Top 5 Shows – Semana de Rock in Rio. E de outros 200 shows. Se vira!

Com muitos shows bons e grandes festivais acontecendo nesta movimentadíssima semana, resolvemos “brincar” com esta agenda diferenciada abaixo. Propondo um olhar novo para as apresentações da semana. Você que lute para escolher qual show ver.

OU

Comemorando 50 anos de história, o Rock in Rio retorna a Barra da Tijuca para mais uma edição gigantesca, de sete dias. Mas, falando nesta semana, começamos na sexta 13, quando o festival recebe Travis Scott, Imagine Dragons e Avenged Sevenfold como seus headliners do clássico Palco Mundo neste fim de semana. No meio daquele fuzuê maluco de atrações e estilos, repare que tem um James ali enterrado na programação do sábado 14.

Enquanto isso, e aindo do eixo Rio-SP, o tradicionalíssimo festival independente paraense Se Rasgum tem sua realização anual antecipada para setembro, começando, a rigor, nesta terça 10. Com um ótimo line-up costurado, continua consolidado como um dos principais festivais da CENA, que tem ainda bons gringos na escalação. Este ano visitam Belém nomes como Novos Baianos, Jards Macalé, Céu, Jair Naves, Ana Frango Elétrico, DIIV e mais outras 20 atrações, grande parte dela atuando no grosso do festival, de quinta a sábado, no Espaço Cultural na Berâ, bem na beira do Rio Guamá. Sempre uma experiência única. 

OU

Com ingressos esgotados, o trio experimental de math rock chinês Elephant Gym faz seu único show em São Paulo, neste domingo 15. O grupo, que mistura referências de jazz, música clássica e eletrônica vem direto do Taiwan para se apresentar no Brasil pela primeira vez. O repertório trará músicas de seus três álbuns, Angle (2014), Underwater (2018) e Dreams (2022), em uma performance virtuosa que combina a essência imponente e barulhenta dos elefantes com a natureza acrobática e hábil de uma ginasta. Imperdível.

A banda americana DIIV retorna a São Paulo para tocar no “lugar de shows icônicos” Cine Joia. Com suas sonoridades que vão do krautrock ao shoegaze, DIIV vem com o show de seu bastante elogiado novo disco, “Frog in Boiling Water”, lançado em maio e considerado seu trabalho mais detalhista. Certeza de showzaço, com as guitarras circulando densas no clube da Liberdade. Imperdível 2. 

OU

Prestes a lançar seu terceiro álbum, a cantora goiana Bruna Mendez apresenta seu show “Love Songs” no Sesc Av Paulista. Com participação da banda Tuyo, a artista apresenta repertório que inclui canções autorais de sua carreira, especialmente do EP “Love Songs Vol. 1”, e algumas versões de outros autores. Um show romântico perfeito para um date na sexta-feira 13. 

Antes de seguir para Belém, a bela banda feminina argentina Fin Del Mundo passa por São Paulo com o show de seu novo álbum, “Hicimos Crecer Un Bosque”. Com lançamento marcado para outubro deste ano, o segundo disco delas parece combinar as sonoridades indies com uma mistura de shoegaze e post rock emo. Se você não for para Belém, é uma oportunidade única de ouvir essas novas músicas em primeira mão, num show bem bom, com ingressos incrivelmente ainda disponíveis nas unidades do Sesc. 

OU

Apresentando ao vivo seu recém-lançado segundo álbum, “Sonhos Que Nunca Morrem”, a banda catarinense Adorável Clichê fará duas sessões no Bar Alto, neste sábado 14. Com referências de Explosions in the Sky, DIIV e The Joy Formidable, a banda não foge de clichês para expressar as incertezas do cotidiano, o processo de se reconhecer e entender seus caminhos na vida adulta, questões embaladas por guitarras potentes e um belo acompanhamento de sintetizadores. O palco intimista da casa na Vila Madalena é o lugar perfeito para ouvir as novas músicas da banda. 

Em sua nona edição, o Ágora Zumbido recebe seu primeiro artista internacional, Alex Chumak. O compositor, cantor e multiinstrumentista originário de Minsk, na Bielorrússia, quando não solo toca na banda “СОЮЗ” (que se pronuncia “SOYUZ”). Em seu mais recente trabalho por conta prórpia, ““Force of the Wind” (2022), lançado pelo selo britânico Mr Bongo, Chumak se inspira muito nas sonoridades da música brasileira, principalmente de Minas Gerais. Um show interessante e fora do (lugar) comum. 

OU

Celebrando a estreia de seu primeiro álbum, a banda juízforana Varanda se apresenta no auditório do Sesc Vila Mariana. Trazendo para o seu show as participações de Manu Julian, da banda Pelados, e do boogarin Dinho Almeida, que estão presentes no disco “Beirada”, a Varanda tocará o álbum na íntegra, assim como algumas músicas que já marcam o repertório da banda, como “Gostei”.

Se a sua pegada é conhecer novidades, a Porta Maldita é um dos lugares perfeitos para frequentar em SP. Tanto que nesta quinta 12 a casa recebe uma noite especial em que os selos independentes Trópico e Seloki se unem para apresentar uma nova safra de indie rock. No palco, o trio de indie rock Labatú apresenta seu novo EP “Past Months”. Com seu projeto solo, Ottopapi, Otto Dardenne montou um supergrupo do indie com  Gael Sonkin do Mundo Vídeo na bateria, Thales Castanheira na guitarra, Bianca Godói no baixo e Danilo “Várias Fitas” Sansão para apresentar suas músicas. O grupo Miragem fecha a noite, com seu som que explora os gêneros de rock psicodélico, progressivo, punk e MPB. 

***
E MAIS

Se este Top 5 sugerido ainda não foi suficiente para te dar opções do que assistir nesta semana, temos sempre nossa listona. Começamos na terça 10, com Jonnata Doll e os Garotos Solventes apresentando a próxima parada no Centro da Terra, enquanto Juliana Linhares toca no Sarau Bar, do Pulso Hotel. Diretamente do Rock in Rio, o rapper Travis Scott assume o gramado do Allianz Parque na quarta 11. Mas se no dia você prefere um rolê mais tranquilo tem Barro com seu álbum “Língua” na Casa de Francisca. Na quinta 12, o Bona Casa de Música recebe a cantora baiana Jadsa, e no Mundo Pensante tem dupla de shows das bandas Abacaxepa e Monstro Extraordinário, também começa o importante festival mineiro Saravá, que acontece a partir da quinta 12 até o sábado 14 no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em BH, com Baco Exu do Blues, Jaloo e outros nomes. Mas, antes do fim de semana, temos a sexta 13 com o lendário grupo inglês Deep Purple no Espaço Unimed, trio de shows da Jardim Depressa, Morro Fuji e Glote na Porta Maldita, a banda pernambucana Academia da Berlinda no City Lights, o Picles recebendo mais um Inferninho Trabalho Sujo com as bandas Anti-Prisma e Orange Disaster, e a Assucena levando seu “Lusco Fusco” ao Sesc Consolação. No Rio, ainda na sexta 13, Batata Boy toca na Audio Rebel. Na sexta 13 e sábado 14, Marina Lima mostra seu show intimista, “Uma Noite com Marina”, no Sesc Pompeia. Falando em sábado 14, Moreno Veloso bota ao vivo seu mais recente álbum, “Mundo Paralelo”, na Casa Natura Musical, enquanto a banda goiana Carne Doce celebra seus 10 anos no City Lights e o rapper Fleezus faz performance na Comedoria do Sesc Belenzinho. Para os shows que rolam tanto no sábado 14 quanto no domingo 15, temos Cida Moreira e Helio Flanders com “Uivo, um Voo sem Proteção” no Sesc Av. Paulista e a cantora paulistana Céu apresentando seu álbum “Novela” no Sesc Vila Mariana. Fechando nossa listona, no domingo 15, o Bar Alto recebe os shows de Lau e Eu e Barbarelli. E no FFFront vão rolar os shows das bandas Morro Fuji e Mundo Vídeo. Que semana!

***
FIQUE DE OLHO

Parece que a vinda em maio não foi suficiente para Erykah Badu. A cantora americana anunciou que estará de volta ao Brasil em novembro e, para quem achou seu set no Festival Nômade curto, Badu prometeu sets mais longos para suas apresentações no Espaço Unimed, dia 6 de novembro, em São Paulo, e no festival Rock The Mountain, dia 8 de novembro, no interior do Rio de Janeiro. A abertura do show em SP ficará por conta da cantora baiana Luedji Luna. E os ingressos para ambas as datas já estão disponíveis. 

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Tim Booth, vocalista da banda James, atração do Rock in Rio 2024, que começa nesta semana.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

Editora Terreno Estranho “84 Fábio Massari” – anúncio horizontal fixo interna