RATATAT: um manual para o futuro fã!

>>

ratatat

Atração do Popload Festival, que acontece no dia 08 de outubro, em São Paulo, o duo nova-iorquino RATATAT consegue agradar gregos e troianos. Neste caso, os “gregos” seriam a galera da música eletrônica e os “troianos”, claro, o pessoal do rock. É aquele tipo de música que consegue fazer você suar na pista enquanto o amigo do lado ensaia um air guitar tímido. Se você nunca parou para ouvir a banda, ainda dá tempo de fazer um “supletivo Ratatat” e chegar no festival com coreografia pronta! Abaixo, um guia definitivo para você saber por onde começar:

1º PASSO – “Loud Pipes”

Até a feitura desse post, “Loud Pipes” tinha 17,824,016 visualizações no youtube. É sem dúvida a música mais popular do Ratatat e o som que melhor representa a banda e a nossa explicação acima, ou seja, o ponto de partida perfeito. O groove é viciante, do tipo que você pensa “eu poderia ouvir isso no repeat para sempre”. Concordam?

2º PASSO – Classics

Se “Loud Pipes” te conquistou, temos uma boa notícia: o álbum Classics, lançado há exatamente DEZ anos (22/08/06), é cheio de músicas do mesmo tipo, alternando riffs de guitarras viciantes com synths. Para ouvir no trabalho ou colocar numa festinha, Classics é sempre uma boa! Curiosidades: * totalmente instrumental, a não ser pelo sample de um gato selvagem na faixa “Wildcat”. * parte do álbum foi gravada em uma casa que a Björk mantinha em Nova York. Em 2008 a banda remixou “Wanderlust”, single da cantora islandesa.

3º PASSO – “Videoclipes”

Neste momento, você deve estar curioso para descobrir a cara da banda, então saiba de uma coisa: os meninos do Ratatat, Mike Stroud e Evan Mast, não são muito de aparecer. Não é que eles usem máscaras, eles simplesmente ficam nas sombras e lançam videoclipes esquisitos. Escolhemos alguns:

DRUGS

NECKBRACE

ABRASIVE

4º PASSO – “Cream on Chrome”

Ratatat já tem 10 anos de estrada. Se você quer se preparar para o show, é sempre bom dar uma ouvida no trabalho mais recente. Magnifique foi lançado em julho do ano passado e tem 14 faixas. Recomendamos “Cream on Chrome”, primeiro single, considerada umas das melhores músicas de 2015 pela conceituada rádio australiana Triple J. Ela mostra que a banda continua afiada e com novas sonoridades — além de também entrar na categoria “belo clipe enigmático”:

5º PASSO – “Live on Pitchfork Festival”

Como todo bom fã, é importante conhecer as melhores apresentações ao vivo das suas bandas favoritas. E, como uma boa banda, Ratatat surpreende. Eles fazem o público embarcar em uma experiência que envolve não só música, mas um show psicodélico de (muitas) luzes e de recursos audio-visuais impressionantes. O duo se apresentou no Pitchfork Festival do ano passado e este é um registro perfeito para você saber o que esperar:

6º PASSO – RATATAT Playlist

Para deixar a sua trajetória de fã-de-primeira-viagem do Ratatat ainda mais fácil e divertida, fizemos uma playlist no Spotify com 10 músicas essenciais do duo, além daquelas mais tocadas em shows recentes.

RATATAT se apresenta no Popload Festival ao lado de Wilco, The Libertines, Battles e Ava Rocha!

COMPRE O SEU INGRESSO AQUI

figurinha_ratatat

>> VEJA TAMBÉM:

* BATTLES, um manual para o futuro fã

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 22/08/2016
Beth Gibbons – anúncio quadrado interna 02
Terreno Estranho: Devil in a Coma [quadrado interna 2]
Terreno Estranho – horizontal fixo vermelho