Top 5 Shows – Turnstile em SP, Royal Blood no Rio e o enorme Gop Tun Festival dominam a semana

Nesta terça Rio e São Paulo vêem dois grandes shows gringos de um certo novo rock. E a eletrônica prepara para o fim de semana paulistano um de seus festivais mais decentes e bem curados. E tem a velha MPB bombando aqui e ali por toda a semana. Tem para todo mundo!

A banda americana de hardcore punk Turnstile é o grande assunto desta movimentada semana. O quarteto de Baltimore retorna ao Brasil pela primeira vez desde sua agitada vinda em 2020 no Lollapalooza. Desta vez para fazer dois shows solo, um que aconteceu ontem no Rio de Janeiro, um que rola hoje em São Paulo. Tumulto!!! Os shows terão repertório dos três discos de sua carreira, com foco no mais recente lançamento da banda, o álbum “Glow On” (2021). Estão prontos para esse bate-cabeça?

Depois de um showzaço em SP, o duo britânico Royal Blood segue em sua primeira turnê headliner no Brasil para o Circo Voador, no Rio. O duo veio apresentar seu quarto disco de estúdio, “Back to the Water Below”, mas não faltaram hits clássicos como “Figure It Out” e “Trouble’s Coming”. Cariocas, esse é imperdível! Ainda mais no Circo!

Em sua terceira edição, o Gop Tun Festival ocupará o Canindé com quatro pistas de pura música eletrônica e vários encontros de corpos. Com um line-up completo com artistas de todos os lugares do planeta, o Gop Tun é o lugar onde a diversidade de sonoridades, o novo e o clássico, se encontram para traduzir a CENA da música eletrônica atual. Tipo obrigatório!

O famoooooooso barítono do País de Gales, Sir Tom Jones, faz show no Espaço Unimed, em São Paulo, nesta quarta 17. Com uma carreira de mais de 60 anos, o cantor britânico traz a turnê “Ages & Stages”, com repertório que reúne seus maiores hits, como “It’s Not Unusual”, “Sexbomb” e “Delilah” para uma apresentação única no país. Cantor mais clássico que Tom Jones tem pouco neste mundo. 

Ao longo de abril, o Sesc Pompeia promoverá uma série de shows com quatro grandes mulheres que transformaram a cena da música brasileira com suas novas formas de cantar e tocar. O projeto Pioneiras tem início nesta quinta 18, com show de Lucinha Turnbull, 70 anos, a primeira guitarrista do Brasil, e segue com shows de Cátia de França, na sexta 19 e sábado 20, e Joyce Moreno, no sábado 20 e domingo 21. Na semana que vem, assunto para um outro top, o projeto será fechado com apresentação da marcante Tetê Espíndola. Será uma linda parte da história da música brasileira ao vivo no Sesc Pompeia. 

***
E MAIS

E vamos de listona! Nesta semana começamos com o show “Fraga”, da cantora mineira Juliana Perdigão, nesta terça 16, no Centro da Terra. Na mesma noite, Jonathan Ferr faz seu último show de sua residência no Bona Casa de Música, com participação de Rob Love, e Rodrigo Campos se apresenta no Bar Sarau, do Pulso Hotel. Para quarta 17, temos o show “Corpo Nós”, de Guilherme Held, no Sesc Pinheiros. Na quinta 18, a CENA começa a esquentar com Abacaxepa no Picles, Lenine em trio no Sesc Bom Retiro, e noite de dupla de shows na Porta Maldita, com Lucca Simões e Luiza Villa. Ainda na quinta 18, Lô Borges faz seu show “Não Me Espere na Estação”, no Sesc Campinas, e a “superbanda indie” Baleia de Lupe inicia a perna nordestina de sua turnê no Blá! Blá! Blá! Arte & Cultura, em Salvador. A cantora paulistana Maria Gadú retorna aos palcos com o show “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, na quinta 18 e sexta 19, no Sesc 14 Bis. Para começar o fim de semana, na sexta 19, Tatá Aeroplano faz show de seu mais recente disco, “Boate Invisível” no Picles, enquanto Odair José tem performance só na voz e violão marcada para o Bona Casa de Música. Ainda sextando, o Ministereo Publico Soundsystem & Fresh fazem a festa na Casa Rockabmbole; e rola o Paredaum Megaritz com Deize Tigrona no Cine Joia. Ainda na sexta 19, o duo Taxidermia faz show pré lançamento de seu novo disco no MIS e BNegão e a Black Mantra apresentam repertório de Tim Maia no Sesc Pinheiros. Em Curitiba, Ale Sater segue em sua turnê solo; no Rio, e os pernambucanos da Academia da Berlinda assumem o palco do Circo Voador. Para as duplas de shows de sexta 19 e sábado 20, Frances e Olivia Hime fazem homenagem a Vinicius de Moraes na Casa de Francisca e os shoegazers bonitos da Terraplana se apresentam na Audio Rebel, no Rio. No sábadão 20, o CityLights recebe Azymuth com participação da Céu, e a banda soteropolitana Tangolo Mangos faz show de lançamento do álbum “Garatujas” no Largo Tereza Batista, em Salvador. Para fechar a semana: no domingo 21, Juçara Marçal e Alzira E dão show na Casa Natura Musical com acompanhamento da Corte; Rodrigo Alarcon mostra seu show “Abre Essa Porta, Eu Tô Aqui!” no Blue Note de SP; e a banda Boogarins celebra os 10 anos do “Plantas Que Curam” no Infinu, em Brasília.

***
FIQUE DE OLHO

Temos mais um “terno” com turnê de despedida! É a vez da Terno Rei dar adeus so seu mais recente disco de estúdio, “Gêmeos”, com uma turnê que passará pelas cidades de Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Paraty, São Paulo e Salvador. Lançado em 2022, o quarto disco da banda paulistana os acompanhou em um crescimento expressivo na CENA, atingindo a marca de 25 milhões de plays, shows pelo Brasil todo e passagens internacionais pelo festival Primavera Sound. Os ingressos para a turnê de despedida já estão disponíveis e indo rápido! 

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]