A cidade São Paulo, para quem é de fora ou para quem vive nela, não tem o apelido de “Paulicéia Desvairada” de bobeira. A colossal cidade mais urbana do país, com todos os problemas e as delícias de lugares desse porte, ganhou esse apelido do modernista Mário de Andrade em 1922, veja você.
Isso foi em 1922, imagina esse desvario de SP em 2025. A banda eliminadorzinho, um dos grandes destaques da nova safra do auto-denominado emo (ou o novo indie), imaginou e traduziu em single e vídeo novos.
O trio, Gabri Eliott (voz e guitarra), João Haddad (voz e baixo) e Tiago Schützer (voz e bateria), acabou de lançar a espertíssima “A Cidade É uma Selva”, música que vai estar no segundo álbum da banda, a ser lançado ainda neste ano pela Cavaca Records.
O cenário imaginário da música e o real do vídeo é a “icônica” Faria Lima, a rica avenida que rende tantos negócios para a cidade ao mesmo tempo que nos rende tantos memes zoeiras.
“Seus animais silvestres!/ Parem de entrar na minha cidade!!”, grita Tiago em “A Cidade É uma Selva”. Sim, Tiago é baterista e um dos cantores do Eliminadorzinho. Mas a Gabri e o João também têm seus momentos vocais na banda.
O recado geral tá dado:
“Parem de entrar na minha cidade!!
Parem de entrar na minha cidaaaadeee!!
…
Mosquitos, pernilongos e tudo mais
[Coça, coça, coça, coça, coça]
Não para de coçar!”
São Paulo já ganhou várias músicas depois que Mário de Andrade a traduziu em poemas no começo do século passado. Ira! e Inocentes, para citar só duas, que o digam.
Mas o célebre poeta e contista talvez adoraria recontar a história dessa Paulicéia doida depois de ouvir a guitarrista Gabri Eliott explicar a seu modo a cidade, hoje.
“Ser uma travesti transicionando socialmente significa que as pessoas na rua te olham com um certo nojo sem vergonha nenhuma. Senti esse olhar durante as gravações, mas de um jeito diferente, afinal eu estava usando uma máscara de inseto. Foi divertido atrair esse desgosto de uma forma mais leve e engraçada, provocando nas pessoas a reação que cantamos na música”, explica Gabri, uma das novas agentes da atual Paulicéia.
O vídeo é autoexplicativo. Curta aí embaixo som e imagens de “A Cidade É uma Selva”, com o Eliminadorzinho, a primeira música inédita da banda em três anos.