CENA – Por esta você não esperava. A improvável volta do… MOPTOP

Quarteto brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro no começo dos anos 2000 em meio aos estilhaços que os Strokes causaram na música (e no Brasil), a outrora adorada banda Moptop não só anunciou que está de volta como (primeiro) lançou de repente uma música nova hoje, vai (segundo) lançar um disco novo em maio e (terceiro) tem um show de retorno marcado em São Paulo no dia 12 de julho.

Nomes aos bois: o single de hoje se chama “Last Time”. O disco, “Ghosts”. O show acontecerá Augusta Hi-Fi e os ingressos já estão sendo vendidos.

O Moptop acabou faz 15 anos. E qualquer chance de volta nessa onda de retornos que assola faz tempo a música era sempre postergada porque metade do quarteto mora no exterior, um nos EUA, outro na Austrália.

E foi cada um num lugar do planeta que gravaram esse novo single, o “Last Time”. Sonoridade caseira proposital ou circunstancial que lembra bem o pique dos primeiros discos da banda (“Moptop”, de 2006, e “Como Se Comportar”, 2008) e até dos primeiros singles dos próprios Strokes.

O Moptop, formado lá nos 2000 e ainda hoje por Gabriel Marques (voz/guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria), meio que “reinava” no indie nacional da época. Descolaram logo uma grande gravadora (Universal), tocavam nos grandes festivais brasileiros daqueles tempos (Abril pro Rock, MADA< Porão do Rock) e abriram vários shows gringos bons, tipo Oasis, Interpol, Franz Ferdinand, Keane.

Noel Gallagher sentado no chão do aeroporto de Guarulhos em 2006, usando camiseta do Moptop, que abriu o show do Oasis em São Paulo

Aliás, a apresentação de abertura do show do Franz Ferdinand na Fundição Progresso, no Rio, em 2010, foi a última aparição ao vivo do Moptop.

“Fazia mais de dez anos que eu não pegava numa guitarra. Me dei um violão novo de presente de aniversário e, inacreditavelmente, as músicas começaram a surgir, uma atrás da outra. Havia muitos motivos para não gravar esse disco nem voltar com a banda — trabalho, família, a distância enorme entre a gente e, acima de tudo, a impossibilidade de ensaios. Mesmo assim, sentimos que precisávamos fazer isso acontecer”, diz o cantor, guitarrista e compositor Gabriel Marques. 

Abaixo, a nova do Moptop, “Last Time”, seguida do principal hit deles nos 2000, a música “O Rock Acabou”, ao vivo para a MTV.

MDE 1 &#8211; horizontal miolo página
Terreno Estranho &#8211; horizontal fixo Mark Lanegan