Let’s groove! Popload faz parceria com a plataforma francesa Groover para a caça da nova música, que vira seção semanal

Descobrir, ouvir, curtir, propagar, repete!

A plataforma francesa de música Groover, há alguns anos na Europa (fundada em 2018), está também abrindo espaço cada vez maior à música brasileira para estabelecer conexão de músicos/bandas de todo o mundo com todo mundo de mídias, curadores e influenciadores de toda monta.

A notícia é que agora a Groover estabeleceu uma parceria com a Popload para, juntos, descobrirmos, ouvirmos, curtirmos, propagarmos. E repetirmos.

Funciona assim, do lado dos criadores sonoros: qualquer artista ou produtor musical pode se inscrever pelo site da Groover. Basta criar o perfil de artista na plataforma, bolar a campanha musical selecionando os curadores desejados e enviar essa campanha!

Depois é só esperar os resultados, os feedbacks, que podem ser na forma de “conselhos críticos” ou envolvimentos maiores, como divulgação em sites de conteúdo, redes sociais e até a oportunidade de um show marcado.

Dito tudo isso, duas coisas importantes: a Popload virou parceira da Groover nesta caça à nova música. Outra: dessa parceria vai fazer nascer mais uma seção aqui, esta “Let’s groove!”, que vai trazer ocasionalmente alguns dos bons nomes “pescados” nesta busca ao que num passado não muito distante chamávamos de “the next big thing”, porque, você sabe um dia o U2, o Oasis, o Pearl Jam, o Nirvana começaram pequenos, mostrando suas musiquinhas iniciais por aí, para alguém. A Groover quer encurtar esse caminho.

Vamos à primeira lista?

***
* JODY LYNN (EUA)
electronic – pop – R&B
@jodylynnmusic

Jody Lynn é uma produtora americana que faz um eletrônico de veia pop e cujo “rótulo” em seu perfil nas redes diz bastante do ainda pouco que sabemos sobre ela: “songwriter in a lyrical life”. Esta “LaDiDa”, canção que ela inscreveu na Groover, cabe tanto numa pista de dança como é deliciosa para ouvir sozinho no quarto para aproveitar seu lado “dreamy”. Repara! E dia 29 agora, sexta, ela solta mais um single, “Flipside”. Olho nela.

***
* VIDEOSONIC (Brasil)
instrumental – rock – jazz
@videosonicband

Esta energética “Fuz”, que eles subiram na Groover para apreciação geral, é uma das faixas do recém-lançado EP da VideoSonic, powertrio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas que agora tem CEP paulistano. Quando você faz a associação do tipo de música e da região de onde vem seu líder, o guitarrista Tom Trujillo, você reconhece a pegada de algum lugar. Sim, tanto “Fuz” quanto o EP todo teve a produção de Bruno Kayapy, da histórica banda instrumental Macaco Bong, que era de Cuiabá. Detalhe: o trio vira um quinteto quando inclui uma galera VJ como integrante, já que combina seu som com “paisagens sonoras”. Um segundo álbum da VideoSonic está a caminho.

***
* EDIE YVONNE (EUA)
Indie – pop – punk
@edieyvonnerrose

Canção indie absurda que a jovem Edie Yvonne lançou em julho, esta “In the Rain”, que está no perfil dela na Groover. Daquelas de instrumental fofo e voz na linha do rock feminino americano dos anos 90, de boas e várias nuances. De lá para cá Edie (que ilustra a chamada da home para este post) já soltou mais dois singles, “On Your Mind” e o último deles, para a mais agitada “Queen Bee”, lançado há três dias. Todos bem bons. Edie já daria uma bela abertura de shows da Olivia Rodrigo, por exemplo. Somos fãs, já.




MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]