Na última semana, enquanto a seleção brasileira sofria uma derrota histórica por 4 a 1 para a Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo, uma outra goleada argentina aconteceu, mas desta vez nos palcos do Lollapalooza Brasil, no último e terceiro dia de festival. E, digamos, desta vez o Brasil não saiu derrotado. Pelo contrário.
Ca7riel y Paco Amoroso, a dupla dinâmica do cenário musical portenho, apresentou um espetáculo que fez o público brasileiro “bailar” e cantar canções antes somente assistidas em sua passagem histórica pela plataforma americana “Tiny Desk”, da NPR, uma das performances mais virais dos últimos tempos da famosa session.
E, falando em Tiny Desk, onde para muitos foi revelado pela primeira vez a estética fashion e irreverente da dupla (vulgo o chapéu de esquimó azul e colete de coração de pelúcia), fomos surpreendidos com uma singela referência aos adereços icônicos da apresentação, ambos estampados numa arte colada na parede de lambes a caminho do palco Mike’s, o “mais longe” do Lolla-BR.
Para debutar em solo brasileiro, o duo apostou em um look de pele bovina (Paco) e uma camiseta com a escrita “ADORO DJs” (aqui uma homenagem de Catriel a Liana Padilha, trazendo o nome homônimo do último EP da banda brasileira NOPORN). Para o cabelo, nada poderia ser tão patriota que “mullets” argentinos.
Já quem esperava um show regado de ritmos latinos, influenciado principalmente pela ascensão de gêneros como “reggaeton” no cenário musical atual, foi surpreendido por ainda mais diversidade de influências como trap, música eletrônica e até mesmo jazz. Rolou até coro coletivo pelos fãs mais fervorosos quando performado os hits “Dumbai”, “Baby Gangsta” e “El Único”.
Novos admiradores foram provavelmente formados ali mesmo, e em tempos de rivalidade esportiva é reconfortante ver que, no campo da música, as fronteiras se dissolvem, permitindo que talentos argentinos como dos hermanos Ca7riel e Paco Amoroso conquistem corações brasileiros com sua arte.
***
* Cobertura Popload do Lollapalooza Brasil 2025:
Lina Andreosi, Vinicius Dota (autor deste texto do Ca7riel y Paco Amoroso), Fernando Scoczynski Filho, Marcela Andreosi, Lúcio Ribeiro.
** As fotos do duo Ca7riel y Paco Amoroso usadas neste post são de Moriva.
***
– Popload no Lolla – Sophia Chablau chapou o festival de música boa, bom humor e forte posicionamento. Vai ser daqui pra onde?
– Popload no Lolla – Entre bad e good trips, a enfim excelente apresentação do Tool no Brasil