Uma das figuras mais emblemáticas, talentosas e sofridas da música alternativa em todos os tempos, Daniel Johnston nos deixou há quase cinco anos, mas sua obra segue reverberando de uma forma sublime.
Foi lançado hoje o primeiro vinil de uma apresentação ao vivo do artista norte-americano. E como tudo o que o cercava, o show é envolto de certo mistério, já que a data exata não é conhecida. Só se sabe que foi em Nova York, em abril de 2000, numa época em que ele fez aparições diversas na cidade.
O responsável por resgatar este registro histórico é Mark Kramer, fundador do selo Shimmy-Disc, marca responsável por “Alive in New York City”, este projeto póstumo fabuloso, que em sua primeira tiragem tem 555 cópias numeradas manualmente em vinil.
“Alive in New York City” traz Johnston em seu estado puro, com suas canções nuas e cruas entoadas por sua voz frágil e ao mesmo tempo poderosa. Além de suas criações próprias, o show teve espaço para homenagear seus ídolos dos Beatles, com covers de “You’ve Got to Hide Your Love Away” e “Live and Let Die”.
Junto com as músicas, há também uma entrevista raríssima do cantor pelas ruas de NY. “Daniel fez vários shows em Nova York em abril do ano 2000, mas não há como saber ao certo a data exata em que essa gravação foi feita, nem o local em que ocorreu a apresentação. Desculpe. Este LP foi masterizado a partir de um material bruto que Kramer encontrou 20 anos depois. Ele contém uma performance brilhante de Daniel Johnston na íntegra, não editada, inalterada e inesquecível. Essas memórias terminam com um breve trecho de uma entrevista de rua que Daniel concedeu em Nova York, gravada no mesmo período de sua vida extraordinária. Esperamos que vocês valorizem esses momentos marcantes tanto quanto nós”, é o resumo da Shimmy-Disc.
Vamos celebrar.