Maior do que uma espera pela volta dos Smiths talvez seja apenas a impressão de que a banda nunca voltará mesmo. Mas um evento significante nesta semana envolveu dois antigos companheiros do grupo. E um deles definitivamente não é o Morrissey, que abandonou um show em Los Angeles dia desses, alegando que “estava muito frio”.
Foi o baixista Andy Rourke e o guitarrista Johnny Marr que voltaram a dividir seus instrumentos históricos em uma mesma gravação após 35 anos, ou seja, pela primeira vez desde o fim dos Smiths.
O resultado é “Strong Forever”, faixa que está no novo disco do Blitz Vega, grupo que Rourke faz parte ao lado, por exemplo, de Kav Blaggers, ex-Happy Mondays, outra banda consagrada na Inglaterra.
Blaggers, inclusive, demonstrou ter ficado surpreso com a reunião dos dois antigos companheiros. “O Andy me ligou dizendo que o Johnny iria gravar umas partes de guitarra. Daí perguntei: Johnny Marr? E ele disse que sim, daquele jeito muito Manchester”, contou em entrevista à Rolling Stone. “O que queríamos para a faixa é exatamente aquilo que o Johnny faz. Ele tem um som muito distinto. Nós amamos”.
Outra curiosidade sobre “Strong Forever” é que a faixa chegou a ser gravada em 2020 para uma campanha anti-bullying no futebol, com a participação de Tom Meighan, então vocalista do Kasabian. No entanto, os problemas pessoais de violência doméstica envolvendo o cantor, que foi condenado a 18 meses de condicional e 200 horas de trabalho comunitário à época, fizeram a divulgação ser cancelada.
“Strong Forever” pode ser ouvida abaixo.