Top 5 Shows – Manu Chao e o melhor do Carnaval latino. Tangolo Mangos bota rock na folia. E a Mãeana vem e confunde tudo

Manu Chao retorna ao Cine Joia daquele seu jeitinho, com três noites compleeeeeetamente esgotadas. O artista é conhecido por não fazer grandes turnês nem ter uma grande gravadora, apesar de seu sucesso. O tradicional ídolo de uma certa “música latina alternativa” é a definição de low-profile num mundo soterrado de artistas de TikTok. O cantor francês, meio espanhol e completamente abrasileirado trará seu set animadíssimo para a casa paulistana e as expectativas estão altíssimas. Para variar.  

Em clima de uma das muitas celebrações que dominam a Bahia nestes tempos, a banda soteropolitana Tangolo Mangos apresenta seu disco “Garatujas” na casa Blá Blá Blá Arte e Cultura, na véspera do dia de Yemanjá. Como parte do Yemanjá Pro Rock 2024, a Tangolo Mangos fará um show com versões inéditas, participações especiais e, é claro, um pouco de tudo de seu repertório. 

Este foi um dos shows que mais encantou o Brasil no ano passado e a agitadíssima agitadora Mãeana o leva para o Bona Casa de Música nesta quarta 31. Mãeana canta João Gilberto e João Gomes é uma celebração do encontro da música brasileira tradicional e contemporânea, com espertíssima interpretação da artista carioca, que cresce bem ao vivo. 

A banda paulistana Hurtmold completou recentemente 25 anos de muitos bons servições prestados ao rock e sua turnê de comemoração segue neste ano, desta vez no Sesc Consolação. Apesar de a banda não ter lançado um novo disco desde seu “Curado”, de 2016, os fãs do Hurtmold não podem perder a oportunidade de continuar conferindo as famosas apresentações desta banda da CENA, atenção, “old school indie experimental” paulistana. Ver Hurtmold é sempre classe.

O Carnaval está chegando e sabemos que os bloquinhos de rua não são para todos. Para quem quer curtir com mais, humm, conforto, a Casa Natura Musical está com uma superprogramação de Carnaval e não poderia faltar um dos clássicos modernos de São Paulo: a Charanga do França. Liderada por Thiago França e seu saxofone, a charanga é uma garantia de diversão, ainda mais com a adição da Fanfarra Manada. 

***
E MAIS

Começamos nossa listona esta semana com Mestrinho na Casa de Francisca, na terça 30, quando também acontece a apresentação do Duo Avuá no CCSP. Na quarta 31, a banda Bazuros agita o Bar Alto, enquanto Slash leva seu rock n’roll pro Espaço Unimed. No Rio, ainda na quarta 31, Antonio Neves toca seu “A Pegada Agora É Essa” no Blue Note. Para começar fevereiro, dia 1º, quinta, temos Cornucópia Desvairada no Mundo Pensante e Teresa Cristina com seu show “Um Sorriso Negro” no Sesc Bom Retiro. Para sexta 2, o Bloco Pagu festeja o pré-Carnaval na Casa Natura Musical. E, para seguir no ritmo, tem O Baile da Samucagem, no Citylights. Se Carnaval não é sua praia, vai rolar MC Tha com seu show “Meu Santo É Forte” e Lucas Santtana apresentando seu mais recente disco “O Paraíso” no Sesc Pinheiros. Neste fim de semana acontece mais uma edição do Planeta Atlântida, em Xangri-Lá. Para o sábado 3, temos Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini celebrando 50 anos da Música de Minas, no Tokio Marine Hall, Silvia Machete apresentando Rhonda na Casa de Francisca. Ainda no sábado 3 vai rolar o Bloco do Desamor de Rodrigo Alarcon na Casa Natura Musical, enquanto em Brasília a Mundo Livre S/A agita o Infinu. Perto dali, em Goiânia, o grupo Bala Desejo tem sua performance hippie moderna no Shiva Alt-Bar. Dessas duplinhas e trios de shows nos Sesc, neste fim de semana rolarão no sábado 3 e domingo 4: Johnny Hooker no Sesc 14 Bis, Rodrigo Ogi no Sesc Santana e Boogarins no Sesc Vila Mariana. E, ao longo de sexta 2, sábado 3 e domingo 4, teremos Jards Macalé no Sesc Bom Retiro e João Bosco no Sesc Belenzinho. Para fechar, a Mundo Livre S/A, patrimônio da música pernambucana, tem sua vez de tocar no Shiva Alt-Bar em Goiânia, no domingo 4. 

***
* FIQUE DE OLHO

O C6 Fest está chegando e os artistas do line-up estão bombando, cada qual no seu pedaço. A cantora britânica Raye fez história na Inglaterra ao receber sete nomeações ao BRIT Awards, incluindo Melhor Artista Nova, Artista do Ano, Álbum do Ano e duas músicas na categoria Canção do Ano. O grupo escocês Young Fathers também recebeu louvores pelo seu disco “Heavy Heavy”, que ficou em segundo lugar nos melhores álbuns de 2023 do jornalzão brit “The Guardian”. Não vamos nem citar o Pavement, o Soft Cell, a Cat Power cantando Dylan…

***

* Na vinheta do Top 5 Shows, o figura Manu Chao.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]