2025 começou, percebeu, né? Então bora pros shows, porque este ano vai ser tenso. Desde já!
A agenda da clássica casa carioca já começou na semana passada e neste fim de semana o Circo Voador segue forte ao receber Djonga para uma dobradinha. Show do rapper mineiro é sempre bombado, ainda mais quando a gente sabe que ele quer “apresentar novas facetas do Djonga”, como disse na terceira pessoa, em entrevista recente. Ele não sabe ainda quando vai lançar disco novo (o último álbum é de 2023), mas no calor do Rio de Janeiro, deve ser aquela sua apresentação explosiva de sempre, que ganha charme no palco intimista do Circo.
Celebrando seus 15 anos como duas das bandas vanguardistas do noise e hardcore na CENA, Test e Deaf Kids se unem novamente em show inédito para o lançamento de seu novo álbum juntos. Em “No Hope”, as bandas paulistanas se juntam para navegar os limites do barulho extremo em uma viagem que vai do heavy metal ao thrash, ambas com um viés sensorial. Digamos que metal com um ladinho psicodélico, acredite.
Referência no funk carioca, Deize Tigrona se consagrou mais nacionalmente nos últimos dois, três anos como uma das principais vozes do gênero nacional e internacionalmente. No ano passado, a artista lançou o EP “Não Tem Rolê Tranquilo“, um trabalho que mostrou como a Tigrona ainda está muito ligada no que está rolando. Tem até feat. com a banda goiana Boogarins. Nesta sexta, a funkeira assume o Porão do Palacete de Tereza no Centro de SP, transformando o espaço em um baile funk.
Em seu quinto e mais recente álbum, o bastante elogiado “Topo da Minha Cabeça”, Tássia Reis celebra a primeira década de sua carreira com um retorno a sua ancestralidade, refletindo sobre o que e onde quer chegar daqui para frente. Nesta sexta 10, a rapper paulistana apresenta o repertório de dez faixas deste trabalho, assim como músicas de destaque em sua carreira no Sesc Santo André. E, em maio, lembre-se, este show acontece enorme no Popload Festival.
Em um show histórico, literalmente, já que a turnê se chama “A História Ilustrada do Rock Brasileiro”, o impagável e inquieto Thunderbird celebra a trajetória do gênero na música brasileira. Dos anos 1950 até os dias atuais, o artista paulistano reforça a importância do rock para a música popular brasileira, tocando sucessos da Jovem Guarda, Rita Lee, Titãs até a psicodelia de Júpiter Maçã. Um verdadeiro curso ao vivo sobre o rock brasileiro. Inscreva-se (ou melhor, adquira seu ingresso).
***
E MAIS
No primeiro top 5 do ano as casas de shows ainda estão retornando às atividades aos poucos, mas já temos uma agenda que dá o tom de como será 2025 em cima dos palcos: movimentaaaaado. Começamos nesta quinta 9 com o rapper Rodrigo Ogi se apresentando no Picles, enquanto o Sesc Pompeia retoma o Prata da Casa com a cantora baiana Coral. Seguindo para a sexta 10, temos uma agenda de shows bacana nos Sescs, começando com o rapper Zudizilla apresentando seu álbum “Quarta Parede Vol. III” no Pompeia, a banda paulistana Hotelo tocando no Belenzinho, o rapper Rico Dalasam levando seu “Escuro Brilhante” para o 14 Bis e o artista carioca Leo Middea, que atualmente mora em Portugal, fazendo show no 24 de Maio. No Rio, ainda na sexta 10, Jards Macalé e Sérgio Krakowski apresentam Mascarada, um elogio à obra de Zé Keti, no Clube Manouche. Tem ainda a dobradinha de shows de Sandra Sá no Sesc Pinheiros, em São Paulo, na sexta 10 e sábado 11. E falando em sábado 11, e ainda em um Sesc, no Bom Retiro As Comadres fazem o show “Tem Pimenta no Forró”, com participação de Juliana Linhares e no Pompeia Silvia Machete apresenta ao vivo seu mais recente disco, “Invisible Woman”. Para as dobradinhas de fim de semana, shows que acontecem tanto no sábado 11 quanto no domingo 12, Alaíde Costa canta seu álbum “E o Tempo Agora Quer Voar”, com participações de Claudette Soares e Zé Manoel, no Sesc Vila Mariana, Fillipe Catto faz dois shows esgotados no Sesc 24 de Maio, a banda paranaense Tuyo mostra ao vivo seu disco “Paisagem” no Sesc Ipiranga, o rapper Yago Oproprio também esgotou duas datas no Sesc 14 Bis e, ufa, a baiana Rachel Reis interpreta o acústico da “Sereiona” no Sesc Pompeia. Para fechar nossa semana, neste domingo 12, Nara e João Gil tocam no Infinu, em Brasília, e Mãeana canta JG na Casa da Mãe, em Salvador, onde a artista carioca se apresentará todos os domingos e segundas do mês de janeiro.
***
FIQUE DE OLHO
Se você sentou para se programar para atender ao máximo dos bons shows de 2025, deve estar enlouquecendo com a quantidade de ingressos que tem para ir atrás. Mas, entre as infinitas opções, a gente gosta de indicar a de um show absurdíssimo que vai acontecer de modo idem em São Paulo. O da banda inglesa Tindersticks, no Auditório Simón Bolívar, local de show do complexo do Memorial da América Latina. Show inédito no Brasil, lugar chic, banda singular, músicas delicadíssimas, um front-leader e vocalista de voz grave cultuadíssimo. Acho que isso já dá para convencer, né? Estamos obcecados com esse show, que anunciamos com mais detalhes aqui
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o rapper mineiro Djonga.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.