.

***
FIQUE DE OLHO

Está chegando mais uma edição do Queremos Festival. Neste ano, o evento acontece no sábado, 13 de abril, na Marina da Glória, e conta com line-up interessantíssimo. Do lado nacional, o festival elencou Djavan, Ana Frango Elétrico, Djonga, Rubel, a DJ Kenya Hz e Lenine & Marcos Suzano, esta última dupla levando ao palco o show do disco “Olho de Peixe” (1993). E, para as atrações internacionais, o Queremos traz de volta ao Brasil o artista americano-venezuelano Devendra Banhart, assim como escalou os artistas de jazz e R&B Alfa Mist e Adi Oasis. Para quem não conseguir ir até o Rio, Devendra Banhart se apresenta no dia 10 de abril, em São Paulo, na Áudio, e no dia 11 de abril, em Porto Alegre, no Opinião. Enquanto Alfa Mist e Adi Oasis dividem a noite também dia 11, mas na Áudio, em SP.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, .
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]