Nesta semana só fica em casa quem quer. O que complica é que os shows principais estão ou esgotados ou quaaaaaase. Mas a vida é assim. E o Oasis está entre nós para nos mostrar. Tem até show-conceito e show de quem se achava esquecido e não estão mais. Que legal ir a show.
Mais uma semana e mais um Popload Gig! Estamos ficando mal acostumados com essa “superagenda” de shows poplônica. Já tem seis anos que Alex Kapranos e companhia não vêm ao Brasil despejar seu caminhão de hits. Banda histórica da retomada indie dos anos 2000, ainda por cima os eescoceses estão prestes a lançar álbum novo. Ou seja, gás total. Até a última vez que olhamos os ingressos estavam quaaaaaase esgotando. Vai ser lindo.
A cantora paulista Liniker deu início a turnê de seu aclamado disco “Caju” na sexta-feira passada, com a primeira de três noites esgotadas no Espaço Unimed, em São Paulo. Nesta quarta 13, Liniker fará a segunda apresentação deste showzaço, que está com uma estrutura impressionante. Dividido em quatro atos, com direito à cordas, sopros e um quarteto de backing vocals, Liniker apresenta músicas de seus dois discos solo, assim como de outros trabalhos de sua carreira. Impactante como a chegada de seu novo disco, este show, dizem, deve mudar muitos paradigmas de turnê para cantoras pop brasileiras.
Falando em discos que tiveram impacto na música brasileira, “Maria Esmeralda” terá seu segundo show, e último neste ano, em São Paulo, nesta quinta 14. “Maria Esmeralda”, o álbum-conceito, é uma história fictícia de amor e desafetos contada por cinco jovens artistas: Thalin, Cravinhos, VCR Slim, Angelo e Pirlo. O show acontecerá como parte do selo de eventos Inferninho Trabalho Sujo no Cineclube Cortina e é desses imperdíveis para quem está ligado na CENA contemporânea.
De um lado as novidades e do outro o retorno de clássicos. O grupo tradicional paulistano Forgotten Boys finalmente se apresentam em casa, fazendo o show de lançamento do álbum “Click Clack” em duas noites no Sesc Av Paulista. Em seu primeiro disco de inéditas em 15 anos, o quarteto trouxe de volta para a CENA as sonoridades do rock indie sleaze que permearam o underground no começo do século. Só que uma pitada mais pesado.
Saindo um pouco do eixo Rio-SP, vamos falar do Festival Carambola, que acontece nesta sexta 15, aproveitando o feriado. Com uma ótima curadoria que inclui artistas clássicos como Hermeto Pascoal e grupo, “novidades” como Ana Frango Elétrico, o showzaço de “Caju” da Liniker e até uma banda argentina, os Bandalos Chinos, o Carambola é um festival que faz o trabalho superimportante de levar a diversidade musical da CENA para Maceió.
***
E MAIS
Começamos a listona da semana com show do veterano Jerry Cantrell, guitarrista e vocalista da banda grunge Alice in Chains, nesta terça 12, na Audio, quando também acontece a primeira noite de duas com o duo mãe e filho, Nara e João Gil, tocando no Bona Casa de Música. Seguindo para quarta 13, a banda Tietê faz seu último show do ano no Porão da Casa de Francisca, enquanto a Porta recebe show da americana Jada Imani, que divide a noite com o duo Tiago Frugoli e Everton Santos. No Rio, ainda na quarta 13, Tom Karabachian faz show de lançamento do álbum “Barato Abstrato” no Clube Manouche. Na quinta 14, pré-feriado, Marina Sena apresenta seu “Vício Inerente” em show esgotado na Audio, as bandas Doral e Jambu fazem show no Bar Alto, a baiana Sued Nunes faz show de lançamento do disco “Segunda-feira” na Casa Natura Musical, o FFFront recebe Yannick Hara e a Terra em Transe, Jonnata Doll e Caikan, enquanto o imortal Di Melo se apresenta no Mundo Pensante. Tem ainda Rincon Sapiência no Picles, Prata da Casa no Sesc Pompeia com a maranhense Núbia, a banda Orfeu Menino divide a noite com Chá Preto na Porta Maldita e a cantora Madre lança seu álbum “Vazio Obsceno” no Porta. Em BH, ainda na quinta 14, rola o Baile da Lamparina, celebrando o aniversário de um ano do disco “Original Brasil”, na Autêntica. Para aproveitar o feriado de sexta 15 tem a baiana Karina Buhr no Boca Cultural, os caras da Mundo Livre S/A comemoram 30 anos do “Samba Esquema Noise” na Casa Natura Musical, o Cineclube Cortina recebe o rapper Febem, rola show do Kool & The Gang no Espaço Unimed, a cantora paulistana Tiê leva seu “Altar” para o Sesc Belenzinho, e a banda portuguesa Baleia, Baleia, Baleia se apresenta no Picles, com participação de Monch Monch. Tem ainda os californianos do Linkin Park com dois show no Allianz Parque, na sexta 15 e sábado 16. Falando em sábado 16, Rodrigo Alarcon se despede do álbum “Rivo lll e a Fé” com show na Casa Natura Musical, a norueguesa Aurora toca no Espaço Unimed, com abertura da paulistana YMA, o quarteto Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo apresenta seu disco “Música do Esquecimento” no Sesc Campinas enquanto BNegão faz show de lançamento do álbum “Metamorfoses Riddims e Afins” no Sesc Pompeia. E, no Rio, também no sábado 16, rola show do Seu Jorge na Arena Jockey, e Angela Ro Ro toca em casa no Clube Manouche. Para fechar nesta semana temos o segundo fim de semana do Rock the Mountain, no interior das montanhas do Rio de Janeiro, com shows que vão de Boogarins a Anitta.
***
FIQUE DE OLHO
Falando em Rock the Mountain, nem acabou a edição deste ano e a organização já anunciou as datas da próxima edição. Com mais de 100 artistas a serem anunciados, o festival acontecerá nos fins de semana dos dias 31/10, 1 e 2/11, e 7, 8 e 9/11. Isso mesmo, a sexta-feira chegou para ficar, com a entrada inclusa no pacote do fim de semana, e já veio a revelação dos artistas que tocarão na abertura: Ney Matogrosso, Liniker e Baiana System.