CENA – Amaro Freitas brilha no Coquetel Molotov, em sua Recife. Em maio, chega enorme (septeto) no C6 Fest

Um dos shows mais comentados do festival No Ar Coquetel Molotov, que aconteceu no último sábado em Recife, o músico Amaro Freitas  fez finalmente uma apresentação ao vivo de seu mais recente disco, “Y’Y”, em sua cidade-natal.

Acompanhado por Sidiel Vieira, no contrabaixo, e Rodrigo “Digão” Braz, na bateria, o pianista pernambucano lotou o espaço do palco Natura, instigando o público com seu estilo único, criando camadas sonoras que trazem um frescor para o jazz com referências da música amazônica.

Em seu quarto álbum de estúdio, “Y’Y”, que se pronuncia “eey-eh, eey-eh”, Amaro Freitas se inspirou nas histórias dos povos originários e comunidades da Amazônia. As nove faixas, totalmente instrumentais, utilizam técnicas de piano preparado e sobreposições rítmicas, em que ele toca cadências harmônicas diferentes em cada mão, que surpreendem o ouvinte a todo momento. 

Neste trabalho e em suas últimas performances ao vivo, Amaro Freitas tem mostrado uma evolução para além do jazz, se aproximando da música amazônica e da música clássica avant-gard, num contraste extremo ao pop e ao rap que estão em maior evidência na CENA. Como, no Coquetel, era o caso da rapper Ajuliacosta, que se apresentava no palco principal do festival no mesmo horário que Freitas. O que talvez tenha gerado um estranhamento entre aqueles que ainda não conhecem o trabalho do pianista. 

Neste 2024, Amaro Freitas excursionou pelo Brasil e pelo mundo com seu show, e no próximo ano Amaro Freitas retorna à Europa já em fevereiro.

Suas próximas apresentações no Brasil serão duas e ambas em São Paulo. A primeira no Teatro Cultura Artística, na mesma formação de trio, no dia 9 de abril. A outra será, digamos, com mais pompa.

No dia 22 de maio, Amaro Freitas faz show inédito acompanhado por um septeto dentro da programação do C6 Fest, no Auditório Ibirapuera. Em noite em que também se apresentam a artista paquistanesa Arooj Aftab e o músico etiopiano Mulatu Astatke. 

***
* Amaro Freitas é parte da escalação da próxima edição do C6 Fest, a terceira do festival paulistano, que acontece no Ibirapuera (SP) dos dias 22 a 25 de maio de 2025, com seus dois primeiros dias numa pegada jazz e com suas atrações pop, indie, eletrônica, brasileira no final de semana. Pretenders, Gossip, Nile Rodgers (e seu Chic) e Wilco são alguns dos nomões a se apresentar no parque. Ingressos (ou o que restam dele) podem ser encontrados aqui.

** As fotos do músico ao vivo no Coquetel Molotov, usadas para este post, são de Hannah Carvalho (@hnnhcrvlhfotografia)

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo vermelho