Top 5 Shows – Vapors of Morphine, Shakira, Homeshake e a penca de brasileiros. Semana movimentada

Tem Shakira na nossa agenda, pensa. Mas chamamos atenção mesmo para nosso texto abaixo contando sobre a importância histórica de ter um Morphine, ainda que na forma de vapor. Semana divertida para não ficar em casa.

A presença da banda Vapors of Morphine nesta semana em São Paulo serve para algumas coisas. Primeiro para nos proporcionar uma bela noite de shows no Cine Joia, numa data que vai ainda vai ter a abertura dos guerreiros indies sorocabanos Wry. Segundo, para homenagearmos novamente o saudoso Mark Sandman, um dos mais importantes “soldados” da música independente americana, que fundou com amigos o incrível grupo de post-rock Morphine em 1989 na cena de Boston, que na época entre outras tinha “só” a novinha Pixies circulando por lá. Sandman morreu no palco em um show na Itália em 1999 aos 46 anos. Ataque do coração fulminante. Três meses antes de vir tocar no Rio e em São Paulo no Free Jazz Festival (que depois virou Tim Festival). Tempos depois, os membros fundadores restantes do Morphine optaram por continuar o legado da banda, mas como Vapors of Morphine. Por tudo o que envolve esse show, uma noite especialíssima no Cine Joia.

Falando em presenças ilustres, a famoooosa cantora Shakira está de volta ao Brasil para um par de shows. Recém-laureada pela academia da música, a cantora colombiana recebeu seu quarto Grammy no início deste mês por seu álbum “Las Mujeres Ya No Lloran”, na categoria de melhor álbum latino. Em seu mais recente trabalho, Shakira reflete sobre o conturbado fim de seu relacionamento com o ex-jogador Gerard Piqué, trazendo muitos hinos de empoderamento feminino. As mulheres já não choram e estão prontas para requebrar muito os quadris nesses showzaços. 

Em turnê desde o lançamento do disco no ano passado, Duda Beat leva sua “Tara e Tal” para o palco do Circo Voador nesta sexta 14. A pernambucana radicada no Rio de Janeiro estará em casa com seu show já muito bem azeitado. Dividido em três atos, num reflexo dos três álbuns que fez até hoje, o show apresenta Duda Beat mais pop do que nunca. A abertura da noite ficará por conta do duo carioca Mundo Vídeo, fazendo sua estreia no Circo com seu recém-lançado debut “Noite de Lua Torta”.  

Depois de quase uma década de sua última vinda, ainda como guitarrista do clássico indie Mac Demarco, o canadense Peter Sagar está de volta ao Brasil com seu projeto solo, Homeshake. Para o show, que já está esgotado, o repertório deve focar nos seus dois mais recentes álbuns, “CD Wallet” e “Horsie”, ambos lançados em 2024. Mas é claro que devem rolar alguns hits e quem sabe uma música ou outra de seu tempo com Mac? Veremos nesta sexta.

Também nesta sexta 14, o rapper Black Alien se apresenta na Audio celebrando os 20 anos do álbum “Babylon by Gus Vol. 1”. Neste trabalho seminal para sua carreira, o primeiro depois de deixar o Planet Hemp, o artista carioca fez sua incursão inicial solo no rap com um trabalho que marca a CENA até hoje. Depois de duas décadas, Black Alien é referência no rap nacional e este é o primeiro show da turnê de comemoração, já com entradas esgotadas. Mas ainda há ingressos para a segunda data, dia 23/2, também na Audio.

***
E MAIS

Mais uma semana e mais uma listona completa de shows para você curtir nesta semana, começando com a banda Tietê, que apresenta as primeiras músicas de seu disco de estreia no show Tâmisa, nesta terça 11, no Centro da Terra. Para a quarta 12 temos um aquecimento para o Carnaval com Samuca e a Selva no Porão da Casa de Francisca. O agito começa a valer na quinta 13 com Anna Vis, Pode Tudo! Só Não Pode Qualquer Coisa e a portuguesa Linda Martini na Porta Maldita, tem o grupo Ema Stoned no Bar Alto, Guilherme Held e banda apresentam “Corpo Nós”, com participação de Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz, no Porão da Casa de Francisca, vai rolar o duo Febre 90s na Casa Natura Musical e tem especial de Carnaval do grupo Abacaxepa no Mundo Pensante. Tem ainda Juvi e a Rapazeada no Picles, a colombiana Mayra Sánchez se apresenta no Sesc 24 de Maio e o baiano Nego Freeza faz sua estreia no Prata da Casa do Sesc Pompeia. Ufa, vai rolar tanta coisa na quinta 13 quanto na sexta 14. Falando em sexta 14, teremos Bruno Berle no Bona Casa de Música, Inferninho Trabalho Sujo com Varanda, Grand Bazaar e Cordão Cheiroso na Casa Natura Musical, Francisco El Hombre toca Novos Baianos no Citylights e a dupla Yoùn se apresenta no Sesc 24 de Maio. Continuando a programação de sexta 14, o Sesc Santo André recebe João Gordo e o Asteroides Trio, Cátia de França apresenta o álbum “No Rastro da Catarina”, com participação de Luana Flores, no Sesc Vila Mariana, e Joyce Alane faz performance no Sesc Pompeia. Tem ainda os shows que acontecem tanto na sexta 14 quanto no sábado 15, como Céu e seu álbum “Novela” no Sesc Belenzinho e Nação Zumbi no show 30 anos de “Da Lama ao Caos” na Autêntica, em BH. Falando em sábado 15, o Bar Alto recebe Fe Smania, Bruna Pena e Tigre Triste, o Bloco do Johnny Hooker e Convidades agita a Casa Natura Musical, o baiano Alee faz show de seu álbum “Caos” no Cine Joia, as bandas Hoovaranas e Guaribas dividem a noite no FFFront, vai rolar a Pipoca do Mancusi, a festa de Carnaval do cantor Rodrigo Mancusi no Picles, Zé Manoel apresenta “Coral” no Sesc Belenzinho e no Memorial da América Latina acontece mais uma edição do tradicional Bloco do Silva. No Rio, também no sábado 15, as bandas Sound Bullet, Pedro Lanche e A Olívia tocam na Audio Rebel, enquanto no Circo Voador tem Movimento Apresenta Tokiodk e Sant. Ah, tem festival rolando também! A partir de quarta 12 até sábado 15 acontece o Favela Sounds com Chico Cesar, Ajuliacosta, Ebony e muito mais no CCBB, em Brasília. Para fechar a semana, no domingo tem Hoovaranas, Meyot, Reiner e Ymbu na Porta Maldita e a banda de post-hardcore americana Glitterer sacode a Casa Rockambole. 

***
FIQUE DE OLHO

Na próxima semana rola mais uma edição da SIM São Paulo, grande conferência de música e indústrias criativas da América Latina.
Neste ano, o evento acontece dos dias 17 a 21 de fevereiro no Memorial da América Latina, e além dos quase 100 paineis e 30 showcases que acontecerão durante o dia a feira conta com uma superprogramação noturna. Unindo praticamente todas as casas de shows e espaços de cultura em São Paulo, serão mais de 300 shows espalhados pela cidade. Com artistas da América Latina, França e, claro, Brasil, você pode conferir mais detalhes sobre todos os shows no site da SIM São Paulo e suas redes sociais. Destaque para o painel sobre meio ambiente com ninguém menos que o inglês Ed O’Brien, guitarrista da banda Radiohead que vem ao Brasil em sua versão ambientalista.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo vermelho