Em Dublin e em meio ao caos, Arcade Fire volta “normal” aos shows. Nos EUA e Canadá, rádios indies começam a boicotar a banda

Em Dublin e em meio ao caos, Arcade Fire volta “normal” aos shows. Nos EUA e Canadá, rádios indies começam a boicotar a banda Foto: GETTY

O cenário era de bastante apreensão na noite de ontem, em Dublin, na abertura da turnê mundial do grupo canadense Arcade Fire. O show aconteceu no calor da matéria bombástica divulgada pela bíblia indie “Pitchfork” no último final de semana, na qual foi noticiada que Win Butler, o líder do grupo canadense, está sendo acusado de assédio por quatro pessoas.

Em um breve resumo, as acusações apontam que os fatos teriam ocorrido entre 2016 e 2020. As vítimas seriam três mulheres e uma pessoa de gênero fluido, e tinham entre 18 e 23 anos na época, sendo em média 15 anos mais jovem do que o músico canadense.

Win confirmou os envolvimentos com as mulheres, mas negou todas as acusações e disse que todas as relações foram consensuais. Sua esposa e companheira de banda, Régine Chassagne, já tinha conhecimento a respeito dos casos e apoiou o marido em comunicado.

Pois bem. Desde o sábado passado, quando a matéria foi publicada, as manifestações e desdobramentos têm sido diversos. Algumas rádios norte-americanas suspenderam canções do Arcade Fire em suas programações. O termo usado foi “pausa”, até a situação for mais bem esclarecida. E o número de emissoras tem crescido nas últimas horas. Entre elas estão algumas rádios americanas e a rede CBC e a Indie88, duas das principais estações do Canadá.

Do outro lado do oceano, ontem, o primeiro climão surgiu com o show de abertura da também canadense Feist, que resolveu doar a arrecadação de seus produtos oficiais à venda no local das apresentações para a instituição Women’s Aid Dublin, que cuida de mulheres que sofreram abusos.

No entanto, ao que tudo indica, o show ocorreu normalmente dentro do possível. O Arcade Fire mostrou canções de seu novo disco, “WE”, lançado neste ano. E não deixou de fora canções clássicas de seu extenso e aclamado catálogo musical. O encerramento da apresentação foi com uma cover de “Dreams”, da banda local The Cranberries.

Nesta quarta, Arcade Fire e Feist voltam a se apresentar na mesma arena, em Dublin. Por enquanto, a turnê está seguindo sua programação.

Veja vídeos do show de ontem do Arcade Fire em Dublin.

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Alisson Guimarães   dia 31/08/2022
Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – quadrado interna
Editora Terreno Estranho “Jarvis Cocker” – anúncio quadrado interna 02
NOVO Circuito – horizontal fixo interna