Vai chegar 2025 de shows e não vai ter acabado este 2024 de shows. Nosso último top do ano é a prova viva que vai ter coisa ainda acontecendo nos palcos brasileiros, viu…. de Post Malone a festas indies da firma. Não está fácil, mas quem disse que seria?
Nesta terça 17 acontece a 8ª edição do Women’s Music Event, o primeiro prêmio dedicado às mulheres da música no Brasil. Ao celebrar e reconhecer as mulheres que fazem parte da indústria musical em sua totalidade, das cantoras às profissionais dos bastidores, o WME coloca o holofote nas mulheres que fazem a música rolar. Neste ano, o projeto também homenageia a carreira da artista pernambucana Lia de Itamaracá. Os prêmios serão entregues em uma cerimônia, que pela primeira vez será aberta ao público, com apresentações de artistas que vão desde Luisa Sonza à Melly. Você pode garantir seu ingresso por aqui. Corre!!!!
Após produções de sucesso encerrando o ano no Theatro Municipal de São Paulo com shows do cantor paulistano Tim Bernardes, o Coala Music inaugurou nesta semana mais um projeto, Noites no Municipal. A ideia é abrir as portas deste espaço imponente no centro para a música brasileira contemporânea, numa espécie de encerramento do ano e que acontecerá todo mês de dezembro. Para a primeira edição, o Coala selecionou dois atos que tiveram muito destaque nos últimos tempos: ontem o distinto rapper mineiro FBC, hoje muito mais que um rapper, foi a primeira atração do projeto. Hoje é a vez da banda paulistana indie (hoje muito mais que “indie”) Terno Rei encarar o Municipalzão. Programaço.
Fim de ano tem esse clima de festas e celebrações e o Selo Rockambole também vai entrar nessa. A rapaziada organizou um minifestival da “firma”, com shows de seus artistas, ao longo deste fim de semana. Na sua casa. Em um ano de muitos lançamentos, a Rockambole une na festinha O Grilo, Pluma, Aquino, Daparte, Reolamos e Flerte Flamingo em dois dias de celebrações na Casa Rockambole. Acompanhe a disposição de bandas e horários no Insta da Rockambole.
Festa da Firma Indie mesmo também rola no Bar Alto, com a celebração do agitado ano por partes das instituições irmãs Balaclava Records, Popload e o podcast Vamos Falar sobre Música. Com shows ilustres como a linda ÀIYÉ, o duo revelação mineiro Paira e os explosivos Mundo Video, cariocas com licença para esticar e puxar o indie para todos os lugares possíveis e inimagináveis. A night ainda vai ter discotecagem de uma galera que nem dá para contar aqui. Ingressos para este rolê são comprados na porta, saem por 20 reais consumidos e é isso. Vai ser divertido.
Em mais um encerramento, o Cine Joia fecha de modo luxuoso sua agenda de fim de ano, com esse showzaço de Rico Dalasam. Comemorando um ano de seu mais recente trabalho, “Escuro Brilhante: Último Dia no Orfanato da Tia Guga”, e dez anos de seu primeiro single, “Aceite-C”, o rapper paulistano fará uma performance em espírito de contemplação de sua carreira. A noite fica ainda melhor com as participações de Liniker e Eliana Pittman.
Para fechar a última indicação especial do último Top 5 Shows do ano numa nota bem indie, nossa cara, trazemos este trio de apresentações que vão rolar na Porta Maldita. A união da CENA old school com Patife, a nova geração representada pela Naimaculada e a banda da casa, Tranze. Uma noite perfeita para lacrar este 2024 e já ficar de olho no que vai pegar em 2025.
***
E MAIS
Começamos a listona (listinha?) desta semana com a jovem Sophia Ardessore, que se apresenta terça 17 no Alma São Paulo. Seguindo para quarta 18, os irmãos mais ou menos famosos Caetano e Maria Bethânia fazem o concerto da turnê conjunta em São Paulo, no Allianz Parque, enquanto A Porta Maldita recebe a banda Florextra, Valentim Frateschi e Ricardo Paes. Na quinta 19, a programação na Porta Maldita também é agitada com shows de Renato Medeiros e das bandas Celacanto e Red Roof. No mesmo dia, o Boca Cultural anuncia o pessoal do Música de Montagem, Tó Brandileone se apresenta solo no Bona Casa de Música , Mãeana canta JG num show esgotado na Casa de Francisca, Romulo Fróes canta Transa no Porão da Francisca e Arrigo Barnabé faz showzaço no Picles. Na sexta 20, no Rio, Nando Reis e Boca Livre fazem noite de dois shows na Arena Jockey, enquanto a Maria Gadú se apresenta no Circo Voador esgotado. Para sábado 21 temos Applegate, Baile do Peixe e Capote na Porta Maldita. Já no Picles o paraense Felipe Cordeiro faz a festa na casinha indie, ao mesmo tempo que na “casona” Neo Quínica Arena acontece o Villa Mix Festival com o muito country artista americano Post Malone. No Rio, ainda no sábado 21, o Monobloco agita a tenda do Circo Voador. Temos ainda as últimas dobradinhas, no sábado 21 e domingo 22, com Chris Brown no Allianz Parque, Chico Chico em versão acústica no Bona Casa de Música e Grand Bazaar no almoço da Casa de Francisca. Para fechar a semana, no domingo 22 A Porta Maldita recebe Renanrenan e Os Amanticidas, e o distinto senhor francês Mano Chao faz seu show solo acústico na Autêntica, em BH.
***
FIQUE DE OLHO
Em um ano com uma baita agenda de shows esperamos que o Top 5 Shows tenha sido um guia para seus rolês e fiquem de olho porque em 2025 tem muito mais, inclusive com o Popload Festival acontecendo, em maio e pela primeira vez no Parque Ibirapuera. Fora o resto tooooooooooodo que vai acontecer neste já agitadíssimo ano novo. Vamos seguir juntos e na primeira semana de janeiro a gente volta. Paz e saúde pra todo mundo (e dinheiro pros ingressos).
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a grande Lia de Itamaracá, em foto de Walli Fontenele, para a “Folha de Pernambuco”.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.