Antes de morrer (de novo), banda sueca Refused faz show único em São Paulo

Tem algo de especial nas bandas de rock da Suécia. Seja os ritmos acelerados do Hives, a teatralidade do Ghost ou o metal destruidor do Meshuggah e do Opeth, parece que as bandas desse país em particular se sobressaem às de seus vizinhos europeus. Esse também é o caso do Refused, banda que surgiu nos anos 1990 para “revolucionar” o punk e conseguiu, com o disco que (hoje) é considerado clássico, “The Shape of Punk to Come”, de 1998.

Só que o mundo demorou a entender o Refused, e a banda parou em 1998 mesmo. Só retornaram em 2012, em uma reunião que começou no festival Coachella, já rendeu dois discos novos e continua até hoje.

Mas tem prazo de validade. O grupo anunciou que vai parar de vez, e que sua turnê atual será a derradeira. Porém, para a felicidade dos sul-americanos, o Refused anunciou que fará sua primeira (e única) passagem por aqui.

Em um post em suas redes sociais, a galera do Refused comentou: “Não queríamos matar a banda antes de irmos à América do Sul, então vamos a São Paulo, Buenos Aires e Santiago. Não é muito (estamos pulando nove países do continente), mas é o que deu para fazer agora”.

O Refused se apresenta em SP no dia 31 de outubro, no Terra SP, uma joint-venture realizadora da Balaclava Records e da produtora Powerline. Os ingressos já estão à venda.

Confira abaixo um vídeo de uma apresentação recente do grupo em Nova York.

***
* O crédito da foto do Refused que ilustra este post é de Tim Tronckoe.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan