Top 5 Shows – E tome festivais legais na semana. Mas do nosso tamanho. Vozes, Batekoo, CoMA e Híbrido são destaques

Semaninha com vários festivais “boutiques” bons e a batelada de shows legais de sempre. E com uma agenda de destaque e ampla não só em São Paulo. A gente gosta assim!! Escolha seu palco.

Neste fim de semana acontece a primeira edição do Vozes do Amanhã. Este novo festival, dos mesmos organizadores do Coala Festival, vai na linha de unir artistas consagrados com vozes em consolidação na música brasileira, promovendo esses encontros que estão tão na moda. A primeira edição acontece no maravilhoso Museu do Amanhã, com palco montado em frente ao espelho d’água. E, veja só, os encontros prometem! No sábado 7, Criolo convida Leci Brandão e Silva, enquanto Russo Passapusso vai apresentar o “Alto da Maravilha” com Antonio Carlos e Jocafi. No domingo 8, Maria Bethânia recebe Tim Bernardes, e Marcos Valle convida Tulipa Ruiz.

A festa Batekoo nasceu em Salvador em 2014 como um expoente da cultura preta e foi crescendo ao longo dos anos para se tornar o maior festival de música proposto por e para comunidade negra, afro-diaspórica e LGBTQIAP+ do Brasil. Neste sábado 7 acontece a versão paulistana do Batekoo Festival, em sua segunda edição, desta vez no Memorial da América Latina. Com um mix fervoroso de DJs, rappers e artistas, o Batekoo traz o que há de mais relevante na CENA preta atual. Este ano o festival tem como headliners a rainha preta do pop, Liniker, e o clássico do pagode dos anos 90, Grupo Revelação.

Consciência, música e arte. Estes são os pilares do Festival CoMA, que rola por cinco dias em Brasília. Com quatro palcos espalhados pelo CCBB, a 6ª edição do festival acontecerá variado, com shows, diversas atividades culturais e até uma mostra de cinema documental sobre música. O line-up da parte sonora traz a pluralidade da CENA nacional com novidades, como Melly e Potyguara Bardo, e alguns headliners de peso: Francisco, El Hombre, Letrux, João Bosco Quarteto e BaianaSystem. 

Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo dá sequência neste domingo em BH a sua turnê com 18 datas pelo Brasil. Esta é a primeira grande excursão grande da turma desde o lançamento do “Música do Esquecimento”, segundo disco da banda. Com seu pop rock cabecinha, Sophia Chablau e banda vêm conquistando um público forte fora de sua casa, em São Paulo. Muito mais do que prestar atenção no esperto rock que a banda faz, fica a nossa dica, é importante também focar nas letras das novas músicas, na mesma medida inteligentes e divertidas, e que tiveram colaborações de todos os membros da banda.  

Este aqui é um rolê diferente quase não tão mais diferente assim. Em sua segunda edição, o Festival Híbrido é um empreendimento canábico com atividades de arte, cultura e economia verde. O evento acontece de sexta a domingo agora no Komplexo Tempo, na Mooca. Além das atividades em torno da verdinha, o Híbrido também terá shows de artistas que apoiam a causa, como o rapper Yago Opróprio e Miniestereo Público, uma festa dub mara de Salvador organizada pelos mesmos caras que organizam o BaianaSystem. Uma experiência no mínimo elevada. 

***
E MAIS

Vamos começar nas alturas nesta semana. No alto, ali no Bar Alto, na quarta 4, tem DEB e os Jovens Ateus. No mesmo dia, rola Waly Salomão: Dito e Lido, no Sesc Pinheiros. Na quinta 5, tem show raridade do Ombu no Bar Alto, Mart’nália no Sesc Belenzinho, Os Mutantes tocando os sucessos da carreira na choperia do Sesc Pompéia e a primeira de duas noites, quinta 5 e sexta 6, de Assucena no mesmo Pompéia, mas no teatro, para lançamento de seu álbum “Lusco-Fusco”. Corram para as Colinas é uma banda de Curitiba com o nome peculiar que se apresenta com a paulistana Lizard Cult no FFFront na sexta. Também na sexta, Rodrigo Campos e Romulo Fróes fazem show do single “Cidade Trovão” na Casa de Francisca. No MIS, Bebé se apresenta na sexta 6, enquanto a banda Del Rey leva seu álbum dos anos 2000 ao vivo para o Sesc Guarulhos. E rola um line-up interessante de Poison Fruit, Gigios, Giu Nunez e Ubuntu no Cineclube Cortina. Está difícil escolher onde passar a sexta à noite. Para os shows de temporada, de sexta 6 a domingo 8, Martinho da Vila apresenta seu concerto Negra Ópera no Sesc 14 Bis, Elba Ramalho toca no teatro do Sesc Belenzinho e ÀTTØØXXÁ faz o lançamento de seu álbum “Groove Deluxe” no Pompéia. No Rio, Marina Sena encara dois shows esgotadíssimos no Circo Voador, na sexta 6 e sábado 7.  Se sexta estava difícil decidir para onde ir, sábado está ainda mais. Nesse dia rola a Filipe Catto no Bona Casa de Música, tocando voz e violão, tem Céu apresentando o show “Fênix do Amor” na Casa Natura Musical, a banda belo-horizontina Daparte no Sesc Belenzinho, a Del Rey volta para a lista só que no Sesc Jundiaí e Paulinho Boca de Cantor assume o Sesc Guarulhos para fazer show dos Novos Baianos em comemoração aos 50 anos de “Acabou Chorare”. Para fechar o sábado grandão em SP, vai rolar o Marshmallow Festival no Canindé, com Gloria Groove e Baco Exu do Blues como headliners. Em BH, Coruja BC1, Akira e DJ Bebela tocam na Autêntica, e em Porto Alegre Lou Garcia se apresenta no Agulha. Nas últimas duplas de shows do fds, BNegão e Black Mantra interpretam o álbum “Tim Maia”, de Tim Maia, no Sesc 24 de Maio, no sábado 7 e domingo. Nos mesmos dias, Brisa Flow se apresenta no Sesc Santana. Para fechar a agenda da semana, vai rolar Supervão no Bar Alto, no domingo 8.

***
FIQUE DE OLHO

A banda argentina Perotá Chingó volta ao Brasil neste mês para comemorar os 11 anos de vindas para cá. Já estávamos com saudade! No ano passado, o duo portenho fez um show lindo no nosso querido Popload Festival. E, olha, por conta de alguns desencontros com a organização do Sesc quase que essa turnê não passa por São Paulo. Mas, no fim, a Áudio será a casa paulistana de Perotá Chingó na sexta, 20 de outubro. A banda ainda toca no MECA (Caldeira), em Porto Alegre, no dia 21, e no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no dia 22. 

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o cantor Criolo, em foto de Helder Fruteira.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]