>>
Há exatos 20 anos, a Inglaterra comemorava o renascimento de sua música com a consolidação do Britpop, depois de uma época obscura e ofuscada pela avalanche grunge americana.
Evidenciado pela rixa entre os “bonzinhos” Blur e os “bad boys” Oasis, o movimento viu a treta chegar ao seu ápice com a disputa direta nos lançamentos dos singles “Country House”, do Blur, e “Roll With It”, do Oasis. Na época, o selo do Blur antecipou o lançamento justamente como estratégia de marketing, para bombar ainda mais a briga que já era pública, após diversas alfinetadas dos dois lados em diversas entrevistas.
Na época em ascensão mundial e preparando aquele que seria seu disco de maior sucesso comercial – (What’s the Story) Morning Glory? – o Oasis surgia como representante da classe trabalhadora. Por outro lado, o Blur vinha de uma linhagem que combinava mais com a classe média. As características opostas entre as duas bandas eram evidentes e isso fazia a rivalidade ultrapassar o noticiário musical, sendo comum ver os dois grupos serem explorados como temas de pautas jornalísticas em todos os tipos de publicações.
Em uma estratégia agressiva, o Blur botou seu single à venda pela metade do preço do lançamento do Oasis: 0,99 x 1,99. No fim das contas, o Blur acabou vencendo a batalha por uma diferença de 58 mil cópias, computando 274 mil contra 216 mil do Oasis. Foi a primeira vez que a trupe de Damon Albarn alcançou o topo das paradas de singles.
A ação e todo o envolvimento da mídia e do público fizeram as bandas se apresentarem no tradicional programa Top Of The Pops. Enquanto o Oasis botou Liam Gallagher na guitarra e Noel emulando seu irmão caçula nos vocais, o Blur apareceu na TV com Alex James vestindo uma camisa do Oasis. Tudo em nome da velha e boa tiração de sarro britânica.
Se o Blur ganhou a batalha, o Oasis acabou vencendo a guerra em termos de popularidade, com o lançamento do álbum Morning Glory, até hoje um dos 5 discos mais vendidos da história da música britânica. Damon & Co. buscaram outros caminhos musicais mais experimentais nos álbuns seguintes. Aliado à popularidade absurda do Oasis fora da Inglaterra, o Britpop gradativamente perdeu força enquanto movimento.
* Passados 20 anos, os dois lados fizeram as pazes e se tornou consenso de que boa parte da rixa foi alimentada pelas gravadores, para bombarem as vendas e promover os artistas. Há dois anos, Noel Gallagher chegou a dividir o palco com Damon Albarn e Graham Coxon em um evento beneficente, em prol de crianças com câncer, na Inglaterra. Curador do evento, foi Noel quem escalou o Blur como uma das atrações.
>>