Top 5 Shows – Festa de festivais pelo Brasil domina a semana. Se Rasgum, Super MECA, Balaclava Fest, Afropunk e Turá POA

Top 5 Shows – Festa de festivais pelo Brasil domina a semana. Se Rasgum, Super MECA, Balaclava Fest, Afropunk e Turá POA Foto: divulgação

Não que a gente se espante com a quantidade de festivais que este país está proporcionando. Mas este final de semana que vem, especificamente, está um exagero. Nenhum meeeeegafestival, mas cinco eventos musicais de tamanhos aprazíveis, digamos, desses que ainda botam artistas e bandas como centro das atenções, acontecem no mesmo final de semana, literalmente de Norte a Sul. Olha que a semana ainda tem tipo Alanis Morissette “perdida” em SP e um Peter Bjorn & John fazendo aqueles shows solo especialíssimos no Cine Joia. Mas o Top 5 precisava de um Norte. E até o Sul.

Como um dos mais longevos e peculiares festivais indies do país, o Se Rasgum chega nesta semana com cinco dias de festival, unido algumas das maiores referências da música nacional, como Planet Hemp, Marcos Valle, Xênia França, Terno Rei, Anelis Assumpção e Mahmundi, com algumas boas surpresas internacionais, tipo a banda indie americana Thus Love e o jamaicano Max Romeo, um dos maiores ícones do reggae. Não bastasse isso tudo, ainda tem toda uma curadoria regional de artistas em ascensão e a superunião com outros sete festivais da Amazônia Legal, para promover a música regional. E uma das coisas que diferem e destacam o Se Rasgum dos outros festivais é que eles têm Belem. Nós vamos estar lá.

E chegou a vez dele, um dos mais incríveis e corajosos festivais indie do Brasil. Nesta ediçãodo Balaclava Fest teremos seis muito bem escolhidas atrações internacionais, com a banda neozelandesa Unknown Mortal Orchestra como headliner. Aqui vale o destaque para o duo americano Whitney, que com seu indie com elementos de folk e country é um dos mais aguardados. Vamos todos felizões para mais um Balaclava Fest.

Em sua nova versão carioca, o returbinado MECA une neste sábado alguns dos melhores artistas que estão tocando por aí nesta semana movimentada. O line-up do Super MECA, como está sendo chamada esta edição carioca de uma das marcas indies mais legais, conta com a banda americana Whitney, o trio sueco Peter Bjorn and John, e o nigeriano Seun Kuti. A união do verão carioca com esse line-up vai dar um festival perto da perfeição. 

Vamos com mais um festival icônico. Neste fim de semana rola mais um edição do internacional mas já totalmente baiano Afropunk. Com Victoria Monet, Djonga, Vandal, BaianaSystem e muito outros artistas da cultura afro, o Afronpunk está honrando seu título de maior festival de cultura negra do mundo. 

O Turá é mais um festival que está se espalhando pelo Brasil e neste fim de semana desembarca em Porto Alegre. Os dois dias de evento acontecem no Anfiteatro do Por do Sol, com Caetano Veloso e Emicida sendo os grandes nomes de encerramentos das noites. O festival repete alguns sucessos das edições de São Paulo, como Alceu Valença e Duda Beat, e rola até Fresno convida Pitty, um show que foi bastante elogiado na última edição do Popload Festival. 

***
E MAIS

Começamos a semana no Espaço Unimed com uma dupla de shows da pesada, Gojira e Mastodon, hoje, terça 14. No mesmo dia, ali pertinho no Allianz Parque, Alanis Morissette faz show da sua turnê de 25 anos do emblemático “Jagged Little Pill”. Ainda na terça 14, o pernambucano Siba se apresenta na Casa de Francisca, a dupla Juçara Marçal e Cadú Tenorio têm performances no Centro da Terra, e rola o aniversário do Picles (uhuuul). A casinha de shows de Pinheiros celebra mais um ano de vida no pré-feriado com um belo line-up da CENA, que conta com nomes como Tatá Aeroplano e Sophia Chablau. Para curtir o feriado, na quarta 15, tem Ava Rocha com seu show imperdível na Casa de Francisca, Maglore com show do álbum “V” na Casa Natura Musical, Julia Mestre recém-chegada da Europa no City Lights e Nego Bala no Sesc Vila Mariana. Na quinta 16, Antônio Neves faz um super show com participação de Dadá Joãozinho no Bar Alto, Fernando Catatau apresenta repertório só de músicas românticas, com participação de YMA, no Bona Casa de Música, Bruna Alimonda e Augusta Barna fazem show no Mundo Pensante com participação de Bruno Berle e, no Picles, a francesa Laure Briard divide a noite com a banda Boca de Leoa. Para a sexta 17 temos Sain apresentando o show do seu último álbum “KTT ZOO”, com muitas participações especiais, na Casa Natura Musical. E acontece também o primeiro sideshow do Balaclava Fest, com a australiana Hatchie, a americana Winter e a britânica PVA na Casa Rockambole. Ainda na sexta 17, Zudizilla apresenta show de seu disco “Zulu: Quarta Parede (Volume 3)”. E ainda na sexta 17 o trio sueco Peter Bjorn & John, o assobio, toca no Cine Joia. Na Autêntica, em BH, rola o Hip Hop Doc Festival na sexta 17 e sábado 18, com Don L, KL Jay, Tássia Reis e outros artistas da CENA. No sábado 18, Assucena faz o show de seu disco “Lusco-Fusco” na Casa Natura Musical. No mesmo dia temos o segundo sideshow do Balaclava Fest, com o Owen, projeto solo do vocalista da banda American Football, na Casa Rockambole. E mais: No Sesc Av Paulista, Anná canta Gonzagão com participação de Marcelo Jeneci, enquanto no Sesc Belenzinho o Ivyson faz show de sua turnê “Girassol” e no Sesc Pompéia o Jards Macalé faz a primeira de duas noites. Nessa dupleta de shows de fim de semana, a banda Tuyo se apresenta no Itaú Cultural no sábado 18 e domingo 19. Ainda rola mais um festival em São Paulo, o Daki Fest, com Duda Beat como headliner no sábado 18, e Luedji Luna do domingo 19. Para fechar mais uma semana, Os Garotins tocam no Bona Casa de Música, Luiza Villa repete sua performance de Joni Mitchell, desta vez no Blue Note, e temos, sempre neste novembrão, a residência de Evan Dando no Bar Alto. Ufa, ainda bem que tem feriado nesta semana.

***
FIQUE DE OLHO


Este é mais que especial. Em março de 2024, no dia 5, pela primeira vez no Brasil e em show único, a histórica banda punk americana Bikini Kill, de Kathleen Hanna, se apresenta na Audio, em SP. Trazida pela Associação Cultural Cecília, veja que maravilha. Falar da importância de Hanna e sua banda por aqui ia nos custar dias de relatos, mas ficamos no combo: punk, grunge, Nirvana, ativismo, manifesto riot grrrl, fanzines, The Linda Lindas, Olivia Rodrigo. Não à toa, e ainda bem, os ingressos se esgotaram em uma hora. Quem não adquiriu vai ter que se virar… Perder este show não é uma opção.

***

* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda americana Thus Love, atração do Balaclava Fest e do Se Rasgum nesta semana. Sob foto de Ebru Yildiz
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]