CENA – Três artistas para não perder de jeito nenhum no festival No Ar Coquetel Molotov, em Recife

Outubro chegou e com o novo mês chega também uma nova leva de festivais pelo Brasil. Entre eles, o indie No Ar Coquetel Molotov, em sua histórica vigésima edição, que acontece em Recife no próximo dia 21.

A gente já contou por aqui sobre a importância desde sempre do Coquetel Molotov, uma das iniciativas pioneiras que pavimentou a estrada que desembocou nessa onda absurda de festivais brasileiros (só em SP tem quatro neste final de semana, pensa).

Montado fora do eixo, ou seja longe de São Paulo ou Rio, o NACM tem sua primeira edição datada em 2003, quando festival no Brasil era tudo mato.

Bom, o mundo girou, capotou, e gora em 2023 o Coquetel Molotov chega refletindo toda a riqueza da geografia musical brasileira com artistas e bandas de todos os cantos e com mais de 12 horas de música em 3 palcos diferentes.

Viemos aqui, parceiros de mídia que somos do festival pernambucano, destacar três artistas da nova geração que serão imperdíveis para ver ali no calorzinho de Recife, dia 21. 

***
* Bebé Salvego (SP)

No auge de seus 19 anos, Bebé (foto na chamada da home para este post) tem se destacado na CENA paulistana. Em 2021, a cantora de Piracicaba lançou seu primeiro álbum solo, “Bebé”, produzido pelo baterista Sérgio Machado Plim, conhecido por seu trabalho com Criolo e Metá Metá. Com referências de indie pop e R&B, a estética sonora de Bebé foi muito influenciada por seus pais, ambos do ambiente musical. Sua mãe é produtora executiva e seu pai é violinista, criando uma bagagem para muito além de sua idade. Com colaborações com artistas como Ana Frango Elétrico e BK, para o Coquetel Molotov a apresentação de Bebé terá a participação do artista alagoano Bruno Berle, também em ascensão na CENA. Altamente recomendado.

***
* Bixarte (PB)

A paraibana Bianca Manicongo é atriz, compositora, rapper e poetisa, e conhecida artisticamente como Bixarte. Em março deste ano, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Traviarcado”. O disco passa por ritmos latinos, etnopop, trap e batidas do Kettu para referenciar o fim do patriarcado do ponto de vista de uma pessoa travesti. Com parcerias com Urias, Bia Ferreira e Drik Barbosa, Bixarte é uma nova voz no rap nacional e já está se destacando bem na CENA. 

***
* Mateus Fazeno Rock (CE)

Com referências de Nirvana a Djavan, o cearense Mateus Fazeno Rock tem tido crescente evidência na CENA. Ele cresceu na periferia de Fortaleza, onde teve contato com todos os gêneros que constroem a música popular brasileira atual: o funk, o rap, o reggae e o dub. Mas o que influenciou mesmo sua jornada para chegar em um som com pitadas de grunge e punk foi um contato com Nirvana, Silverchair e outros clássicos do rock quando era criança. Desde então, Mateus, como seu nome artístico entrega, traz essa mistura de referências para o seu trabalho, criando o que chamou de “rock de favela”, um rock que reflete suas vivências. Baita artista para conferir. E o Mateus Fazeno Rock ainda se apresenta no Primavera Sound São Paulo, em dezembro.

***

O No Ar Coquetel Molotov 2023, que acontecerá em Recife no dia 21 de outubro no campus da UFPE, além desses mencionados destaques terá no line-up nomes amplos e variados como Luedji Luna (BA) e Marcelo D2 (RJ), TUM (SP), Brisa Flow (MG), N.I.N.A. (RJ), MC Luanna (BA), Bruno Berle (AL), Deekapz (SP), Tuyo (PR), Irmãs de Pau (SP) e Àttooxxá (BA) com participações de CIEL (PE) & Ana Suav (PA), FBC (MG) com participação de Uana (PE) e Boogarins (GO) tocando o Clube da Esquina (MG) pela primeira vez no Nordeste. Mais informações sobre o festival e ingressos, aqui.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]