Top 5 Shows – São Paulo tem mil shows mas os mais bem rankeados estão no Rio. Fora o de BH. E fora a festinha quente do Popload Festival

Dando sequência à turnê de lançamento de seu terceiro álbum, “Coisas Naturais”, a cantora e compositora mineira Marina Sena se apresenta no clássico Circo Voador em duas sessões esgotadas. Em seu mais recente trabalho, Sena conseguiu unir seu sucesso pop com suas raízes na MPB, puxando muito para a música que fazia quando era parte da Outra Banda da Lua, e o disco está sendo muito bem recebido pelo público. Uma boa chance de conferir tudo isso é quando ela passar por sua cidade ou perto. Porque a turnê é grande e ela vai.

Rio de Janeiro dominando nosso ranking da semana, desta vez para destacarmos o show de estreia de “Baile à la Baiana”, o sexto álbum de estúdio de Seu Jorge. Nesse disco, o artista carioca dá um passo ousado e considerado divertido ao misturar a malemolência do funk e do soul com a vibração efervescente do axé noventista. Ao lado Peu Meurray e da banda percussiva A La Baiana, ele entrega um trabalho com suingue e identidade, que atualiza o espírito do Carnaval de Salvador com produção polida e letras que equilibram política, festa e afeto. O próximo show da turnê, e a estreia do álbum em São Paulo, acontece na próxima semana no C6 Fest.

A CENA se constrói com os pequenos lugares, os inferninhos que dão oportunidade para novos artistas e bandas experimentarem a adrenalina do ao vivo. Em BH, cuja CENA está fervorosa, neste fim de semana um desses inferninhos celebra seu primeiro ano de existência. Para comemorar esse marco, o Estúdio Central, onde muitos artistas também têm a oportunidade de gravar seus trabalhos, preparou uma programação especial de dois dias com shows da banda carioca Oruã, dos mineiros da Varanda e muito mais. Vida longa ao Estúdio Central. 

Falando em CENA, não tem nada mais fresco e em alta do que essa onda de pop punk, midwest emo e post rock que tá rolando, e nesta sexta 16 você pode conferir duas bandas expoentes do gênero no coração de São Paulo. Do interior do estado, o ótimo Chococorn and the Sugarcanes vem numa crescente desde 2021 com seu show carismático. A banda paulista divide a noite com o movimentado quarteto gaúcho da Bella e o Olmo da Bruxa, outro grande nome dessa pequena safra.

Exclusive os Cabides com um exclusivo acústico na escadaria charmosa do Bar Alto, para depois o grande Noporn ser revivido no palco com a presença da única Jup do Bairro. Que belo modo de começar a aquecer real a chegada do Popload Festival, dia 31 de maio, no ibirapuera. Uma festinha “normal” que vira coisa imperdível na cidade. Gostamos assim.

***
E MAIS

A listona desta semana começa na terça 13 com João Camarero convidando Ayrton Montarroyos na Casa de Francisca e Marcelo Rubens Paiva se apresentando com a sua banda Lost in Translation no Bona Casa de Música. Na mesma noite, a Casa Natura Musical recebe o projeto Mestre Negro com o tributo “A Música de Moacir Santos”, como parte da programação de jazz da casa.

A quinta 15 traz uma dobradinha nA Porta Maldita com Garotas Suecas e Varal Estrela, enquanto o Bar Alto recebe Jambu (além da destacada festa da Popload, ver acima). No mesmo dia, tem Juçara Marçal e Thais Nicodemo no Bona Casa de Música, Alessandra Leão com o show “Acesa” na Casa de Francisca, Sophie Charlotte e Tom Veloso em apresentação esgotada na Casa Natura Musical, Muntchako e Grand Bazaar no Mundo Pensante, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo no Sesc Pompeia, como parte do Prata da Casa, e duo Àvuà faz a primeira de duas noites esgotadas no Sesc 24 de Maio.

Na sexta 16, Irmão Victor e Gabre começam sua turnê “Arquipélago de Micro-Usinas” no Segredo, em Gramado, RS. Em SP, tem noite pesada nA Porta Maldita com Turmallina, Cianoceronte e Los Otros, o Carioca Club recebe os glam punks dos californianos do Palaye Royale e o Cine Joia apresenta o tributo internacional Live in Concert – The Amy Winehouse Band. Ainda na sexta, tem Forgotten Boys e Gass no Porta, Zimbra no Sesc Santo Amaro, Thiago França e o show do álbum “Canhoto do Pé” no Sesc Belenzinho. Mais da sexta 16 mas só que em MG: tem Banda Eddie e Siba na Autêntica, Sophie Charlotte e Tom Veloso no Teatro Sesi Minas, ambos em BH, e Oruã no Maquinaria, este em Juiz de Fora. E rola a primeira de três noites de Marina Lima com o show “Rota 69”, no Sesc Pinheiros, indo até o domingo 18.

No sábado 17, Irmão Victor e Gabre seguem para Passo Fundo no rolê gaúcho, enquanto o paulistano Bar Alto recebe o projeto Nicholas e a Banda Uh-Uh. No Blue Note, Leoni celebra 40 anos de estrada, Jup do Bairro apresenta seu show “Deus Ex Machina” no Sesc 24 Maio, e a Casa Natura Musical traz Luccas Carlos com sessão esgotada do show “Acús7ico”. Tem também Lucas Gonçalves, A Olivia e Celacanto na Casa Rockambole, Academia da Berlinda no Citylights, o rapper Don L fazendo a primeira de duas datas no Sesc Vila Mariana, onde se apresenta também no domingo 18, e o supergrupo The Gimme Gimme Gimmes, com abertura de Casa Civil, Rosa Tigre e Bong Brigade no Hangar 110. O Sesc Belenzinho recebe Getúlio Abelha, o Sesc Pompeia mostra Zélia Duncan na Semana S e o Sesc Santo Amaro recebe os veteranos do indie Garage Fuzz. Já no Rio, tem apresentação da banda de tributo The Amy Winehouse Band na Fundição Progresso, Siba na Ladeira das Artes e, em Brasília, Rogério Skylab lança o vinil da Trilogia do Fim no Infinu. Ainda no sábado, a Pedreira Paulo Leminski recebe João Gomes, Liniker e Caetano Veloso no Festival Coolritiba.

Encerrando a semana, no domingo 18, a Casa Natura Musical apresenta o projeto Frequências com Besouro Mulher e Pelados, A Porta Maldita recebe Tonho Penhasco e Gabriel Serapicos, Zudizilla toca no Sesc Pompeia e Jup do Bairro repete seu showzaço no Sesc 24 de Maio. Em Belo Horizonte, FBC celebra os 35 anos do Centro Cultural SesiMinas.

***
FIQUE DE OLHO


Está chegando o retorno do Popload Festival e teremos uma programação intensa de três dias. Para quem não sabe, a Popload nasceu como uma coluna na “Folha de S.Paulo” e foi se transformando ao longo dos anos, e antes do festivalzão que todos conhecemos e amamos, vieram os Gigs. Então nada mais justo do que neste ano de retorno, ensanduichando o festival do dia 31, termos dois Popload Gigs especialíssimos com Lemon Twigs, na sexta 30, e Kim Gordon, do domingo 1, ambos no Cine Joia. Será um fim de mês perfeitamente indie e muito poploadico. Vamos?

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora mineira Marina Sena.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan