CENA – Taxidermia vai à Ilha de Vera Cruz para traduzir a nova música do Brasil

Em nova fase, o duo baiano Taxidermia mostra sua visão do presente, juntos desta vez.

O nascimento deste projeto entre Jadsa e João Meirelles, há alguns anos, foi marcado pela distância forçada pela pandemia e que os impulsionou a criar um conjunto de músicas que retratasse aquele momento para os artistas, resultando em dois EPs: “Vol. 1” (2020) e “Outro Volume” (2021).

Se os dois primeiros trabalhos do Taxidermia foram uma resposta de movimento e releituras para o lockdown, com “Vera Cruz Island”, álbum que sai hoje, o duo se viu desejando retratar o retorno à vida, em uma fase mais solar, marcada pela possibilidade de estarem juntos fisicamente para produzir este projeto.

Um dos principais reflexos disso são as manipulações eletrônicas, que ganham nuances e sonoridades mais orgânicas, ampliando assim a força das composições e a capacidade vocal de Jadsa e dos colaboradores do disco.

Este foi um elemento que permanece dos EPs. Todo o trabalho da dupla é marcado pelas colaborações, o que resulta ironicamente em uma taxidermização da CENA.

Elaborando melhor: ao selecionar alguns dos principais nomes em ascensão e destaque na CENA, como Bruno Berle, Rei Lacoste e a banda Tuyo, o duo consegue gerar uma documentação deste momento musical passando por suas experimentações musicais, ou seja, a sua versão “taxidermizada” da CENA.

A força do disco reside na confiança e versatilidade do duo ao manipular composições simples e que poderiam soar repetitivas, como o uso das mesmas letras em diferentes versões e linguagens.

Em vez de criar ao cansativo, cada versão tem suas qualidades e o conjunto da obra traz um necessário refresco para o cenário da música eletrônica contemporânea.

Em uma CENA eletrônica viciada em remixar antigas referências quase num copia e cola, o projeto Taxidermia consegue de fato unir referências, nomes em destaque na CENA e novas manipulações para criar algo novo e refrescante. E de hoje!

Selecionamos algumas das principais músicas de “Vera Cruz Island”, o novo disco da dupla Taxidermia. Tem todo o álbum de onde tiramos essas! A imagem dos vídeos é a capa de “Vera Cruz Island”.

***
* A foto do Taxidermia que ilustra este post é de Ayumi Ranzini

In-Edit 2024 – anúncio horizontal interna
SPCF Café e Música – anúncio horizontal fixo interna