Popnotas – O Tiny Desk da Girl in Red; o adorável festival 5 bandas; Gabriel Ventura e a nada simples simplicidade de “Fogos”

– Atração das bem esperadas do próximo Lolla BR, mês que vem, inclusive com um side show em SP programado, a norueguesa Girl in Red fez sua estreia na session entre mesas e estantes do ótimo programa Tiny Desk, de Washington D.C. Gravada durante sua turnê americana do final do ano passado, e colocada no ar há apenas algumas horas, a session da Girl in Red trouxe uma Marie Ulven até que bem-humorada para o tipo de letra que canta com todo o peso da “juventude incerta”, digamos, e pelo fato de ter passado a noite no ônibus da tour e acordado direto para fazer o Tiny Desk. Ícone lésbico do indie pop atual, deu para ouvir durante a session que a sala do Tiny Desk estava bem cheia de garotas, por conta dos aplausos entusiasmados e das risadas rasgadas quando a ídolo delas contava uma historinha engraçada qualquer entre as canções. Que foram num total de quatro: “Phantom Pain”, “Summer Depression”, “Too Much” e “I Wanna Be Your Girlfriend”.

CENA – Não só o pequeno grande festival paulistano 5 Bandas anunciou já sua próxima edição como já confirmou sua primeira banda (das cinco). Ancorado agora na Casa Rockambole, na Vila Madalena, o 5 Bandas, criado pelo Alexandre “Minuto Indie” Giglio, vai acontecer no dia 26 de abril e terá no line-up a banda Adorável Clichê, um dos nomes legais do belo momento atual do indie catarinense. O show da Adorável Clichê no festival é da tour do segundo disco do quarteto de SC, “Sonhos Que Nunca Morrem”, lançado em 2024 pela Balaclava. O último Festival 5 Bandas rolou no mesmo lugar em agosto passado, e teve em sua escalação o músico Ale Sater e as bandas Hoovaranas, Pluma, Paira e Besouro Mulher.

CENA – É de uma beleza absurdamente simples o vídeo novo do músico e produtor Gabriel Ventura. “Fogos” é o single que o vocalista e guitarrista do Rio, que tocou na hoje extinta banda Ventre, lançou nesta terça-feira com som e imagem, em direção ao seu segundo álbum, “Pra Me Lembrar de Insistir”, a ser lançado em abril pela Balaclava Records. O primeiro disco de Ventura é de 2022, o ótimo “Tarde”. Depois, em 2023, ela veio com o EP “Sessões de Tenor”. “Fogos” é dessas MPB modernas tão cheias (ricas) das instrumentações (tem uma harpa como personagem quase principal, “rivalizando” com os dedilhados de violão característicos de Ventura) e da ternura contundente da letra envolta por nuances vocais. Só que, ao mesmo tempo e como o vídeo “vida simples” que a acompanha, é de uma simplicidade arrebatadora. Tudo muito bonito aqui, em cada uma de suas (várias) camadas.








MDE 1 – horizontal miolo página
CIRCUITO horizontal fixo interna