Top 5 Shows – Coquetel Molotov leva o Brasil ao Recife. MECA se estende a Porto Alegre. Sophia Chablau ficando graaaande. Gringos da nova música invadem o Bar Alto. Semana está quente!

Dois dos mais queridos festivais indies brasileiros acontecendo na semana no Brasilzão, um evento fera de jazz em SP, dobradinha internacional da nova música em clubinho, Sophia Chablau e banda “going big” no Cine Joia. Que semana linda!

Chegou a semana para celebrarmos a vigésima edição do tradicionalíssimo festival indie pernambucano No Ar Coquetel Molotov. Seguindo sua linha de curadoria sempre inovadora, o line-up do festival contempla a diversidade de ritmos brasileiros e leva para Recife shows como o imperdível Boogarins tocando o Clube da Esquina, FBC com participação de Uana e Marcelo D2 com seu IBORU. O festival ainda evidencia artistas em ascensão na CENA como Bebé Salvego com participação de Bruno Berle e Mateus Fazeno Rock. As mais de 30 atrações serão divididas em três palcos que ocuparão o campus da UFPE. Uma edição histórica para um festival que define o que é fazer um festival independente no Brasil desde sua edição 1. 

Em sua quinta edição, o Sesc Jazz retorna nesta quarta 18 com uma programação de 35 shows entre atrações nacionais e internacionais do jazz. O projeto foca em uma curadoria voltada a uma compreensão expandida do jazz como gênero e seus reflexos na música contemporânea. A abertura da programação fica por conta do baterista americano Makaya McCraven, conhecido por suas colagens sonoras que trabalham a intersecção entre o jazz e a música eletrônica. Aqui tem toda a vasta programação.

Em seu próximo passo rumo a uma nova expansão, outro estandarte do festivais independentes brasileiros, o MECA, vai para (a sua) Porto Alegre com a edição do MECA (Caldeira), neste sábado 21. Com uma programação multicultural que já é a marca registrada do multi-selo de shows e festas, o MECA ocupa o Instituto Caldeira com um cardápio recheado de música e conversas. Entre os 13 artistas escalados para o festival, destacamos os shows d’Os Mutantes, o duo argentino Perotá Chingó e o ótimo “Alto da Maravilha” de Russo Passapusso com Antonio Carlos e Jocafi.

Showzão folk inglês dentro do pequeno clube do Bar Alto, na quarta 18 e quinta 19, com o carismático cantor e compositor Tom Speight, de Londres, tocando as canções de seu mais recente álbum, “Love & Light”. O primeiro deles tem a abertura de outro gringo, o esperto indie pop The Boy from the South, este também de Londres artisticamente mas nascido em Barcelona. Quem abre o concerto de Speight na quinta 19 é a conhecida cantora e compositora mineira Jennifer Souza, artista da Balaclava. Últimos ingressos disponíveis para ambas as datas.

Toda primeira vez é especial. Agora, a estreia da Sophia e sua turma boa no Cine Joia tem tudo para ser marcante. Tocar no Joia é quase um rito de passagem para bandas, especialmente paulistanas, e neste domingo 22 a Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo tem seu debut neste palco icônico. Com abertura de Jonathan Doll e os Garotos Solventes, que combina lindo com o pop rock cabecinha de Sophia Chablau, a noite será ainda mais especial com participações de Negro Léo e Vitor Araújo, produtor do recém-lançado “Música do Esquecimento”, segundo disco da Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo.

***
E MAIS

Na terça 17, mais conhecida como hoje, Chico Bernardes faz show de despedida de seu primeiro disco, homônimo, com participação de Gabriel Milliet, no Bona Casa de Música. No paralelo, vai estar acontecendo na Casa de Francisca a apresentação de Kiko Dinucci, fazendo a primeira de duas noites com seu mais recente disco, “Rastilho.” No Rio, na quarta 18, o argentino Nacho Rodrígues se divide com Moreno Veloso no palco da Audio Rebel. Voltando para SP, mas mantendo o mood do país vizinho, a banda argentina Onda Vaga toca no Cine Joia, na quinta 19. Também na quinta 19, vai rolar show da YMA no Picles, Anelis Assumpção canta repertório do reggaeiro famoso Peter Tosh no CCSP e a Casa Natura Musical recebe Victor Xamã e Zudzilla para o “Frequências, 1 noite e 2 shows”. Para a sexta 20, em SP, temos o desencalacrado show das argentinas Perotá Chingó, amigas da Popload, no Áudio Club, na Barra Funda. E mais da sexta 20: a mexicana Silvana Estrada se apresenta no Cineclube Cortina, o duo Gabriel Serapicos e Bruna Lucchesi no Picles, a cantora Tiê no Bona Casa de Música, o carioca Rubel faz show esgotado no Espaço Unimed e rola o Bailoki com Tangolo Mangos e Os Fonsecas na Casa Rockambole. Em Porto Alegre, Curumim e Saulo Duarte se apresentam no Agulha, na sexta 20, num show que faz parte do MECA (Caldeira). Com atrações como Elba Ramalho, Vanessa da Mata e Xande de Pilares, o festival Clássicos do Brasil acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, da sexta 20 ao domingo 22. De volta a São Paulo, no sábado 21, a banda argentina Conociendo Rusia toca no Cineclube Cortina, a teatral Abacaxepa se apresenta no Bona Casa de Música, rola a dupla de shows Haikaiss e Síntese no Cine Joia, tem o mestre Jorge Ben Jor no Espaço Unimed, o Carnaval fora de época da Charanga do França no City Lights SP, Assucena faz seu espetáculo Índia, um tributo a Gal Costa, no Sesc Santo André, e Mia Badgyal apresenta o show “Generosidades” no Sesc Santo Amaro. Para fechar a lista da semana bem em SP, vai rolar show do Rashid na Casa Natura Musical, no domingo 22. Enquanto isso, em Goiânia, o duo de shoegaze Gorduratrans toca no Shiva Alt-Bar. E em Porto Alegre a banda argentina Conociendo Rusia tem concerto marcado no Agulha. 

***
FIQUE DE OLHO

Falando em festivais históricos, está chegando mais uma edição do Afropunk. Nos dias 26 e 27 de novembro, o movimento Afropunk se reúne em Salvador para celebrar a força do encontro de ritmos, vivências e cultura. O line-up completo ainda não saiu, mas só pelo que já foi divulgado vale a experiência: vai rolar Liniker, Emicida, Baco Exu do Blues e muito mais. 

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o rapper, cantor, funkeiro, soulman FBC.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]