*** Nossos queridos escoceses/brasileiros do Franz Ferdinand, mais uma vez, fizeram o que sabem de melhor: nos surpreender. A banda de Alex Kapranos apareceu no Piano Room, série de sessions um tanto quanto mais aprimoradas, como diz o nome, que é realizada pela BBC Radio 2, a rádio cult da rede inglesa. Na session, que contou com set de cordas e uma orquestra, o Franz Ferdinand escolheu uma cover que tinha tudo a ver com o cenário: “Toxic”, da Britney Spears. Apenas. O hit pop do início dos anos 2000 ganhou uma versão desconstruída, ainda que divertida, tendo o Alex impondo sua voz de um jeito mais grave, dando ainda mais originalidade para a releitura. Sério, ficou bom.
*** Uma das maiores estrelas da história da música, o grande Neil Young anunciou sua primeira turnê mundial para valer desde a pandemia. O astro canadense, que no final deste ano chegará lindamente à casa dos 80 anos de idade, oficializou uma série de shows no verão em espaços abertos na Europa e na América do Norte, entre os meses de junho a setembro. A série começará em Rattvik, na Suécia, e passará depois por Noruega, Alemanha, Irlanda, Bélgica e Holanda. Algumas novas datas, especialmente no Reino Unido, devem ser anunciadas nesta semana. Vale lembrar que o músico está confirmado no Glastonbury deste ano. Em agosto, Neil voltará para a América e passará por cidades como Toronto, Vancouver, Detroit, Chicago, Nova York (entre outras), e terminará o rolê dia 15 de setembro no icônico Hollywood Bowl, em Los Angeles. A lista completa de shows pode ser conferida aqui.
*** Quem deu sinal de vida e rendeu uma popice musical – e não para falar de seu ex, Elon Musk – foi a Grimes. A cantora ressurgiu com duas gravações antigas em sua conta no Soundcloud no final de semana. A primeira delas se chama “I Don’t Give A Fuck, I’m Insane”, datada de fevereiro de 2019, mais ou menos na época em que ela anunciou para o mundo seu relacionamento com o magnata amigo do Trump. A outra faixa se chama “The Fool” e deve aparecer em seu próximo álbum. Esta, ainda não se sabe de quando é datada, mas foi parcialmente apresentada pela cantora na véspera das eleições norte-americanas do ano passado, com trechos como: “Oh you’re a fool ’cause you tried to give me the moon/ And all I can give back is poetry”. Indireta para alguém?
— 𝖦𝗋𝗂𝗆𝖾𝗌 ⏳ (@Grimezsz) November 5, 2024