A trilha sonora da ótima série de TV “O Urso”, que te pega pelo estômago (mesmo)

As duas pegam. A trilha e a série em si.

Está em cartaz na plataforma Star+, da Disney, a série “The Bear”, o “O Urso”, última das boas sensações dos seriados de TV do ano que estreou em junho nos EUA e chegou em setembro por aqui.

2022 já foi bacana com a música em séries em outras oportunidades, como o fenômeno “Running Up That Hill”, da Kate Bush, em “Stranger Things”, ou a Wandinha Adams dançando “Goo Goo Muck”, da espetacular banda psychobilly The Cramps.

Mas a curadoria musical de “O Urso” é um absurdo: toca Wilco, REM, Radiohead, Refused, Pearl Jam, Breeders, John Mellencamp, Beach Boys em momentos até em que a música não é simplesmente um fundo sonoro.

A trama se passa em Chicago, e tem um episódio em que um rádio está ligado e o DJ anuncia com gosto o herói indie Sufjan Stevens tocando sua maravilhosa “Chicago”, faixa da obra-prima indie-geográfica que é o álbum “Come on Feel the Illinoise”.

“O Urso” conta a história de um chef de cozinha que tem sua renomada trajetória interrompida quando o irmão mais velho, com quem sempre teve uma relação Noel-Liam, resolve se matar e deixar para ele de herança uma problemática lanchonete de carnes em Chicago.

Estrelada pelo ótimo e por enquanto algo desconhecido Jeremy Allen White (o chef proprietário), “O Urso” é considerada a melhor série de ambiente de trabalho desde “Mad Men”.

É um desespero de linda e desespero literal nas relações com que trata seus personagens. Fora o jeito espetacular de mostrar uma Chicago lado B.

Até a marca alemã de camiseta branca que Jeremy usa em todos os capítulos virou item fashion obrigatório nos EUA, com “O Urso”, que está em sua primeira temporada e tem a segunda asseguradíssima para 2023.

Estreou nos EUA no canal Hulu bem quietinha, despretensiosa. Terminou o ano como a sensação da TV de 2022.

>>



MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]