Top 5 Shows – MECA Inhotim, para ver, ouvir e respirar. Arrigo Barnabé crocodilando em SP. Irmão Victor e Tall Juan faz dobradinha obrigatória

* Um dos festivais mais bem localizados no Brasil acontece nesta semana no absurdo museu de arte a céu aberto Instituto Inhotim, em Minas Gerais, a tipo duas horas de carro de Belo Horizonte. Música boa, vibe incrível, ar puro e arte arte arte. E em São Paulo a semana é de gringos e de clássicos.

Neste fim de semana acontece mais uma edição do MECA Inhotim, o festival de música e arte que acontece no maior museu a céu aberto da América Latina, aka um dos lugares mais incríveis do mundo. A programação de três dias leva Adriana Calcanhotto, Rodrigo Amarante, Daniela Mercury e Russo Passapusso com Antônio Carlos e Jocafi para o palco entre as florestas de Minas Gerais. E o line-up também evidencia artistas em ascensão como Melly, L’Homme Statue e Ana Frango Elétrico. Existe algo mágico na combinação única de música e arte do MECA Inhotim.

Se a importante vanguarda paulistana dos anos 80 tinha um rei, esse era o figura Arrigo Barnabé, que junto com sua banda também famosa lançou o histórico álbum “Clara Crocodilo”, que comemora 40 anos embora com corpinho de 43. Se você quer saber de onde bebe o Vovô Bebê, Ana Frango Elétrico e Sophia Chablau e outros da turminha talentosa da CENA atual, era recomendável você ver um desses dois shows de Arrigo.

Irmão Victor é a boa, superindie e ao mesmo tempo divertida (na maioria dos casos são coisas diferentes, né?) banda de Passo Fundo, no RS, comandada de Marco Benvegnú. A Irmão Victor trafega por uma espécie de entroncamento entre as guitarras e a nova MPB, com letras espertas sobre coisas simples, o que dialoga bastante com este pessoal citado no show do primeiro lugar aqui em cima. Noite boa no Bar Alto, ainda mais com a apresentação também da banda indie meio argentina, meio americana Tall Juan, do enorme Juan, pela primeira vez no Brasil inclusive para lançar disco aqui.

Em comemoração de seus 30 anos como banda, os mineiros da Pato Fu se apresentam na Barra Funda, em São Paulo, nesta sexta-feira. Nos anos 2000, o grupo foi considerado um dos melhores do mundo pela revista americana “Time” e vem construindo sua história desde o fim do século passado. Com a volta de Xande Tamietti, o baterista da formação original, Fernanda Takai e John Ulhoa resgataram o apetite da banda por shows e mostram que mantêm ao vivo o mojo pop inovador que os consagraram aqui e acolá. 

Um dos destaques da música indie rock da América Latina, Las Ligas Menores faz sua estréia no Brasil nesta semana. A turnê começa com um show no Cineclube Cortina, em São Paulo, nesta quinta-feira, com abertura da banda Bike. A banda argentina que teve passagens recentes pelo Coachella, Lollapalooza e Primavera Sound Barcelona, segue em viagem passando pelo MECA, na sábado 5, e finalizando sua passagem no Sesc Jundiaí, no domingo 6. 

***
MAIS

Hoje, terça 1º, tem Rodrigo Ogi e banda na Casa de Francisca. Na quarta 2 se apresenta no Bar Alto a jovem cantora, dubladora e youtuber Vic Brow. Pulando para sexta 4 temos Nomade Orquestra no Mundo Pensante, Castello Branco no Sesc Guarulhos, Lirinha lançando seu novo disco, “Mêike Rás Fân”, no Sesc Vila Mariana, o Duo Avuá no Sesc Pompéia. Fora de SP, ainda na sexta 4, tem Yago Opróprio e Jean Tassy no Circo Voador, no RJ, e rola uma mistura de Puro Suco, La Plaza Rap, Calixto e Cavu na Autêntica, em BH. Temos também a cantora Liniker com residência na Casa Natura Musical, da sexta 4 a domingo 6. No sábado 7, a Charanga do França se apresenta no Cineclube Cortina, a cantora Clara Valverde toca no Sesc Florêncio de Abreu e a banda Francisco El Hombre divide a noite com Cláudia Manzon na Autêntica, em BH. Para fechar a semana, tem Bemti no Bar Alto, domingo, e Las Ligas Menores no Sesc Jundiaí. 

***
FIQUE LIGADO

Seguindo nessa linha de unir arte e música, o Festival Movimento Cidade acontece nos dias 18 e 19 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo. Com mostras audiovisuais e exposições ao longo dos dias, cada noite é finalizada com shows de encerramento. Vão rolar apresentações de artistas locais como Mary Jane e Mallu, e também teremos presenças de nomes fortes da CENA atual, como Djonga, Rico Dalasam e Liniker.

***

* Na vinheta do Top 5 Shows, o veterano Arrigo Barnabé, em foto de Gal Oppido.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]