Top 5 Shows – Melly e as mulheres. Marcelo D2 e os bambas. Russo Passapusso e os clássicos

Está começando a semana mais agitada para as mulheres na música com o Women’s Music Event, em São Paulo. Enquanto isso tem Marcelo D2 tocando samba também em SP e as lendas Antônio Carlos & Jocafi com o superativo Russo Passapusso, no Rio. O Thunder chamou o Tatá Aeroplano para trazer o saudoso gaúcho Júpiter Maçã para os anos 2020, lá no Bar Alto. E as cariocas Julia Mestre e Mahmundi levam seus lançamentos para BH. O giro musical brazuca está lindo. 

Nesta semana acontece espalhada por São Paulo a sétima edição do Women’s Music Event, uma plataforma de música, negócios e tecnologia criada para aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música. A programação de shows e conferência é intensa. Você pode conferi-la completa por aqui. Artistas em ascensão na CENA, como as baianas Melly e Assucena, são destaques. Fora Rachel Reis, Drik Barbosa e o último show da banda Mulamba. Biblioteca Mário de Andrade, praça Dom José Gaspar e Casa Natura são alguns lugares que recebem o evento feminino delas, por elas, para todos.

Mais conhecido por seu trabalho como rapper, Marcelo D2 traz a São Paulo seu show de samba. Isso mesmo, acompanhado pelo Um Punhado de Bamba, o artista carioca deixa de lado a persona do rap e explora esse outro ritmo brasileiro. Neste ano deve sair seu novo álbum solo, que abraça as sonoridades do samba, e para este show Marcelo D2 toca as músicas novas, como o single “POVO.DE.FÉ”. Claro que não podem faltar seus clássicos como “Qual é?” e “Desabafo”, mas até seus hits ganham uma roupagem de samba para a apresentação. 

É um verdadeiro privilégio assistir Russo Passapusso acompanhado por Antônio Carlos & Jocafi em seu espetáculo que é o projeto “Alto da Maravilha”. O trio passa pelo Circo Voador no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, com abertura de Karina Buhr em voz e tambor. Nesta apresentação, Passapusso conduz a audiência de forma impressionante pelo seu trabalho com a clássica dupla Antônio Carlos & Jocafi, trazendo muito do afrofunk e afrobeat baiano para o contexto atual. O show é envolvente do começo ao fim 

Dois figuraças da música paulistana, o grande Luiz Thunderbird e o tarimbadíssimo Tatá Aeroplano, sobem juntos ao palco do Bar Alto para prestar um tributo sonoro ao saudoso dândi psicodélico brasileiro Júpiter Maçã, referência absurda do famoooooooso rock gaúcho dos 90/2000 que nos deixou em 2015, aos 47 anos.

A capital mineira recebe dois lançamentos cariocas nesta sexta-feira. Abrindo a noite, com suas sonoridades animadas e meio anos 80, 90 e 2000 tudo em um, Julia Mestre, aqui fora do Bala Desejo, leva seu segundo disco solo, “Arrepiada”, para os palcos da Autêntica. Para arrematar, Mahmundi apresenta “Amor Fati”. Em seu quarto álbum de estúdio, Marcela Mahmundi segue nas sonoridades solares de seu pop tropical. Coincidentemente ou não, ambos os discos foram produzidos por Lux Ferreira. Que noite interessante para conhecer, juntos e ao vivo, os novos trabalhos dessas duas artistas.

***
MAIS

Sophia Chablau e sua banda Uma Enorme Perda de Tempo estão aprontando alguma coisa para julho, mas por enquanto eles tocam no Picles, na quinta 15. No mesmo dia, do outro lado da cidade, a diva dos anos 1980 Fernanda Abreu se apresenta no Sesc Bom Retiro. Ainda na “superquinta” temos Pedro Viáfora no Bona, Jair Naves no Bar Alto, Brisa Flow no Sesc Consolação, Giovani Cidreira no Pompéia e Curumim + Saulo Duarte no Mundo Pensante. Lá em Blumenau, SC, a banda Bike inicia turnê brasileira no Ahoy Club. Na sexta 16, no luxuoso Blue Note, Lia Paris mostra seu “Vive La Chanson”. Enquanto isso, Davi Sabbag e a Potyguara Bardo se apresentam no Cineclube Cortina. No sábado animado, o 17, vai ter no Espaço Unimed, quando Ney Matogrosso bota seu “Bloco na Rua” para os paulistanos. E, enquanto Roberta Sá faz show no Circo Voador, no Rio, Anelis Assumpção dá as caras na Casa Natura Musical. E segue ainda a programação do importante festival Transforma, feito pela galera queer, que entre muitas outras coisas gratuitas traz no sábado 17 um show da ótima banda Noporn no Centro Cultural Olido, no centro de SP. Ufa!

***
FIQUE DE OLHO

Na próxima semana acontece a décima edição do festival mineiro Sensacional! O line-up traz a slice of life da pluralidade da música brasileira atual, com nomes como Marina Sena, Céu, Hermeto Pascoal & Grupo, Yago Opróprio com participação de Criolo, entre muitos outros. O evento, que completa uma década em Belo Horizonte, vai rolar novamente no Parque Ecológico da Pampulha, no dia 24 de junho.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]