Come here and play! Offspring e o revival do punk da Califórnia em São Paulo

Na próxima sexta-feira, em São Paulo, começa a nova edição do Lollapalooza Brasil. E, ali em Interlagos, no primeiro dia do festival, o público brasileiro vai poder ver e sentir por si mesmo um grande revival de uma das cenas internacionais mais importantes do rock “recente”: a do punk californiano 1994, que há exatos 30 anos não deixava a música jovem americana afundar em depressão com a estúpida morte de Kurt Cobain, o fim do Nirvana e o início do ocaso do revolucionário grunge.

Em 1994, sem combinar combinando, Green Day e Offspring saiam dos subterrâneos para lançar seus principais discos, o Rancid mudava vocalista e guitarrista para surfar essa onda, o Blink-182 soltava sua demotape que a própria banda considera o primeiro álbum e até veteranos do underground Bad Religion e NOFX viravam bandas para as “massas” (punks).

O auê estava formado e r.i.p., Cobain!

Se o Bad Religion já desfilou seus hits punks há pouco mais de três meses em São Paulo, na última edição do Primavera Sound, sexta-feira que vem, no mesmo autódromo de Interlagos, vamos ter a oportunidade de “viver 1994” com os bombásticos shows no Lollapalooza Brasil das bandas Blink-182, a atração principal do festival, e o incrível Offspring.

Tanto nos Lolla Chile e Argentina, os relatos que os shows da banda do Dexter foram os mais agitados do festival, nos dois países, com mais rodas punks no público do que nos shows do Blink (seis rodas punk, abaixo).

Agora, trazemos a apresentação no Lolla Chile do Offspring, no fim de semana. Na sexta que vem, é aqui em São Paulo.

Em Interlagos, o Offspring toca às 19h05 no palco principal. O Blink-182 entra em ação às 21h30. E nessas 1994 estará superrepresentado em SP.

Ainda sobre o Offspring, poucas banda têm uma música como “Come Out and Play” para iniciar o show e outra como “Self Steam” para encerrar.

***
* A onda punk californiana de 1994 segue muito representada pelo Green Day, que nunca deixou de estar em turnês gigantes e grandes festivais. A partir de maio agora, em lugares gigantes tipo o estádio de Wembley em Londres, o grupo faz a turnê celebratória por EUA e Europa tocando na íntegra seus famosos discos “Dookie” (exatamente o de 94) e o “American Idiot” (de 2004), efemérides redondas. Uma das bandas de abertura para isso, em várias datas, é exatamente o Rancid, que a partir de julho, fora seguir o Green Day, tem sua enorme tour americana, incluindo festivais.

**
* A sequência que inclui o Offspring no Lolla BR na sexta-feira é sensacional e diversa. Começa com o Jungle (ou Miss Kittin) no palco 2, chega o Offspring no 1, vai o Arcade Fire no 2 e termina com o Blink-182 no principal. O Lolla BR 2024 acontece de sexta a domingo agora no autódromo de Interlagos. O festival ainda traz no line-up King Gizzard and the Lizard, Phoenix, Holzier, The Driver Era e Fletcher, para citar alguns e sem mencionar os nomões tipo Limp Bizkit e Sam Smith e seus rasgos. Mais informações de line-up e serviços podem ser encontrados aqui. Ingressos para o evento ainda podem ser 

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]